//

Tailândia envolta na pior nuvem de fumo da década

1

MODIS Worldview / NASA

Imagem de satélite da NASA mostra o efeito de cerca de 100 mil incêndios florestais activos provocados por queimadas na Indonésia

Uma dramática imagem de satélite da NASA mostra o efeito de cerca de 100 mil incêndios florestais activos provocados por queimadas na Indonésia

Uma densa nuvem de fumo, fruto dos incêndios florestais da Indonésia, está a causar os piores níveis de poluição registados na última década no sul da Tailândia, gerando atrasos em voos para zonas turísticas, informaram hoje as autoridades.

Há quase dois meses que milhares de incêndios causados por queimadas na Indonésia estão a levar nuvens de fumo para os países vizinhos, onde aumentaram as doenças respiratórias, escolas fecharam e voos foram cancelados.

Segundo o Global Forest Watch, os fogos florestais na Indonésia causam diariamente mais emissões de gases de efeito de estufa do que toda a economia norte-americana.

A Tailândia é habitualmente poupada aos efeitos dos incêndios da Indonésia, um problema anual que afeta mais fortemente a Malásia e Singapura.

No entanto, nas últimas semanas o vento trouxe as nuvens de fumo, causando dificuldades à indústria do turismo, central na economia tailandesa.

As autoridades tailandesas informaram que a qualidade do ar caiu para níveis insalubres em sete províncias do sul, com resultados particularmente maus em Songkhla, para onde alguns voos foram atrasados ou cancelados.

“Esta é considerada a pior crise ambiental em dez anos na Tailândia”, disse à AFP Halem Jemarican, chefe do departamento ambiental da província de Songkhla.

ZAP / Lusa

1 Comment

  1. O mundo está a acabar aos poucos, imagino a desgraça ambiental que o estêrco humano está a causar naquela região, deve ser um pavor, não há animal que escape a esta tragédia.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.