“Com tanta busca na Luz ainda aparece o brinco do Vítor Baptista”. MP procura provas de corrupção desportiva em offshores

Tiago Petinga / Lusa

O presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira

O Ministério Público (MP) e a Autoridade Tributária estão a seguir a pista de sociedades offshores que terão sido utilizadas pelo Benfica para esconder transferências. Mas, por esta altura, as provas apontam para crimes fiscais, enquanto as suspeitas de corrupção desportiva serão difíceis de provar.

“Neste momento, as provas mais fortes estão no domínio da máquina fiscal”, destaca o Correio da Manhã (CM) que teve acesso ao processo que envolve as recentes investigações que estão a ser efectuadas ao Benfica.

A investigação está a tirar partido dos vários processos-crime que decorrem na justiça contra o Benfica e envolvem também suspeitas em torno do Desportivo das Aves, do Moreirense, do Santa Clara e do Sporting de Braga.

Braga acusado de perder intencionalmente campeonato para o Benfica

O CM repara que o MP “poderá avançar proximamente para a acusação de crime de branqueamento de capitais“. A fraude fiscal é outra possível acusação, uma vez que alguns negócios de compra, venda e empréstimo de jogadores não terão sido declarados.

Por outro lado, as suspeitas de corrupção desportiva serão mais difíceis de provar, até perante o “silêncio dos envolvidos”, como atesta o referido jornal.

De qualquer modo, o MP está “a passar a pente fino a quase totalidade dos empréstimos feitos pelo Benfica de jogadores que comprou e foram imediatamente cedidos”, sem nunca terem jogado pelos encarnados, segundo o Tribuna Expresso.

Esses negócios terão sido “um incentivo” para os clubes beneficiados jogarem melhor contra os adversários directos do Benfica, como Sporting e FC Porto, atesta uma fonte ouvida pela mesma publicação.

Entre as transferências suspeitas estão Chiquinho, Pedro Nuno e Alfa Semedo que passaram pelo Benfica e que acabaram a jogar no Moreirense. O MP suspeita que o Benfica fez estes negócios para ajudar o emblema de Moreira de Cónegos, no sentido de este beneficiar o clube da Luz nos jogos contra si.

As suspeitas apontam que o mesmo esquema terá sido feito com o Aves e o Santa Clara.

O líbio Hamdou Elhouni, jogador que o Benfica comprou ao Santa Clara por 500 mil euros, em 2016, é citado pelo Tribuna Expresso como outro dos casos suspeitos.

Elhouni nunca jogou pelo Benfica e foi cedido ao Desportivo de Chaves e vendido depois ao Desportivo das Aves.

“Os valores demasiado elevados deste e de outros jogadores que passaram pelo Benfica e por outros clubes chamaram a atenção”, refere uma fonte ao Tribuna Expresso.

O MP acredita que os valores inflaccionados são uma evidência da “troca de favores e poder de influência” do Benfica sobre os clubes de menor dimensão, afiança a dita publicação.

Mas os investigadores também suspeitam que o Benfica terá pago a outros clubes para ganharem ao Sporting.

“Como o Apito Dourado depois não dá nada”

As recentes buscas efectuadas no Estádio da Luz, nesta semana, levam o treinador Manuel José a considerar que “volta e meia aparecem estas investigações e a montanha vai parindo ratos”. “Aquilo não dá nada. Passam-se anos, anos e anos”, atira ainda o técnico em declarações no programa “Grande Área” da RTP3.

“Faz algum sentido fazer estas investigações todas? Em Portugal, as pessoas antes de serem julgadas já foram condenadas na praça pública“, refere ainda Manuel José, fazendo a comparação com o Apito Dourado e concluindo que “depois não dá nada”.

“Com tanta busca no Estádio da Luz, ainda vai aparecer o brinco do Vítor Baptista“, salienta também o treinador.

O brinco perdido de Vítor Baptista

Manuel José referia-se ao insólito episódio que marcou o clássico Benfica-Sporting da época de 1977/1978. Num jogo em que Jordão até partiu a perna, o episódio que ficou imortalizado na história do jogo originou de Vítor Baptista.

O avançado marcou o golo que deu a vitória aos encarnados por 1-0, mas perdeu o brinco nos festejos. Quando terminaram as celebrações, a bola voltou ao centro do terreno mas o marcador não. Vítor Baptista ficou perto da grande área dos leões a olhar para o chão à procura do seu característico brinco.

