/

TAP desvia passageiros do aeroporto do Porto para Lisboa

Patrick Ludolph / Wikimedia

Airbus A319 da TAP

A TAP está a desviar passageiros do Porto para Lisboa. Os passageiros que já tinham viagem marcada na rota Genebra-Porto ou Porto-Genebra estão a ser “transferidos” para Lisboa.

O plano de retoma de rotas da TAP em agosto prevê o restabelecimento de 55 ligações internacionais em Lisboa e apenas quatro no Norte. Apesar da grande onda de críticas ao plano de voos da companhia aérea portuguesa, ainda não foram feitos os ajustes prometidos ao calendário de retoma.

O número de ligações retomadas continua a ser bastante mais significativo em Lisboa do que no Porto.

Segundo informações avançadas pelo Jornal de Notícias, esta sexta-feira, a TAP está a desviar passageiros do Porto para Lisboa. Em causa está a rota Genebra-Porto ou Porto-Genebra, que foi cancelada. Os passageiros que já tinham viagem marcada estão a ser “transferidos” para Lisboa para “encher aviões que saem da Portela”.

Ainda esta quinta-feira, a TAP garantiu estar empenhada em recuperar “tão rapidamente” quanto possível e de forma “sustentada” a proporcionalidade da oferta no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, mostrando-se disponível para continuar o processo de diálogo.

“A TAP está empenhada em recuperar tão rapidamente quanto possível, e de forma sustentável, a proporcionalidade da sua oferta no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no conjunto da sua operação, relativamente ao período pré-covid-19″, salienta a companhia aérea. Na mesma nota, a companhia assegura ainda que irá continuar o processo de diálogo com todas as regiões portuguesas.

O plano de regresso à atividade da transportadora aérea, conhecido no dia 25 de maio, previa a retoma de 27 voos semanais até ao final de junho e 247 no mês seguinte, sendo a maioria de Lisboa.

Dois dias depois, o Conselho de Administração da TAP anunciou que iria “ajustar” o plano de retoma de rotas anunciado, garantindo que este ficará “subordinado aos constrangimentos legais” à mobilidade, por causa da pandemia de covid-19.

Esta quarta-feira, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos avisou que o Norte e a cidade do Porto são demasiado importantes para o país para que a TAP não olhe para esta região com respeito, adiantando que o novo plano de retoma está a ser trabalhado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.