As forças militares de Taiwan terão testado secretamente um míssil de cruzeiro capaz de atingir a China.
Segundo relatórios locais citados pelo Focus Taiwan, as forças armadas taiwaneses terão testado secretamente um míssil de cruzeiro, o Hsiung Feng IIE (HF-2E), capaz de atingir a China.
De acordo com estes relatórios, divulgados esta quarta-feira, o míssil está ao serviço das forças armadas de Taiwan há cerca de 10 anos, mas a sua existência não tinha sido até agora tornada pública.
O míssil foi lançado a partir da base militar Jiupeng em Pingtung e “cumpriu todos os seus objetivos”, diz o jornal local United Daily News, que mostra filmagens do míssil em voo durante mais de uma hora.
De acordo com o jornal, o teste fez parte de um exercício militar de tiro real com a duração de três dias, que envolveu os principais caças da Força Aérea de Taiwan, como os Mirage-2000s, IDFs e F-16Vs. Navios da Marinha e da Guarda Costeira participaram também ativamente no exercício.
Embora o exército taiwanês mantenha sigilo sobre o modelo exato do míssil testado, Su Tzu-yun, investigador do Instituto de Pesquisa de Defesa Nacional e Segurança (INDSR), considera, com base no vídeo do UDN, que o míssil será provavelmente o HF-2E.
De acordo com o investigador, o processo de ignição de duas fases do míssil, que é possível observar a partir das imagens divulgadas, é característico do HF-2E.
Desenvolvido secretamente durante o início dos anos 2000 e influenciado pelo design do míssil Tomahawk dos EUA, Taiwan anunciou a existência do míssil HF-2, num relatório apresentado em 2022 à assembleia legislativa taiwanesa.
O relatório apontava na altura o objetivo de Taiwan em aumentar as suas capacidades de fabrico de armamento militar, projetando um produção anual de 131 mísseis HF-2 e HF-2E até 2024.
Há duas versões principais deste míssil: um modelo base com um alcance de 300 km a 600 km e um modelo avançado com potencial alcance de até 1.500 km.
Estes mísseis estão equipados com potentes ogivas de 454 kg a 200 kg de explosivos, algumas das quais são especificamente projetadas para atingir bunkers.
Uma das características marcantes da variante HF-2E destes míseis é o seu avançado sistema de navegação, que inclui assistência GPS, sistemas TERCOM de mapeamento terrestre por radar e um sensor infravermelho para melhorar a precisão e reduzir a detetabilidade do míssil.
Embora o Ministério da Defesa Nacional taiwanês não tenha divulgado o número atual de mísseis HF-2E produzidos, o aumento significativo nas capacidades de produção no próximo ano indica a determinação de Taiwan em reforçar os seus sistemas de defesa.