Portuguesa salta do 17.º para o 11.º lugar no ranking mundial entre quase 400 companhias aéreas. Ryanair e EasyJet entre as quatro low-cost mais seguras do mundo.
A TAP foi considerada este domingo a companhia aérea mais segura da Europa, numa lista em que se posiciona à frente de grupos como a Lufthansa ou British Airways.
A companhia aérea portuguesa ficou na 11.ª posição mundial, numa avaliação da Airline Ratings que considerou 385 companhias aéreas de todo o planeta para destacar aquelas com registos de segurança e padrões operacionais exemplares.
A autoridade global em segurança aérea anunciou as suas classificações das 25 companhias aéreas de serviço completo mais seguras e das 25 companhias aéreas de baixo custo mais seguras para 2025.
As 25 mais seguras do mundo
A transportadora nacional da Nova Zelândia, Air New Zealand foi considerada a mais segura do mundo pelo segundo ano consecutivo, superando por pouco a australiana Qantas devido à sua frota mais jovem.
Um empate triplo para o terceiro lugar coube à Cathay Pacific, à Qatar Airways e à Emirates, com pontuações idênticas em métricas de segurança e na formação de pilotos, idade da frota e a gestão de incidentes.
A primeira europeia a surgir é a TAP, que saltou do 17.º lugar em que se encontrava há um ano, para o 11.º lugar, — uma queda face à 6.ª posição alcançada em 2023, que se deveu ao aumento da concorrência, apontou na altura a mesma autoridade.
Ainda em relação ao ano passado, a Korean Air alcançou o top 10, e as recém-chegadas Iberia e Vietnam Airlines fizeram a sua estreia. Por outro lado, a Singapore Airlines e a KLM, apesar de manterem elevados padrões de segurança, ficaram aquém do esperado devido a incidentes mais recentes.
Ryanair e EasyJet entre as 4 low-cost mais seguras do mundo
Na categoria low-cost, a Hong Kong Express emerge como a companhia aérea mais segura, com um registo de segurança sem incidentes graves.
Nesta categoria, a Ryanair surge em terceiro lugar, seguida pela EasyJet, que é a quarta companhia low-cost mais segura do mundo.
A Spirit Airlines surpreende pela negativa: as dificuldades financeiras e o pedido de falência no final de 2024 ditaram a sua saída do ranking.
A metodologia da AirlineRatings integra dados de pilotos de controlo, especialistas em aviação e uma série de fatores, incluindo taxas de incidentes nos últimos dois anos, idade e tamanho da frota, conformidade com a certificação IOSA, competência e formação dos pilotos e estabilidade financeira e desafios operacionais, lê-se no comunicado da autoridade.
As companhias aéreas com problemas de segurança não resolvidos ou com instabilidade financeira foram automaticamente desqualificadas.
Se foi eleita a melhor da Europa para viajar… com animais de estimação, a TAP foi também recentemente distinguida pela negativa: é a pior no que toca a atrasos em voos.
Voar: a forma mais segura de viajar
A autoridade destaca ainda os resultados de um estudo de segurança global que revelou um risco de morte de um em 13,7 milhões por embarque num voo entre 2018 e 2022 — comparativamente aos os acidentes rodoviários, que custaram 1,19 milhão de vidas em 2023, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
No entanto, em dezembro de 2024 registou-se um aumento notável de mortes na aviação, com mais de 200 mortes. No final do ano, 179 pessoas morreram num acidente de avião na Coreia do Sul.
Eis as 25 companhias aéreas mais seguras para 2025:
- Air New Zealand
- Qantas
- Cathay Pacific; Qatar Airways; Emirates
- Virgin Australia
- Etihad Airways
- ANA
- EVA Air
- Korean Air
- Alaska Airlines
- Turkish Airlines (THY)
- TAP Portugal
- Hawaiian Airlines
- American Airlines
- SAS
- British Airways
- Iberia
- Finnair
- Lufthansa/Swiss
- JAL
- Air Canada
- Delta Airlines
- Vietnam Airlines
- United Airlines
Eis as 25 companhias aéreas low-cost mais seguras para 2025:
- Hong Kong Express
- Jetstar Group
- Ryanair
- easyJet
- Frontier Airlines
- AirAsia
- Wizz Air
- VietJet Air
- Southwest Airlines
- Volaris
- flydubai
- Norwegian
- Vueling
- Jet2
- Sun Country Airlines
- WestJet
- JetBlue Airways
- Air Arabia
- IndiGo
- Eurowings
- Allegiant Air
- Cebu Pacific
- ZipAir
- SKY Airline
- Air Baltic