Novo estudo diz que os T. rex andavam à mesma velocidade que os humanos

Será que conseguíamos correr mais depressa do que um T. Rex? De acordo com um novo estudo, até seríamos capazes de o ultrapassar a andar.

Numa das cenas da famosa saga “Jurassic Park”, as personagens tentam fugir de um Tyrannosaurus rex num jipe, mas a ciência rapidamente demonstrou que o rei dos tiranossauros não seria rápido o suficiente para isso. Agora, conta o site Live Science, uma nova investigação foi ainda mais longe.

Novas simulações baseadas no movimento da cauda mostraram que o T. rex nem sequer andava depressa. De facto, caminharia a uma velocidade de pouco menos de cinco quilómetros por hora, cerca de metade da velocidade das estimativas anteriores.

Como termo de comparação, de acordo com a British Heart Foundation, esta é a velocidade média de caminhada de um ser humano.

Segundo o Museu de História Natural de Nova Iorque, em média, um T. rex adulto teria medido cerca de 12 metros de comprimento e 3,6 metros de altura e pesaria cerca de cinco mil a sete mil quilos.

Na nova investigação, ao invés de se focarem nas pernas do dinossauro, os cientistas exploraram o papel desempenhado pelo movimento vertical da sua cauda, explicou Pasha van Bijlert, da Universidade Livre de Amesterdão e autor principal do estudo publicado, a 21 de abril, na revista científica Royal Society Open Science.

Os investigadores usaram como modelo um espécime adulto conhecido como “Trix”, da coleção do Museu de História Natural de Leiden. A equipa digitalizou e modelou os ossos da cauda e, a partir dessa reconstrução digital, criou um modelo biomecânico da mesma.

“O modelo da cauda dá-nos uma frequência/ritmo de passo provável, mas também precisamos de saber a distância percorrida com cada passo”, disse van Bijlert.

Para descobrir isso, os cientistas usaram o comprimento do passo de um tiranossauro que era ligeiramente menor do que “Trix”, escalando-o até ao tamanho deste dinossauro. A equipa determinou que o comprimento do seu passo seria de 1,9 metros, logo, calculou a velocidade de caminhada ao multiplicar a frequência do passo pelo seu comprimento.

“O nosso modelo que serviu como linha de base tinha uma velocidade de caminhada preferencial de 4,6 km/h“, o que era significativamente mais lenta do que as estimativas anteriores.

No entanto, como explica o mesmo site, ainda há alguma incerteza quanto a estes resultados, uma vez que se concentram apenas nos movimentos da cauda para cima e para baixo.

“Os músculos, bem como os movimentos da cauda de um lado para outro, não são considerados”, disse John Hutchinson, professor de Evolução Biomecânica da Royal Veterinary, no Reino Unido, que não esteve envolvido no estudo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

França acaba com máscara no exterior (e Espanha vai pelo mesmo caminho)

Em França, o uso de máscara na rua deixa de ser obrigatório a partir de quinta-feira. Espanha deverá seguir o mesmo caminho "em breve". O uso de máscara no exterior deixa de ser obrigatório em França …

Swissport em Lisboa para tentar comprar a Groundforce

O acionista maioritário da Groundforce, que está a tentar vender a sua participação na empresa de handling, encontra-se agora a negociar com os suíços da Swissport. Depois de o fundo espanhol Atitlan se ter afastado e …

BdP prevê taxa de desemprego de 7,2% e crescimento económico de 4,8%

O Banco de Portugal (BdP) prevê que a taxa de desemprego atinja 7,2% em 2021, recuando para 7,1% em 2022 e 6,8% em 2023, e que o emprego cresça 1,3% este ano. No Boletim Económico de …

Finlândia 0-1 Rússia | Miranchuk recoloca russos na corrida

A anfitriã Rússia conseguiu hoje uma determinante vitória na luta pelo apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater a Finlândia por 1-0, em São Petersburgo. No primeiro jogo da segunda jornada …

Nove militares da GNR acusados de tortura

O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR dos crimes de tortura e outros tratamentos cruéis, degradantes ou desumanos e sequestro agravado. O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR, …

Costa garante que Lisboa terá o mesmo tratamento que os outros concelhos

Esta quarta-feira, num dia em que Portugal registou 1.350 novos casos ( 928 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo), o primeiro-ministro afirmou que a capital terá o mesmo tratamento que os …

Salgado disposto a pagar à massa falida do GES para ficar isento de cumprir pena

Ricardo Salgado está disposto a pagar à massa falida do GES para ser dispensado de cumprir pena no processo que o irá julgar por três crimes de abuso de confiança, segundo a contestação da defesa …

PJ detém 12 pessoas por suspeitas de corrupção na Câmara de Loures

Entre os detidos pela Polícia Judiciária (PJ) estão dois empreiteiros, um arquiteto, um empresário ligado a uma obra particular e oito fiscais. Através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de inquérito dirigido …

Casos disparam: 1350 novas infeções e seis óbitos

Nas últimas 24 horas, houve 1.350 novos casos positivos de covid-19 e morreram seis pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou 1.350 novos casos e seis óbitos por covid-19 …

Parlamento vai ouvir Medina e ministro dos Negócios Estrangeiros

Fernando Medina e Augusto Santos Silva vão ser ouvidos no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o ministro dos Negócios …