TAP quer “soluções permanentes” para reduzir custos após quebra de 70% nos voos

Patrick Ludolph / Wikimedia

Airbus A319 da TAP

A TAP não quer depender mais dos mecanismos criados pelo Governo para as empresas em dificuldades e procura “soluções permanentes” para reduzir os custos com trabalhadores.

O plano de reestruturação da TAP prevê o despedimento de 500 pilotos e a redução em 25% dos seus salários. Além disso, a atual frota da companhia aérea também será reduzida significativamente. As circunstâncias da pandemia fizeram com que muitos dos seus aviões nem levantassem voo nos últimos meses.

Até ao momento, a TAP tem-se aguentado graças aos mecanismos criados pelo Governo para ajudar as empresas. No entanto, a empresa quer “soluções permanentes” para baixar os encargos com trabalhadores, escreve o jornal ECO.

A TAP perdeu mais de 700 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, com uma quebra de 70% nos voos. A principal quebra de faturação ocorreu no verão, a época alta das companhias aéreas. O cenário de prejuízos de mil milhões em 2020 está em cima da mesa.

No terceiro trimestre deste ano, “os custos com pessoal foram reduzidos em 49% face a igual período de 2019”, salienta a TAP, explicando que a poupança deriva da “não renovação de contratos a termo”.

“Até ao final de setembro de 2020, 729 trabalhadores viram os contratos atingir o seu termo e deixaram a TAP”, refere a empresa

Ainda assim, a maior poupança foi feita através dos mecanismos do Governo: “No que respeita aos custos com pessoal, em substituição do regime de layoff simplificado, a TAP recorreu ao longo do terceiro trimestre ao Apoio Extraordinário à Retoma Progressiva, regulado nos termos do Programa de Estabilização Económica e Social, através do qual se estabeleceu um mecanismo de redução do horário de trabalho entre 70% e 5%”.

“Este novo regime foi um contributo muito importante, mas a natureza temporária deste enquadramento torna imperativa a adoção de soluções permanentes”, realça a companhia aérea portuguesa.

Até ao terceiro trimestre deste ano, a TAP tinha 101 aviões na sua frota. Agora, já assinou um acordo para a venda de oito aeronaves nos próximos dois a três meses. A reestruturação da empresa pode mesmo levar a frota até aos 83 aviões.

“Para o total do ano de 2020, prevê-se que estas renegociações reduzam em cerca de 175 milhões de dólares americanos as saídas de caixa relacionadas com leasing operacional de aviões”, diz a TAP, num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O governo e seus apoiantes, vão despedir da TAP. Vão fazer algo que se fossem privados a fazer, seriam apelidados de tudo e mais alguma coisa. Por coerencia, espero greves, aberturas de telejornal, manifestações, etc, etc.

RESPONDER

Com uma nova subida de preços na segunda-feira, portugueses correm às bombas

Com o anúncio do Governo da redução do ISP, e um possível aumento do preço dos combustíveis já na próxima semana, os portugueses estão a aproveitar o fim-de-semana para abastecer. Na sexta-feira, o Governo anunciou a …

O candidato às eleições presidenciais das Filipinas Ferdinand Marcos Jr.

Ferdinand-Duterte: Eleições filipinas podem pôr duas dinastias frente-a-frente (ou lado a lado)

Ferdinand Marcos Jr. é filho de um antigo ditador filipino. Agora é candidato às eleições presidenciais e poderá enfrentar a filha de Rodrigo Duterte, Sara, ou até aliar-se a ela. Ainda faltam mais de seis meses …

Recuperados da covid-19 vão poder tomar segunda dose se for preciso para viajar

A diretora-geral da Saúde revelou, este sábado, que os recuperados da covid-19 vão agora poder tomar uma segunda dose da vacina, caso seja preciso para poderem viajar. Esta semana, o Jornal de Notícias tinha avançado que …

Líder do PCP diz que problemas do país "não se resolvem com dramatizações"

O secretário-geral do PCP defendeu, este sábado, que os problemas do país "não se resolvem com dramatizações ou com o agigantar de dificuldades sobre o futuro", numa crítica ao Governo. Num discurso de quase 30 minutos …

Marcelo fez o que podia para prevenir crise política. Agora, fica à espera do diálogo

O Presidente da República transmitiu, este sábado, que fez em público e privado o que podia para prevenir junto dos partidos uma crise política e afirmou que espera diálogo sobre o Orçamento do Estado nos …

Candidato do Chega detido por tentativa de homicídio de família sueca

O suspeito da tentativa de homicídio de uma família sueca em Moura, Beja, foi candidato do Chega à freguesia de Póvoa de São Miguel nas últimas eleições autárquicas. O líder do partido já condenou este …

A judoca Bárbara Timo

Judoca Bárbara Timo conquista ouro nos -63kg no Grand Slam de Paris

A judoca portuguesa Bárbara Timo conquistou, este sábado, a medalha de ouro no primeiro dia do Grand Slam de Paris, na sua estreia na categoria -63 kg em provas do circuito mundial. Bárbara Timo, de 30 …

Afinal, o início do Universo pode nunca ter realmente existido

Investigador português da Universidade de Liverpool partiu da teoria dos conjuntos causais para pôr em causa alguns dos conceitos mais importantes na complexa evolução do Universo. A ideia de que o nosso universo foi criado através …

Exoplaneta gigante conseguiu sobreviver à morte da sua estrela

Cientistas encontraram um exoplaneta gigante que parece ter conseguido sobreviver à morte da sua estrela, orbitando neste momento uma anã branca. As anãs brancas são o processo final de estrelas e chegam a ser tão densas …

Homem budista a meditar

O tukdam - um estado mental "meio-morto" dos monges budistas - é o novo fascínio da ciência

Os monges budistas conseguem chegar a um estado de meditação tão profunda que não é detectada qualquer actividade cerebral. No Budismo no Tibete, há um conceito mítico conhecido como "thukdam" ou "tukdam". Acredita-se que este é …