Braga acusado de perder intencionalmente campeonato para o Benfica

Uma denúncia anónima feita a partir do portal da Procuradoria-Geral da República argumenta que o Sporting de Braga perdeu intencionalmente o campeonato de 2009/10 a favor do SL Benfica.

O Record escreve que esta denúncia esteve na génese das últimas buscas ao Estádio da Luz.

Em troca, António Salvador terá recebido, quatro anos depois, algumas adjudicações de obras para a sua empresa de construção, a Britalar, e ainda 400 mil euros pagos através de Bruno Macedo, que intermediou a transferência de Anderson Talisca para o Benfica.

O jornal desportivo escreve que a Polícia Judiciária (PJ) está a investigar possíveis crimes de corrupção ativa e passiva. Em 2014, o Benfica pagou 4 milhões de euros ao Bahia pelo passe do jogador brasileiro, sendo que 750 mil euros foram em comissões: 350 mil para Carlos Leite e 400 mil para uma empresa brasileira gerida por Bruno Macedo.

A investigação da PJ parte do princípio que Macedo era na altura diretor do departamento jurídico do SC Braga, apesar de já não trabalhar para o clube desde 2012. As autoridades suspeitam que os 400 mil euros recebidos por Bruno Macedo terão sido redirecionados para António Salvador.

A PJ está a investigar o empresário brasileiro que ganhou notoriedade ao mediar o regresso de Jorge Jesus ao Benfica e as contratações de jogadores portistas, como por exemplo, Éder Militão e Felipe.

O Correio da Manhã escreve que nas buscas de segunda-feira, as autoridades apreenderam tudo o que diz respeito ao empresário. Além de Bruno Macedo, também estão a ser investigados outros empresários de futebol, nomeadamente Fernando Nunes da Silva e César Boaventura.

Os bracarenses negam qualquer envolvimento na transferência para o Benfica de Anderson Talisca e desmentem que António Salvador tenha recebido qualquer comissão. “O SC Braga ou o seu presidente, António Salvador, não foram notificados de nada e não têm absolutamente nenhuma relação (direta ou indireta) com a transferência do jogador Talisca”, explica o emblema minhoto.

O Braga fala ainda em “denúncias falsas, que mais não são do que contos fantasiosos com argumentos hollywoodescos”.

O CM escreve que a empresa de construção civil de António Salvador reclamava ao Benfica, pelas obras no Seixal, mais de 1,6 milhões de euros. Falavam em obras executadas e que não estavam contratualizadas, mas que tinham sido aceites pelos ‘encarnados’. No mês passado, ambas as partes chegaram a acordo, que, no entanto, está sob sigilo devido a uma cláusula de confidencialidade.

ZAP //

PARTILHAR

27 COMENTÁRIOS

  1. Esmiuçem tudo, por favor. Mas façam-no independentemente das equipas envolvidas. Acho MUITO improvável o SCB ter enjeitado uma hipótese de fazer história e ser campeão nacional, numa das mais competitivas épocas vistas em Portugal… Mas sou tendencioso…

    • Pois eu acredito piamente!!
      O clube quereria fazer história mas o “alguém” estava com as contas no vermelho …
      E tanto avermelhou que acabou insolvente…
      Se esmiuçarem como deve ser – e não com a ajudante do o”orelhas” vulgo morgadinha, que para em Leiria “eles” chegam lá!
      Não justiça actual só acredito no Carlos Alexandre! O resto, prefiro abster-me de dizer o que penso deles, pois pecaria sempre por defeito!!!

  2. Denuncia anónima como o recebimento dos e-mails foi anónimo, mas com a mão do Papa ou do escurraçado Bruno de Carvalho . Denuncia tal como nos e-mails paga a alguém. O futebol está podre mas não por onde parece. quem tudo corrompia e perdeu esse poder está a jogar lama sobre tudo e sobre todos esquecendo hipocritamente o seu passado vergonhoso.

  3. A sério?
    Sou benfiquista (não dos ferrenhos), mas há coisas que convenhamos são estranhas.
    Não sou apreciador sequer de JJ. Mas, convenhamos: em 2009/2010, o Braga foi uma equipa muito regular e consistente. Só que, o Benfica foi, nesse ano, superior. Deve, aliás, ter sido das poucas épocas, pese embora a diferença pontual final ter sido muito curta, em que o Benfica foi muito superior a todos os outros. Foi uma vitória merecida, contundente, inequívoca. Esta foi a época do “rolo compressor”. Que saudades deixou. Aimar, Saviola, Di Maria, Ramires, Javi Garcia, etc. Um plantel de luxo e JJ antes de inventar. Alguém se esquece da eliminatória com o Everton, por exemplo?
    Não podemos esquecer que esta não foi uma época de poucochinho.
    Que possam existir “golpadas” e desvios de dinheiro, não questiono, agora falarem em manipulação de resultados, especialmente, nessa época, roça o ridículo.
    E, por último, alguma vez o presidente do Braga iria nessa conversa? Perder a oportunidade de ficar na história do clube e da cidade? Perder a oportunidade de ser campeão? E, por 400 mil euros? É que, à época, o prémio da Champions já era superior a 10 milhões. Alguém acredita realmente nisto?
    Em todo o caso, investiguem. Investiguem tudo o que houver a investigar, punam quem tiverem de punir, doa a quem doer. É preciso acabar com o clima de suspeição, com as golpadas e com as jogadas de bastidores. Limpem o futebol desta gente!

