Antiga taberna de Pompeia “escondia” fresco de luta sangrenta entre gladiadores

Uma equipa de arqueólogos italianos encontrou um fresco “extremamente realista” de dois gladiadores numa luta sangrenta enquanto levavam a cabo escavações na antiga cidade romana de Pompeia.

O achado foi noticiado na passada sexta-feira pelo jornal local La Repubblica.

Os especialistas explicaram que o fresco agora encontrado retrata o triunfo de um lutador fortemente armado (murmillo) sobre o seu adversário (um trácio sangrento).

“Não sabemos qual foi o resultado final desta luta. O gladiador poderia morrer ou receber clemência. Há um gesto singular que o trácio ferido faz com a mão, talvez, a implorar misericórdia; é o gesto de ad locutia, geralmente realizado pelo imperador ou pelo general para conceder clemência”, afirmou o diretor geral do Parque Arqueológico de Pompeia, Massimo Osanna, frisando que o achado retrata uma “representação extremamente realista” dos gladiadores e dos seus ferimentos.

Osanna detalhou que o fresco foi encontrado numa taberna antiga, não muito longe de um “quartel” de gladiadores, na área arqueológica definida como Regio V, em Pompeia. Tendo em conta a localização do achado, apontou ainda, é provável que os lutadores da época frequentassem aquela zona.

Pompeia tem anunciado a descoberta de alguns frescos nos últimos meses: em fevereiro, foi encontrado um fresco que retrata a mitológica cena de Narciso cativado pelo seu próprio reflexo e, meses antes, em novembro de 2018, foi anunciada a descoberta de um fresco erótico do mito grego de “Leda e o Cisne”.

A cidade de Pompeia, localizada em frente ao golfo italiano de Nápoles, foi uma cidade romana que acabou enterrada em cinzas vulcânicas após a erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C. A fatídica erupção congelou a cidade e os seus moradores no tempo, tornando-se um tesouro para os arqueólogos.

ZAP //

PARTILHAR

19 COMENTÁRIOS

  1. «TABERNA» era o nome dado em Pompeia a qualquer pequeno estabelecimento comercial. Só algumas dessas «tabernas» é que (entre outros artigos) venderiam vinho.

    • O correcto é o que os portugueses decidiram que está correcto!
      E, não é ninguem de fora de Portugal que nos vai dizer como se escreve em Português!!
      Era só o que faltava!…

      • Baseado no fato de que o português falado e escrito em Portugal tem muitas similaridades e discrepâncias da língua falada e escrita no Brasil concordo com você, porém no Brasil é dito e escrito AFRESCO,mas,como o site é de origem portuguesa, FRESCO tá correto.
        Creio que quem corrigiu não foi por má intenção,ou desmerecimento.
        Resumo:
        Estão ambos certos, conforme suas línguas de origem.

        • Compreendo, mas é uma falta de educação/respeito ir à “casa” de outra pessoa dizer o que está correcto ou incorreto!
          Se o site é português, o que está correcto é o Português usado em Portugal.
          Qualquer pessoa com o mínimo de bom senso percebe isso…
          Seria como um americano ir a Inglaterra dizer aos ingleses como se escreve em Inglês!!

        • Eu acho que há pessoas que, ou não percebem se estão num site português ou brasileiro, ou são snobes (grafia brasileira, esnobes). A mim nunca me passaria pela cabeça chegar a um site brasileiro e perguntar “não seria facto?”. Nunca mais de lá sairia 😀
          Afresco e fresco são sinónimos, embora o primeiro se use mais no Brasil e o segundo em Portugal, PALOP e Timor-Leste. Quando usados para denominar uma técnica pictórica, ambos derivam do italiano. Fresco ou afresco significam pintura a fresco, isto é, pintura feita sobre argamassa ainda fresca.

          • “ou não percebem se estão num site português ou brasileiro”
            Isso ainda é mais grave… se nem percebem onde estão, como vem logo “a correr” tentar ensinar/corrigir?!
            Isso seria o cumulo da falta de noção!…
            Eu acho que grande parte são mesmo snobes e mal educados!

