Antiga taberna de Pompeia “escondia” fresco de luta sangrenta entre gladiadores

Uma equipa de arqueólogos italianos encontrou um fresco “extremamente realista” de dois gladiadores numa luta sangrenta enquanto levavam a cabo escavações na antiga cidade romana de Pompeia.

O achado foi noticiado na passada sexta-feira pelo jornal local La Repubblica.

Os especialistas explicaram que o fresco agora encontrado retrata o triunfo de um lutador fortemente armado (murmillo) sobre o seu adversário (um trácio sangrento).

“Não sabemos qual foi o resultado final desta luta. O gladiador poderia morrer ou receber clemência. Há um gesto singular que o trácio ferido faz com a mão, talvez, a implorar misericórdia; é o gesto de ad locutia, geralmente realizado pelo imperador ou pelo general para conceder clemência”, afirmou o diretor geral do Parque Arqueológico de Pompeia, Massimo Osanna, frisando que o achado retrata uma “representação extremamente realista” dos gladiadores e dos seus ferimentos.

Osanna detalhou que o fresco foi encontrado numa taberna antiga, não muito longe de um “quartel” de gladiadores, na área arqueológica definida como Regio V, em Pompeia. Tendo em conta a localização do achado, apontou ainda, é provável que os lutadores da época frequentassem aquela zona.

Pompeia tem anunciado a descoberta de alguns frescos nos últimos meses: em fevereiro, foi encontrado um fresco que retrata a mitológica cena de Narciso cativado pelo seu próprio reflexo e, meses antes, em novembro de 2018, foi anunciada a descoberta de um fresco erótico do mito grego de “Leda e o Cisne”.

A cidade de Pompeia, localizada em frente ao golfo italiano de Nápoles, foi uma cidade romana que acabou enterrada em cinzas vulcânicas após a erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C. A fatídica erupção congelou a cidade e os seus moradores no tempo, tornando-se um tesouro para os arqueólogos.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. «TABERNA» era o nome dado em Pompeia a qualquer pequeno estabelecimento comercial. Só algumas dessas «tabernas» é que (entre outros artigos) venderiam vinho.

    • O correcto é o que os portugueses decidiram que está correcto!
      E, não é ninguem de fora de Portugal que nos vai dizer como se escreve em Português!!
      Era só o que faltava!…

      • Baseado no fato de que o português falado e escrito em Portugal tem muitas similaridades e discrepâncias da língua falada e escrita no Brasil concordo com você, porém no Brasil é dito e escrito AFRESCO,mas,como o site é de origem portuguesa, FRESCO tá correto.
        Creio que quem corrigiu não foi por má intenção,ou desmerecimento.
        Resumo:
        Estão ambos certos, conforme suas línguas de origem.

        • Compreendo, mas é uma falta de educação/respeito ir à “casa” de outra pessoa dizer o que está correcto ou incorreto!
          Se o site é português, o que está correcto é o Português usado em Portugal.
          Qualquer pessoa com o mínimo de bom senso percebe isso…
          Seria como um americano ir a Inglaterra dizer aos ingleses como se escreve em Inglês!!

        • Eu acho que há pessoas que, ou não percebem se estão num site português ou brasileiro, ou são snobes (grafia brasileira, esnobes). A mim nunca me passaria pela cabeça chegar a um site brasileiro e perguntar “não seria facto?”. Nunca mais de lá sairia 😀
          Afresco e fresco são sinónimos, embora o primeiro se use mais no Brasil e o segundo em Portugal, PALOP e Timor-Leste. Quando usados para denominar uma técnica pictórica, ambos derivam do italiano. Fresco ou afresco significam pintura a fresco, isto é, pintura feita sobre argamassa ainda fresca.

          • “ou não percebem se estão num site português ou brasileiro”
            Isso ainda é mais grave… se nem percebem onde estão, como vem logo “a correr” tentar ensinar/corrigir?!
            Isso seria o cumulo da falta de noção!…
            Eu acho que grande parte são mesmo snobes e mal educados!

  2. Um site / sítio excelente como este, com precisas e preciosas informações, e as pessoas a discutir palavras com grafias. Cada vez torno-me mais envergonhada desse país. Se fosse eu portuguesa nativa, diria aos portugueses voltarem na história e cobrir novamente o descoberto. Meu sobrenome é Souza, bisneta de um português.

RESPONDER

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …

Trump quer restabelecer sanções ao Irão. ONU rejeita apoiar posição norte-americana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que somente apoiará a restituição de sanções ao Irão, exigidas pelos Estados Unidos (EUA), se receber luz verde do Conselho de Segurança. Numa carta dirigida …

Designer holandês desenvolve "caixão vivo" feito com fibras de fungos

Um corpo humano pode demorar cerca de uma década a decompor-se dentro de um caixão. Com o Living Cocoon, o tempo é reduzido para dois ou três anos. Bob Hendrikx, biodesigner fundador da Loop, desenvolveu e …

Relógio em Nova Iorque mostra o tempo restante para reverter efeitos do aquecimento global

O Metronome, icónico relógio digital de Nova Iorque, deixou de mostrar o tempo do dia-a-dia e mostra agora o tempo restante que o nosso planeta tem para reverter os efeitos do aquecimento global. O relógio digital …