TAP é a terceira empresa nacional com mais emissões de dióxido de carbono

A companhia aérea TAP passou de quinto para terceiro lugar no ranking das empresas portuguesas com mais emissões de dióxido de carbono, entre 2018 e 2019.

De acordo com a associação ambientalista Zero, a TAP é o terceiro maior poluidor nacional, enquanto que a nível europeu se encontra entre as 10 companhias aéreas mais poluentes. Os dados da associação têm como base apenas os voos dentro da Europa, contabilizados no âmbito do Comércio Europeu de Licenças de Emissão.

“Só em 2019, a companhia aérea portuguesa emitiu 1,4 milhões de toneladas de CO2” adianta a Zero, questionando o Executivo de António Costa: “Vai o Governo falhar os compromissos climáticos e uma tributação justa na viabilização da TAP?”

Ao Expresso, Francisco Ferreira, presidente da Zero, referiu que, “ao contrário do que está a acontecer com a Air France, a KLM ou a Austrian Airlines, em Portugal há total ausência de contrapartidas ambientais na negociação dos apoios à TAP”, uma postura que o responsável considera “contraditória com a posição ambiciosa de Portugal no combate às alterações climáticas”.

Mas a Zero não é a única associação ambientalista preocupada com esta situação, numa altura em que se discutem os apoios que os Governos vão dar às companhias aéreas afetadas pela crise pandémica da covid-19.

São várias as associações e personalidades nacionais, ouvidas pelo ministro do Ambiente, que consideram que não se deve apoiar a TAP sem contrapartidas ambientais e que se deve fazer uso do dinheiro dos contribuintes de forma sustentável e sem “tratamento preferencial” face a outras empresas.

As condições defendidas pelas organizações passa por compromissos das companhias aéreas com a inovação, metas para o uso de combustíveis mais limpos ou garantias de eliminação de voos de curta distância; pelo fim dos subsídios ou isenções a combustíveis poluentes; pela inclusão das emissões da aviação nos planos de descarbonização nacionais antes de 2050; pelo apoio aos trabalhadores; ou pela aplicação de IVA sobre os bilhetes.

Apesar de as emissões europeias de CO2 na aviação terem aumentado 27,6% nos últimos seis anos, os dados da Zero revelam que “as isenções na Europa estão avaliadas em 39,9 mil milhões de euros para o IVA e 26,9 mil milhões de euros para o imposto de querosene não cobrado”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Seis crianças infetadas em surto em infantário nas Caldas da Rainha. Hospital de Gaia diagnostica mais 5

O número de crianças infetadas num infantário das Caldas da Rainha aumentou para seis, disse esta terça-feira à agência Lusa o presidente da câmara. No mesmo dia, cinco crianças deram positivo no teste para covid-19 …

Fim dos debates quinzenais. Rio diz que é o melhor para o país (e pensa em si próprio)

O líder do PSD, Rui Rio, explicou, num vídeo da PSD/TV que defende o fim dos debates quinzenais porque é o "melhor para o país", alegando que esta proposta não tem a "preocupação de dificultar …

Lei de segurança nacional. Taiwan teme ser próximo alvo da China (e Hong Kong pode ser o novo Tibete)

A decisão de Pequim em impor a Hong Kong uma lei draconiana sobre segurança faz crescer os receios de que Taiwan possa ser o próximo alvo da República Popular da China. Por outro lado, teme-se …

Patrick Mahomes assina o maior contrato da história do desporto: 10 anos por 446 milhões

O jogador de futebol americano Patrick Mahomes fez história ao assinar o maior contrato de sempre do mundo do desporto. O quarterback dos Kansas City Chiefs renovou por dez temporadas, num valor total de 446 …

Centeno rejeita conflito de interesses. “Não conseguia emprego em Portugal nas próximas décadas"

O antigo ministro das Finanças está esta quarta-feira a ser ouvido no Parlamento, naquela que é a sua primeira grande prova de fogo no caminho que terá que percorrer até chegar ao cargo de governador …

Centenas de holandeses nas ruas de Albufeira. GNR obrigada a intervir

A Guarda Nacional Republicana (GNR) levantou, no domingo, dezenas de autos de contraordenação a estabelecimentos e a pessoas, em Albufeira, no Algarve, por desrespeito das regras impostas devido à pandemia da Covid-19, disse esta terça-feira …

Soares atravessou jejum de golos, mas há uma estatística em que ninguém o bate

O avançado portista Tiquinho Soares é o jogador que mais golos faz de cabeça, em Portugal e na Europa. Esta temporada, já leva sete cabeceamento certeiros. Tiquinho Soares esteve 12 jogos sem marcar qualquer golo com …

"Dêem a Portugal uma Ponte Aérea". Escocês faz petição e diz que decisão do Reino Unido é injusta

Um escocês admirador de Portugal considera a exclusão da lista de países isentos de quarentena nas chegadas ao Reino Unido “injusta” e “pouco transparente” e por isso promoveu uma petição popular a pedir o levantamento …

Juiz Carlos Alexandre está em isolamento profilático

O juiz Carlos Alexandre encontra-se em isolamento profilático depois de ter participado, no final de junho, numa busca a uma agência bancária em que estiverem envolvidas três pessoas infetadas com covid-19. De acordo com a RTP, …

Jogo de loucos em Itália. Milan de Ibrahimovic derrota Juve de CR7 com golo português

Cristiano Ronaldo fez o 2-0 para a Juventus em casa do AC Milan, porém, o campeão perdeu 4-2 e desperdiçou a oportunidade de ampliar para 10 os pontos de vantagem para a Lazio, derrotada em …