As autoridades sul-coreanas estimam que 179 pessoas tenham morrido, na manhã deste domingo, após a queda de um avião da Jeju Air no aeroporto de Muan, no sudoeste da Coreia do Sul.
Segundo a agência de notícias pública sul-coreana Yonhap, as equipas de emergências conseguiram resgatar dois sobreviventes, um tripulante e um passageiro, do avião que tinha 181 pessoas a bordo.
Nos vídeos que circulas é possível ver que o avião tentou pousar sem o trem de aterragem.
O avião ficou “quase completamente destruído” e os passageiros e tripulantes tiveram “poucas hipóteses de sobreviver”, disseram os bombeiros.
Terrível acidente hoje envolvendo um Boeing 737-800 da Jeju Airlines na Coreia do Sul. Após pousar de barriga, o Boeing colidiu e explodiu. Seguiam 175 pessoas a bordo. pic.twitter.com/FP8eGGOBhG
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) December 29, 2024
“Os passageiros foram ejetados do avião quando este colidiu com uma barreira, deixando-os com poucas hipóteses de sobrevivência”, disse um bombeiro local, durante uma reunião com familiares das vítimas.
“O avião está quase totalmente destruído e a identificação dos falecidos está a ser difícil”, acrescentou.
O avião, com 175 passageiros e seis membros da tripulação a bordo, despenhou-se por volta das 09h07 (00h07 em Lisboa) ao aterrar no aeroporto da cidade de Muan, no sul da Coreia do Sul, a cerca de 290 quilómetros da capital, Seul.
De acordo com a polícia e bombeiros, o avião, um Boeing 737-8AS vindo da capital da Tailândia, Banguecoque, colidiu com uma vedação de betão e incendiou-se.
As autoridades aeroportuárias disseram que o avião estava a tentar uma aterragem forçada, após uma primeira tentativa ter falhado, devido a uma avaria do trem de aterragem, obrigando-o a aterrar “de barriga”.
No entanto, o avião não terá conseguido reduzir a velocidade até chegar ao fim da pista, o que provocou a colisão com a vedação e o incêndio.
Tragédia no Aeroporto Internacional de Muan, na Coreia do Sul: um Boeing 737-800 da Jeju Air, com 175 passageiros e 6 tripulantes, saiu da pista e colidiu com um muro no domingo (29), noite de sábado no Brasil. Segundo informações da Reuters, 28 mortes foram confirmadas. #jeju… pic.twitter.com/rBvKrw0yFn
— Fernando Martins (@aeroportoonline) December 29, 2024
O chefe do corpo de bombeiros de Muan, Lee Jeong-hyun, disse que a queda se deveu provavelmente a uma colisão com um pássaro, combinada com condições meteorológicas adversas.
O presidente em exercício do país, Choi Sang-mok, ordenou que fossem feitos todos os esforços possíveis nas operações de resgate após o acidente.
O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Tailândia confirmou em comunicado a presença de dois cidadãos no avião e disse que o país está em contacto com Seul.
Nikorndej Balankura instou os familiares destes dois cidadãos a telefonar para a embaixada tailandesa em Seul para receber mais informações.
A última vez que a Coreia do Sul sofreu um desastre aéreo de grande escala foi em 1997, quando um avião da companhia aérea sul-coreana Korean Airline se despenhou no território norte-americano de Guam, matando as 228 pessoas a bordo.
ZAP // Lusa