    • Mas quem era campeão? Era o Braga e não o seu presidene que precisava de dinheiro urgentemente em plena época de crise. Abre os olhos. Nessa época o Braga seria campeão. Foi a melhor equipa do campeonato.

        • O amigo Filipe anda um pouco frustrado. Afinal mama 3 por jogo. Mas, esquecendo isso, e tirando também o amigo Filipe a areia e tudo o mais que parece lhe ocupar a cabeça, o Braga tinha o campeonato na mão. E era a melhor equipa. Tudo o resto, parece ter agora explicação.

  4. Mais do mesmo…. O Benfica paga aos clubes para ganharem pasmem.-se como se pagando as vitorias são garantidas, como isso releva alguma absurdidade agora é equipas que tinham o campeonato ganho e preferiram perde-lo a troco de migalhas comparativamente ao dinheiro vindo directamente da liga dos campeões. Engraçado seria saber quem denuncia isto tudo e aí talvez a conclusão fosse mais lógica de entender.

    • O Joe anda muito baralhado no seu raciocínio. Provavelmente como resultado dos últimos jogos do Benfica. Mas, tenha calma. O campeonato ainda agora começou. Sendo certo que se continuarem a levar 3 por jogo então podem preparar-se para um record nacional de golos sofridos.
      Quanto ao resto o amigo desconhece por completo os meandros do futebol. Se conhecesse algumas histórias.

      • Nada mudará na minha vida quer o Benfica perca quer o Benfica ganhe, o que me indigna é que alguns assuntos do futebol mais parecem uma telenovela portuguesa ou seja quando dão audiência criam-se novos episódios que muita vez não passa de palha para burro comer, neste caso a palha é dada por entidades que pretendem desviar as atenções ou criar pressões ou simplesmente audiência, para assim atingirem os seus objectivos.

    • Caro leitor,
      Há uma diferença entre “acusado de” e “acusado por”.
      Por exemplo, o caro leitor está a acusar o ZAP de não saber português.
      Mas como isso (ainda) não é crime, não seremos acusados por isso 🙂

  5. Os 10 milhões seriam para o Braga e os 400 000 foram para… As empresas estavam de rastos, obras sem licenca, sem orçamento para essas empresas, onde? Quanto, como e a quem foram pagas? Porto 18, e.toupeira, droga, pneus, hotéis, Brasil, banif, CGD, BES, perdões de pena… Quem anda lá pelos camarotes? Quem são os sócios importantes que andam por esses camarotes sem pagar nada? Os convites … Comissões, contratos com cláusulas secretas… O resto já todos sabem, mas preferem dizer q e mentira, invenção, q a culpa e dos outros.

  6. Tanta conversa , e ninguém disse o principal. nesta época o Porto deu uma lição de como se está no desporto, o Braga estava em primeiro e foi jogar ao Dragão. O treinador do Braga era o Domingos ( que todos sabem é portista) e toda a gente dizia que o Porto ia deixar ganhar o Braga, para o Braga continuar em primeiro e poder ser depois campeão, a ideia seria portanto não querer o Benfica campeão . sabem como ficou o jogo aos 90 minutos estava 5-0 para o Porto, agora pensem.

  7. Que a equipa de Braga se tem comportado de forma um pouco estranha em relação ao Benfica lá isso têm-se notado ao longo dos anos, daí como diz Ppa terem sido alcunhados de Benfica B. Tudo isto desacredita o futebol português que, na prática, não passa de uma farsa onde o Benfica e Porto vão dividindo os títulos; o Sporting tem vindo a ser martirizado ao longo dos anos de todas as formas visíveis e invisíveis, os outros clubes nunca chegarão a passar da sua cidade ao venderem-se desta e doutras formas. O Porto quando o Pinto da Costa abandonar estará condenado ao mesmo destino do Sporting. Não há justiça nem leis desportivas neste país que dê uma lição exemplar, talvez a única hipótese será através da UEFA penalizar todo o país para forçar cá dentro a atuação da justiça.

    • Andam com o cuzinho entalado, um é outro, agora se há entrada de dinheiros, tem q haver prova disso, pq se o dinheiro entrou, deveria contabilística mente aparecer, deixem as entidades fazer o seu trabalho e aguardemos pacientemente, como alguém disse, investigue-se!

  8. Eu lembro-me de um campeonato em que o FCP começou com -6 pontos, e aos avermelhados nada acontece???? Depois destes últimos campeonatos???
    Em Itália a Juventus desceu de divisão, porque não fazem o mesmo com o clube da 2ª circular???? Espetá-lo lá uns 2 anos seguidos, e era pouco.

