Tailândia envolta na pior nuvem de fumo da década

MODIS Worldview / NASA

Imagem de satélite da NASA mostra o efeito de cerca de 100 mil incêndios florestais activos provocados por queimadas na Indonésia

Uma dramática imagem de satélite da NASA mostra o efeito de cerca de 100 mil incêndios florestais activos provocados por queimadas na Indonésia

Uma densa nuvem de fumo, fruto dos incêndios florestais da Indonésia, está a causar os piores níveis de poluição registados na última década no sul da Tailândia, gerando atrasos em voos para zonas turísticas, informaram hoje as autoridades.

Há quase dois meses que milhares de incêndios causados por queimadas na Indonésia estão a levar nuvens de fumo para os países vizinhos, onde aumentaram as doenças respiratórias, escolas fecharam e voos foram cancelados.

Segundo o Global Forest Watch, os fogos florestais na Indonésia causam diariamente mais emissões de gases de efeito de estufa do que toda a economia norte-americana.

A Tailândia é habitualmente poupada aos efeitos dos incêndios da Indonésia, um problema anual que afeta mais fortemente a Malásia e Singapura.

No entanto, nas últimas semanas o vento trouxe as nuvens de fumo, causando dificuldades à indústria do turismo, central na economia tailandesa.

As autoridades tailandesas informaram que a qualidade do ar caiu para níveis insalubres em sete províncias do sul, com resultados particularmente maus em Songkhla, para onde alguns voos foram atrasados ou cancelados.

“Esta é considerada a pior crise ambiental em dez anos na Tailândia”, disse à AFP Halem Jemarican, chefe do departamento ambiental da província de Songkhla.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O mundo está a acabar aos poucos, imagino a desgraça ambiental que o estêrco humano está a causar naquela região, deve ser um pavor, não há animal que escape a esta tragédia.

RESPONDER

Covid-19 só explica 27,5% do acréscimo de mortalidade

As mortes por covid-19 em Portugal entre 02 de março e 18 de outubro representam apenas 27,5% do acréscimo da mortalidade registado relativamente à média dos últimos cinco anos, revelou esta sexta-feira o Instituto Nacional …

PCP desafia Governo a renacionalizar os CTT

O secretário-geral do PCP desafiou hoje o Governo a responder "à chantagem" do "grupo Champalimaud", retirar-lhe a concessão do serviço postal e renacionalizar os CTT. A proposta foi feita por Jerónimo de Sousa depois de estar …

"Covid persistente" atinge cerca de 20% dos curados (mas não recuperados)

Um novo estudo britânico indica que vários pacientes podem apresentar sintomas e sequelas durante vários meses, mesmo depois de testarem negativo. Os casos de “covid persistente” afetam maioritariamente mulheres e idosos. Há ainda muito por descobrir …

Acuña já é destaque em Espanha: "Não é bom nos 100 metros, mas..."

O ex-jogador do Sporting será uma referência para Lopetegui e já demonstrou um grande nível no jogo da Liga dos Campeões contra o Rennes. Marcos Acuña chegou a Sevilha há um mês e meio mas começa …

Portagens devem manter preços em 2021

Os preços das portagens nas autoestradas deverão voltar a manter-se em 2021, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação homóloga, sem habitação, de -0,18% em outubro, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A fórmula …

Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro. A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O …

Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O barco transportava 200 pessoas …

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …