/

TAP já recebeu cheque de 1,2 mil milhões. Próximas tranches só depois da aprovação de Bruxelas

Avião TAP Air Portugal Airbus A319-111

A TAP recebeu o primeiro cheque de 1,2 mil milhões de euros em apoio público ainda no ano passado. As próximas tranches só chegam depois de o plano de reestruturação ser aprovado em Bruxelas.

O ECO avança esta terça-feira que a TAP recebeu, ainda em 2020, a totalidade dos 1,2 mil milhões de euros em empréstimos do Estado no âmbito do plano de reestruturação. “A TAP recebeu ainda em 2020 o total dos 1.200 milhões de euros previstos no âmbito do plano de reestruturação da companhia”, confirmou fonte oficial do Ministério das Finanças.

O montante é referente ao apoio público que foi sendo dado em tranches à companhia aérea desde o final de julho, para fazer face às necessidades de tesouraria. A Comissão Europeia aprovou, em junho, a ajuda do Estado de 1,2 mil milhões de euros e, no final do mês seguinte, o dinheiro começou a ser pago à empresa.

Bruxelas decidiu que a TAP teria de enviar, até 10 de dezembro, um plano de reestruturação sob condição de ter de devolver o dinheiro se não o fizesse.

O prazo foi cumprido e, na apresentação do plano, o ministro Pedro Nuno Santos revelou que a TAP pode vir a precisar de entre 3,414 mil milhões de euros e 3,725 mil milhões de euros em ajudas públicas até 2024. Os montantes incluem uma almofada financeira e o empréstimo de 1,2 mil milhões de euros concedido em 2020.

Contudo, o montante que ainda não foi pago só pode ser enviado à companhia aérea depois da aprovação do plano de reestruturação em Bruxelas.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.