TAP quer “soluções permanentes” para reduzir custos após quebra de 70% nos voos

Patrick Ludolph / Wikimedia

Airbus A319 da TAP

A TAP não quer depender mais dos mecanismos criados pelo Governo para as empresas em dificuldades e procura “soluções permanentes” para reduzir os custos com trabalhadores.

O plano de reestruturação da TAP prevê o despedimento de 500 pilotos e a redução em 25% dos seus salários. Além disso, a atual frota da companhia aérea também será reduzida significativamente. As circunstâncias da pandemia fizeram com que muitos dos seus aviões nem levantassem voo nos últimos meses.

Até ao momento, a TAP tem-se aguentado graças aos mecanismos criados pelo Governo para ajudar as empresas. No entanto, a empresa quer “soluções permanentes” para baixar os encargos com trabalhadores, escreve o jornal ECO.

A TAP perdeu mais de 700 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, com uma quebra de 70% nos voos. A principal quebra de faturação ocorreu no verão, a época alta das companhias aéreas. O cenário de prejuízos de mil milhões em 2020 está em cima da mesa.

No terceiro trimestre deste ano, “os custos com pessoal foram reduzidos em 49% face a igual período de 2019”, salienta a TAP, explicando que a poupança deriva da “não renovação de contratos a termo”.

“Até ao final de setembro de 2020, 729 trabalhadores viram os contratos atingir o seu termo e deixaram a TAP”, refere a empresa

Ainda assim, a maior poupança foi feita através dos mecanismos do Governo: “No que respeita aos custos com pessoal, em substituição do regime de layoff simplificado, a TAP recorreu ao longo do terceiro trimestre ao Apoio Extraordinário à Retoma Progressiva, regulado nos termos do Programa de Estabilização Económica e Social, através do qual se estabeleceu um mecanismo de redução do horário de trabalho entre 70% e 5%”.

“Este novo regime foi um contributo muito importante, mas a natureza temporária deste enquadramento torna imperativa a adoção de soluções permanentes”, realça a companhia aérea portuguesa.

Até ao terceiro trimestre deste ano, a TAP tinha 101 aviões na sua frota. Agora, já assinou um acordo para a venda de oito aeronaves nos próximos dois a três meses. A reestruturação da empresa pode mesmo levar a frota até aos 83 aviões.

“Para o total do ano de 2020, prevê-se que estas renegociações reduzam em cerca de 175 milhões de dólares americanos as saídas de caixa relacionadas com leasing operacional de aviões”, diz a TAP, num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O governo e seus apoiantes, vão despedir da TAP. Vão fazer algo que se fossem privados a fazer, seriam apelidados de tudo e mais alguma coisa. Por coerencia, espero greves, aberturas de telejornal, manifestações, etc, etc.

RESPONDER

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …