TAP: cautela, PSP e doentes que falham consultas

4

Patrick Ludolph / Wikimedia

Airbus A319 da TAP

Reacção da presidente aos números do primeiro semestre. Houve problemas em Lisboa e falhas nos Açores que afectam doentes oncológicos e cardíacos.

A TAP apresentou nesta terça-feira o seu relatório do primeiro semestre de 2022, com prejuízos de 202 milhões de euros.

Há uma melhoria em relação ao primeiro semestre do ano passado (prejuízos de 492 milhões) mas a presidente Christine Ourmières-Widener não ficou demasiado confiante: “Estou cautelosamente optimista para o futuro. A recuperação das receitas e da rentabilidade está a ter um bom desempenho. E isso deixa-nos satisfeitos”.

Até ao final deste ano, a companhia aérea espera receber os 990 milhões de euros que faltam, provenientes de dinheiro público – incluídos no plano de reestruturação. A TAP continuará a ter prejuízo em 2022 e só deverá voltar ao mercado no segundo semestre de 2023.

Problemas em Lisboa e nos Açores

Entretanto, noutro contexto, houve confusão no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

Alguns passageiros iriam para o Brasil (São Paulo) num avião da TAP, pagaram 5 mil euros pelo bilhete – classe executiva – mas no aeroporto foram encaminhados para um avião da Hi Fly.

Como consideraram que o avião da outra empresa não tinha as condições do avião da TAP, recusaram entrar e chamaram a Polícia de Segurança Pública.

Ao jornal Correio da Manhã, a TAP assegura que, além de todos os passageiros terem sido informados desta alteração, receberam um vale de compensação. A troca deveu-se a manutenção.

A RTP indicou que há doentes oncológicos e cardíacos, que vivem nos Açores, que estão a perder consultas médicas porque não têm lugares em voos da TAP.

A compra dos bilhetes foi feita por serviços de saúde dos Açores mas, como a TAP vendeu bilhetes a mais, os doentes não tiveram lugar nos voos desejados.

A TAP revelou à rádio TSF que “está a analisar o processo de forma a corrigir as prioridades de embarque geridas automaticamente pelo sistema”.

ZAP //

4 Comments

  1. A TAP continua a dar de comer a muito “boa gente” com o dinheiro dos contribuintes. Daqui a pouco mais cerca de 1000 milhões. Mas o País caminha a passos largos para a falência.
    Antes que isso aconteça, e como a TAP NUNCA MAIS recuperará, é acabar com ela de uma vez por todas, e JÁ!

  2. Totalmente de acordo. É uma companhia da vergonha, fruto de décadas de gestão irresponsável. E o que traz de mais valia para o país ?

    É vendê-la (com o seu passivo negativo incluido) a quem der mais!
    Basta!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.