  9. E incrível o esquecimento sou benfiquista mas não fanático,se for provado que sejam castigados todos agora voltemos atrás ao FCP perder 6 pontos foi vergonhoso após tantas provas de corrupção existentes,o scp que por um dos seus ex presidentes que transferiu dinheiro para um fiscal de linha e nada aconteceu já e hora de acabar com o ridículo que e o futebol em Portugal,mas não e através de criminosos como o pirata informático que e um criminoso e está a ser tratado como um herói praticamente então agora as provas já não são obtidas de forma ilícita como foi o apito dourado?Epa poupem me,volto a frisar se existe provas condenem não com perca de pontos ou com multas de valor irrisório,descida de divisão,prisão mas a qualquer clube ou intervenientes.

  10. O C M sabe,
    Dizem umas meninas com um certo histerismo informativo no que parece mais uma central de intoxicação baseada em notícia do Rekord confirmada por agente da mesma central ou que um comentador do painel diz que …. leu no CM ou que fonte anónima fidedigna ……. , isto no vale tudo da retórica de pintos ,não os de outros tempos do apito dourado, mas estes sim , parecem vendidos a interesses dubios que vão vivendo na clandestinidade do anonimato que o dinheiro garante. Este tipo de ” camaradas ” dos média que destruíram e destroem a comunicação devem , todos temos esse dever “, ser desmascarados.

  11. Fazer uma purga no futebol português, é urgente. Para isso é necessário prender ou afastar Pinto da Costa, Filipe Vieira e o Varandas também, visto que já a sabe toda, em pouco tempo

  12. Sério? O Talisca veio em 2014 e este campeonato foi o de 2009/2010. Portanto o Braga perdeu de propósito para que o seu presidente fosse beneficiado 5 anos depois?
    Devo ser só eu que acho esta acusação ridícula.
    Por falar em ridículo, já alguém sabe como está o resultado do estoril porto? Tinha aqui uma dívida de 784 mil euros para liquidar…

RESPONDER

Espanha, França e Bélgica com descida de casos. Itália limita Natal e Madrid cancela festas de Ano Novo

Madrid, assim como Paris e Bruxelas, têm boas notícias - mas não o suficiente para suavizar medidas. Já em Itália há restrições adicionais e a cidade de Londres também considera também passar ao nível três, …

UE dá exemplo de Portugal para defender salário mínimo europeu

O comissário europeu do Emprego, Nicolas Schmit, diz esperar um acordo ou pelo menos "bastante progresso" sobre a proposta comunitária para garantir salários mínimos adequados em todos os Estados-membros da União Europeia (UE) e dá …

Na primeira fase, será possível administrar 400 mil doses de vacinas “numa semana a dez dias”. Segunda ronda pode ser crítica

Os especialistas já fazem previsões. Se por um lado a primeira fase da vacinação contra a covid-19 se adivinha rápida, a segunda será poderá ser muito complicada. Os representantes dos profissionais dos centros de saúde - …

Bruxelas conclui que Zona Franca da Madeira violou regras e quer devolução das "ajudas indevidas"

A Comissão Europeia (CE) conclui que o regime da Zona Franca da Madeira (ZFM) desrespeitou as regras de ajudas estatais, pois abrangeu empresas que não contribuíram para o desenvolvimento da região, pelo que Portugal deve …

Chuva de críticas ao plano nacional de vacinação: "É vasto em imprecisões e impreparações"

Francisco Rodrigues dos Santos considerou que "faltou planeamento" no plano de vacinação português e observou que "basta comparar" com aqueles anunciados "na Alemanha, no Reino Unido ou em Espanha para perceber que há diferenças abismais". O …

O corpo ideal? O mistério das enigmáticas figuras pré-históricas de Vénus pode ter sido resolvido

Um dos primeiros exemplos mundiais de arte, as enigmáticas estatuetas de "Vénus" esculpidas há cerca de 30 mil anos, intrigaram os cientistas durante quase dois séculos. Agora, o mistério das estranhas figuras pode ter sido …

Nova geringonça à vista? Rui Rio mostra-se disposto a governar mesmo sem vencer eleições

São muitos os sinais que tem dado. Rui Rio está disponível para liderar uma futura maioria de direita se esta vier a surgir no quadro de futuras eleições legislativas - mesmo que o PSD seja …

Cientistas encontram nova criatura gelatinosa no fundo do mar (mas podem nunca mais voltar a vê-la)

Uma equipa de investigadores da Administração Nacional de Pesca Oceânica e Atmosférica (NOAA) revelou que descobriu Duobrachium sparksae, uma nova espécie de ctenóforo - ou águas-vivas-de-pente. A descoberta foi feita remotamente usando imagens de vídeo de …

Costa anuncia hoje medidas que vão vigorar nos períodos de Natal e de passagem de ano

O primeiro-ministro anuncia hoje as medidas de combate à covid-19 enquadradas pelo decreto presidencial de estado de emergência, que indicativamente vigorará até 7 de janeiro, incluindo os períodos de Natal e de passagem de ano. Na …

Especialistas explicam de que forma o novo coronavírus pode afetar o cérebro

Através do uso de amostras de tecido de pacientes que já morreram, uma equipa de investigadores conseguiu desvendar os mecanismos pelos quais o coronavírus é capaz de chegar ao cérebro de pacientes com covid-19 e …