  2. Como é que eu leio nas regras que serão recusados comentários quanto à grafia ou xenófobos, se eu leio os comentários e vejo uma infrutífera discussão luso-brasileira sobre “fresco” ou “afresco” com direito à participação de uma portuguesa dona da verdade agredindo verbalmente os brasileiros, pelo simples fato de eles serem brasileiros e ainda diz que se estivesse aqui no Brasil seria agradida. Nós nunca fomos à Portugal tomar o ouro de ninguém !

  3. Mais um palerma armado em engraçadinho!
    E ainda se faz de vítima…
    Já não bastava termos que aturar alguns brasileiros que querem vir a Portugal ensinar a Língua Portuguesa aos portugueses, ainda temos que aturar boquinhas ignorantes e básicas com esta do “Nós nunca fomos à Portugal tomar o ouro de ninguém!”…
    É que, além de tudo o resto, claramente também desconhece a criminalidade cometida por brasileirios em Portugal que, além de ouro e dinheiro, também tem “tomado” algumas vidas de portugueses!…
    Coitado do Brasil com gente desta!!

    • Se você diz que “tem que aturar” talvez seja pelo fato de não possuir tanta autoridade da qual se arvora, senão já teria fechado os portos ou colocado uma carranca com seu auto retrato, ostentando seus longos bigodes. Se atualmente Portugal sofre com crimes cometidos por brasileiros, muito provavelmente esses são descendentes daqueles que no passado espalharam a sífilis por aqui, além de terem roubado muito.

      • “…já teria fechado os portos…”?!
        Bem… se não fosses tão limitado talvez tivesses percebido que eu, com o “termos que aturar”, estava a falar dos comentários aqui no ZAP!…
        Há em Portugal muitos brasileiros bem educados e respeitadores; eu conheço vários e alguns deles “fugiram” do Brasil, devido, certamente, a gente como tu!…
        Muito provavelmente, esses criminosos brasileiros são descendentes dos mouros que invadiram a Península Ibérica – tens que ir lá reclamar com os muçulmanos!…
        O Brasil é independente há ~200 anos e, os que tem roubado imensamente esse belo país são os que aí ficaram, e, não é por acaso que 5 (cinco!) brasileiros tem tanto dinheiro como mais de 100 milhões de brasileiros – metade da população do Brasil!!
        “5 bilionários brasileiros têm mais dinheiro que a metade mais pobre do país”
        epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2018/01/5-bilionarios-brasileiros-tem-mais-dinheiro-que-metade-mais-pobre-do-pais.html

  4. Logo se percebe a causa de tamanha ignorância em constatar a fonte em que a anta bebe água. Se fosses minimamente conhecedora de um mínimo da realidade brasileira, saberias que qualquer informação emanada do grupo Globo, tanto a TV quanto a revista época, UOL, bol, G1 ou folha de São Paulo ou jornal O Estado de São Paulo só servem para acender fogueira ou embrulhar a vidraria. Assim como desconhece que há lexicógrafos brasileiros e e os nossos dicionários há muito não utilizam para nós o português falado na Europa ou em países africanos que também foram saqueadas por Portugal, durante a idade média. Talvez seja por isso que esteja querendo dar aulas de língua portuguesa para brasileiros. Não passa de ignorante.

  5. Existem sim, brasileiros não apenas mais ricos que a metade da população brasileira, mas também mais ricos que toda a população portuguesa, como por exemplo os proprietários do grupo Odebrecht. É que há no Brasil, sim uma cultura de desonestidade, mas ela não é característica de toda a população, qualquer bom livro de história por aqui esclarece que é uma infeliz herança do colonizador europeu. Pra tua informação, o Brasil felizmente não é composto apenas por descendentes do colonizador português, minha família, por exemplo, veio da Itália há pouco mais de um século. Aliás, que se poderia esperar de um país que, estando na Europa, não participou da II guerra mundial ? Uma hora é invadido pelos mouros, outra hora foge dos franceses, outra hora está tão enrolado internamente que não tem capacidade de ajudar ninguém… só falam!

RESPONDER

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …