/

Talibãs retomam execuções e amputação de mãos como punição

1

Stringer / EPA

Os Talibãs voltarão às execuções e à amputação de mãos como forma de punição, avançou um dos fundadores do grupo, Nooruddin Turabi, indicando que as represálias nem sempre ocorrerão em público.

À Associated Press, Turabi alertou o mundo contra a interferência na nova força governante do Afeganistão. “Todos nos criticaram pelas punições, mas nunca dissemos nada sobre as suas leis e punições. Ninguém nos dirá quais devem ser as nossas leis. Seguiremos o Islão e faremos as nossas leis com base no Alcorão”.

Turabi defende a interpretação dos Talibãs da lei islâmica e foi ministro da Justiça do grupo entre 1996 e 2001. Durante esse período, execuções e amputações foram realizadas no estádio desportivo de Cabul e, por vezes, diante da população. “Cortar as mãos é muito necessário para a segurança”, referiu.

O grupo, que retomou o controle do Afeganistão em agosto deste ano, se apresentou inicialmente como uma entidade mais moderada, garantindo que não haveria vingança contra quem ajudou os EUA e prometendo um governo inclusivo. Entretanto, começou a reprimir de forma violenta os protestos contra o seu governo.

O governo dos Talibãs não inclui mulheres, mas engloba pessoas que estão na lista de sanções da Organização das Nações Unidas (ONU), como o ministro do Interior, Sirajuddin Haqqani, procurado pelo FBI.

No início de setembro, anunciaram que as universidades afegãs serão segregadas por género e introduzido um novo código de vestimenta, encerrando ainda um ministério voltado para os assuntos da mulher.

O grupo emitiu um pedido para falar perante a Assembleia Geral da ONU, mas nenhum país reconheceu formalmente o governo liderado pelo Talibãs.

Taísa Pagno //

1 Comment

  1. Quem serão os governantes mais crueis? Os fanáticos religiosos sem cultura, como os talibãs; os parceiros do crime organizado? os de extrema direita? os de extrema esquerda? ou os políticos corruptos e demagosos tradicionais? Uma pergunta que só o tempo e a história responderão.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.