O jogador interrompeu o jogo por cerca de 10 minutos, obrigando os companheiros e alguns adversários a procurarem o adereço que nunca apareceu. Ainda no final do jogo, Vítor Baptista não ficou satisfeito e voltou a sondar o terreno de jogo à procura do brinco.

Segundo o jogador, foi quando Cavungi o abraçou que o objecto lhe desapareceu da orelha. “O brinco custou doze contos e penso que o prémio de jogo é de oito. Em suma, perdi dinheiro a trabalhar”, recordou.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O fóssil do manuel josé a defender o indefensável!!
    Comparar “isto” ao apito dourado que graças à morgado parou em Leiria, é passar um atestado de menoridade às pessoas!
    Como é que este tipo continua a debitar parvoiçadas??!?
    Palerma!

  2. Ok. Vamos aguardar o resultado das “investigações”. Desconfio que as queixinhas virão da torre nas antas para desviar a atenção de coisas graves que por lá se passam…
    Gostava era de saber um pouco mais das compras e recompras entre o fcp e a sua filial do Algarve, o Portimonense. Aqui houve jogadores a rodar entre os dois clubes, comprados, recomprados e devolvidos. Isso é que eu gostava de ver explicado. Mas imagino que não tem explicação porque deve ser como aquele transferência do Danilo que atuava no Marítimo e foi vendido para o porto pelo portimonense. Isso é que todos gostariam de saber. Se calhar o fato do presidente do portimonense ser acionista de referência da sad do porto é coincidência…

    • Se ele tiver só o valor do fato como ação será coisa insignificante, se calhar deixou as notas que o mesmo levava no bolso, no túnel das toupeiras na 2ª circular com receio ser roubado pelo caminho até ao Porto.

  3. A novela continua…. Agora o Benfica já não pagou as outras equipas para ganharem mas cedeu jogares (craks, super estrelas) para assim essas equipas ganharem. Ou seja as equipas vão jogar para perderem contra Sporting e Porto mas graças ao Benfica já entram com o entuito de ganhar mesmo que percam no fim…. Será impressão minha ou isto continua a ser palha para burro comer ??

  4. Com tanta busca na Luz, ainda vão erigir uma estátua ao individuo que está na foto como o mais corrupto dos portugueses e o menos condenado. Viva o Benfica dono disto tudo e a justiça em Portugal!

RESPONDER

Rui Pereira demite-se da Mesa da Assembleia-Geral do Benfica em choque com Vieira

Rui Pereira demitiu-se do cargo de presidente da Mesa de Assembleia-Geral (MAG) do Benfica, por sentir que não tem o apoio dos corpos sociais na marcação de uma reunião magna extraordinária. Numa carta enviada ao presidente …

Rui Moreira recandidata-se à Câmara Municipal do Porto

O atual presidente da Câmara Municipal do Porto vai recandidatar-se à presidência da autarquia para um terceiro mandato, confirmou, este domingo, o presidente da direção da associação cívica – Porto, o Nosso Movimento. "É com enorme …

Cancelo testou positivo à covid-19 e será substituído por Dalot

Diogo Dalot vai substituir João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, nos convocados de Portugal, a dois dias da estreia no Euro 2020, informou, este domingo, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "Diogo Dalot, internacional …

Já é possível prever quais as mulheres que poderão ter complicações graves na gravidez

Os métodos atuais para diagnosticar complicações numa gravidez não são sensíveis nem confiáveis ​​o suficiente para identificar todas as gestações de risco. Agora, cientistas descobriram uma forma de testar os níveis hormonais na placenta para …

Crianças têm dificuldade em entender emoções de pessoas com máscara

Um novo estudo mostra que crianças dos três aos cinco anos só conseguem entender as emoções escondidas por detrás das máscaras em apenas 40% das ocasiões. A equipa de investigação U-Vip (Unidade para Deficientes Visuais), liderada …

Cientistas identificam uma rara "hélice" magnética num sistema binário

De acordo com investigações que serão publicadas na revista The Astrophysical Journal, investigadores da Universidade de Notre Dame identificaram a primeira hélice magnética eclipsante num sistema estelar variável cataclísmico. O sistema estelar, conhecido como J0240, é …

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …