Tailândia envolta na pior nuvem de fumo da década

MODIS Worldview / NASA

Imagem de satélite da NASA mostra o efeito de cerca de 100 mil incêndios florestais activos provocados por queimadas na Indonésia

Uma dramática imagem de satélite da NASA mostra o efeito de cerca de 100 mil incêndios florestais activos provocados por queimadas na Indonésia

Uma densa nuvem de fumo, fruto dos incêndios florestais da Indonésia, está a causar os piores níveis de poluição registados na última década no sul da Tailândia, gerando atrasos em voos para zonas turísticas, informaram hoje as autoridades.

Há quase dois meses que milhares de incêndios causados por queimadas na Indonésia estão a levar nuvens de fumo para os países vizinhos, onde aumentaram as doenças respiratórias, escolas fecharam e voos foram cancelados.

Segundo o Global Forest Watch, os fogos florestais na Indonésia causam diariamente mais emissões de gases de efeito de estufa do que toda a economia norte-americana.

A Tailândia é habitualmente poupada aos efeitos dos incêndios da Indonésia, um problema anual que afeta mais fortemente a Malásia e Singapura.

No entanto, nas últimas semanas o vento trouxe as nuvens de fumo, causando dificuldades à indústria do turismo, central na economia tailandesa.

As autoridades tailandesas informaram que a qualidade do ar caiu para níveis insalubres em sete províncias do sul, com resultados particularmente maus em Songkhla, para onde alguns voos foram atrasados ou cancelados.

“Esta é considerada a pior crise ambiental em dez anos na Tailândia”, disse à AFP Halem Jemarican, chefe do departamento ambiental da província de Songkhla.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O mundo está a acabar aos poucos, imagino a desgraça ambiental que o estêrco humano está a causar naquela região, deve ser um pavor, não há animal que escape a esta tragédia.

RESPONDER

Director nacional da PJ defende "recompensa garantida" para Rui Pinto

O director nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, realça a colaboração de Rui Pinto como tendo sido essencial para apurar a "verdade material" no caso de pirataria informática que o envolve e defende, por …

Lufthansa aceita condições do resgate. Vai ceder aviões e perder "slots"

O Governo da Alemanha e a Comissão Europeia (CE) chegaram a um acordo sobre o resgate da Lufthansa e que poderá evitar a falência da companhia aérea, anunciaram, na sexta-feira, fontes próximas das negociações e …

Chipre vai pagar despesas das férias a turistas que ficarem infetados no país

O Chipre vai pagar o custo das férias aos turistas que testaram positivo depois de viajarem para o país. Entre as despesas está o alojamento, a alimentação e os medicamentos. O Chipre comprometeu-se a pagar todas …

Tribunais vão vender máscaras a um euro. "É uma margem de lucro de 45 por cento"

Os tribunais vão ter máscaras cirúrgicas à venda para advogados e testemunhas, de modo a garantir que podem entrar nas salas de audiência a partir de quarta-feira, dia em que a Justiça retoma as sessões …

Julgamento BES. Ministério Público acredita que provas da Suíça ainda podem ser utilizadas

O jornal Público escreve este sábado que os procuradores do Ministério Público (MP) acreditam ainda ser possível utilizar os elementos solicitados nas cartas rogatórias enviadas às autoridades suíças no julgamento do caso BES. O Ministério …

Salários mais baixos podem passar a ter lay-off pago a 100%

O Governo está a estudar a possibilidade de o regime de lay-off, desenhado especificamente para o contexto da pandemia de covid-19, passar a ser pago na sua totalidade (100%) para quem tem salários mais baixos. …

Bronca na Liga. Contestação adia 5 substituições e o Marítimo recusa assinar Plano de Retoma

Após dois dias intensos de reuniões, foi aprovado o Plano de Retoma do campeonato nacional para a disputa das últimas 10 jornadas da época 2019/2020. Mas apenas 17 clubes o assinaram. O Marítimo recusou fazê-lo, …

Igreja perdeu 50 milhões de euros com a pandemia (e há dioceses em lay-off)

Ao cabo de dois meses de paragem por causa da pandemia de covid-19, as missas regressam, neste sábado, mas com regras novas para evitar a propagação do coronavírus. Uma paragem que resultou num "prejuízo" de …

Reabertura de ATL adiada para 15 de junho. Creches arrancam segunda-feira (sem apoios para os pais)

As Atividades de Tempos Livres (ATL) não integradas em estabelecimentos escolares só poderão voltar a funcionar a partir de 15 de junho, duas semanas depois daquilo que estava inicialmente previsto. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, …

Governo britânico vai continuar a pagar 80% dos salários durante mais três meses

O Governo britânico vai continuar a pagar durante mais três meses 80% do salário de trabalhadores em lay-off devido à pandemia de covid-19, e reduzir gradualmente o valor até ao fim do sistema, em outubro. O …