Sydney já não é a maior cidade da Austrália — e o mesmo processo pode acontecer em Portugal

3

Sydney deixou de ser a cidade mais populosa da Austrália, ultrapassada por Melbourne. A imigração é vista como o fator chave para a mudança, e o mesmo processo pode acontecer em Portugal.

Melbourne ultrapassou Sydney como a cidade mais populosa da Austrália pela primeira vez desde que a corrida do ouro se iniciou, no século XIX, após uma mudança de fronteiras. Há mais de 100 anos que Sydney tinha o título.

No entanto, com as populações a crescer rapidamente nos arredores de Melbourne, os limites da cidade foram-se expandindo para incluir a área de Melton.

Os últimos números oficiais divulgados pelo governo, de junho de 2021, contabilizam a população de Melbourne em 4.875.400. São 18.700 pessoas a mais que Sydney.

O Australian Bureau of Statistics (ABS), a agência nacional de estatísticas do país, define como “área urbana significativa” de uma cidade todas as regiões conectadas com mais de 10 mil pessoas.

“Com a fusão de Melton com Melbourne na classificação mais recente, Melbourne tem mais pessoas do que Sydney — e desde 2018“, disse Andrew Howe, do ABS, ao jornal Sydney Morning Herald — que descreveu a fronteira redesenhada como “uma atualização técnica“.

Os orgulhosos moradores de Sydney rebatem a conclusão do ABS dizendo que, ao olhar para as regiões metropolitanas de Sydney e Melbourne, Sydney permanecia maior em junho de 2021.

As regiões metropolitanas de uma cidade levam em consideração sua “área funcional”, diz a ABS, e incluem populações que frequentam ou trabalham na cidade, mas os indivíduos moram em pequenos municípios e áreas rurais no seu redor. No entanto, o governo federal prevê que a Grande Melbourne ultrapasse a Grande Sydney em 2031-32.

O rápido crescimento de Melbourne deve-se, em grande parte, à migração internacional, aponta a demógrafa da Universidade Nacional Australiana, Liz Allen.

O mesmo processo pode vir a acontecer em Portugal, onde cidades como Braga têm registado nos últimos anos crescimento significativo da população, essencialmente com origem na imigração.

À luz dos Censos de 2021, é possível perceber que o município de Braga teve o maior crescimento populacional de todos os municípios mais populosos do país — ao passo que Lisboa, Porto, Matosinhos e Oeiras perdem população.

O crescimento do Braga também contrasta com as quedas de todo o território nacional (2%) e o da região Norte (4%), destaca o Correio do Minho.

Para este fenómeno não será certamente alheio o facto de a cidade se ter tornado o “novo eldorado dos brasileiros“, já que, em dez anos, a população brasileira passou de 2596 habitantes para 6168, num aumento de 137,6%, avançava em 2019 O Globo. Um custo de vida mais baixo do que o de Lisboa e Porto parecem ser os grandes atrativos.

Allen observou que, ao contrário de Sydney, que tem uma “ressaca histórica” de uma época em que “não queria ser vista como outra coisa senão branca”, Melbourne tem a reputação de celebrar a diversidade. É também um destino atraente para migração, pois tem oportunidades de emprego e educação comparáveis a Sydney, mas tem historicamente sido mais acessível.

Não é a primeira vez que Melbourne detém o título de maior cidade da Austrália. Como resultado da corrida do ouro no final do século 19, que viu os migrantes se mudarem para o Estado de Victoria, Melbourne cresceu rapidamente e superava Sydney até 1905.

ZAP // BBC

3 Comments

  1. “E o mesmo pode acontecer em Portugal”
    O que é que pode acontecer em Portugal? Sydney deixar de ser a maior cidade da Austrália? É que eu diria que tal facto acontece simultaneamente em todo o mundo…

  2. O custo de vida em Lisboa e Porto está a fazer aquilo que os nossos fracos políticos não conseguiram que é voltar a aumentar a população no interior.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.