Suspirar é um reflexo salva-vidas de que todos precisamos

De acordo com um novo estudo da Universidade de Stanford e da Universidade da Califórnia, o suspiro é um reflexo crucial que mantém os nossos pulmões saudáveis. E os cientistas descobriram agora onde no nosso cérebro esse reflexo é controlado.

A equipa de cientistas da Universidade de Stanford e da UCLA – Universidade da Califórnia, em Los Angeles, nos EUA, identificou dois grupos minúsculos de neurónios no tronco cerebral que transformam automaticamente a respiração normal em suspiros quando os nossos pulmões precisam de uma ajudinha.

E eles fazem isso cerca de 12 vezes por hora – ou seja, de 5 em 5 minutos.

Mark Krasnow, da Escola de Medicina de Stanford, um dos autores do estudo, explica que a sua equipa identificou o “botão do suspiro” – e que este mecanismo é accionado de forma surpreendentemente simples, ignorando completamente o nosso cérebro consciente.

Tal sugere que este será um dos reflexos biológicos mais importantes que temos, à semelhança do nosso sistema de “fugir ou lutar” que nos prepara para reagir, lutando contra uma ameaça – ou fugir o mais rapidamente possível.

“O suspiro parece ser regulado pelo menor número de neurónios que vimos até agora ligado a um comportamento humano fundamental”, diz Jack Feldman, investigador da Universidade da Califórnia, e co-autor do estudo.

E por que é tão importante este reflexo biológico?

Sem ele, os pequenos “balões” dos nossos pulmões, que conhecemos como alvéolos, poderiam colapsar e não conseguir inflar-se novamente.

Um suspiro é uma respiração profunda, mas não voluntária. Ela começa como uma respiração normal, mas antes de expirarmos, apanhamos um segundo fôlego em cima do primeiro”, explica Feldman no site da UCLA.

“Se os alvéolos colapsam, a capacidade de o pulmão trocar oxigénio e dióxido de carbono fica comprometida. A única forma de os inflar novamente é suspirar – algo que produz duas vezes o volume de uma respiração normal”.

Como é que os cientistas descobriram isto?

A equipa estudou cobaias de laboratório, que suspiram normalmente até 40 vezes por hora, e examinaram mais de 19.000 padrões de expressão genética nas células cerebrais dos animais.

O estudo permitiu identificar cerca de 200 neurónios que fabricam e libertam um dos dois neuro-peptídeos que se sabe que influenciam a respiração nos seres humanos.

Os cientistas descobriram então que este peptídeo estimula um segundo conjunto de 200 neurónios, que, seguidamente, activam os músculos respiratórios necessários para produzir um suspiro.

Quando a equipa aumentou a quantidade de peptídeo produzida, as cobaias envolvidas no estudo começaram a suspirar 400 vezes por hora, em vez de 40.

Por outro lado, os investigadores conseguiram “desligar” completamente os suspiros nos ratos quando bloquearam os peptídeos.

São agora necessários mais estudos para confirmar se este mecanismo existe de igual forma nos seres humanos, mas as semelhanças entre a biologia de cobaias e humanos sugerem que sim.

Apesar disso, os investigadores ainda não descobriram tudo o que podem sobre o suspiro.

Por exemplo, não sabem se o suspiro emocional funciona da mesma maneira.

“Há uma componente dos suspiros que se relaciona com o nosso estado emocional. Quando estamos stressados, por exemplo, suspiramos mais”, disse Feldman.

“É possível que os neurónios, em áreas do cérebro que processam emoções, provoquem a libertação dos neuro-peptídeos do suspiro, mas ainda não o sabemos”.

[suspiro]

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …

Açores vão dar incentivo financeiro a quem fizer teste da covid-19 antes de visitar região

O presidente do Governo dos Açores anunciou esta terça-feira que será criado um “incentivo financeiro” para compra de bens ou serviços na região a quem pretender deslocar-se ao arquipélago e fizer o teste de covid-19 …

Venezuela apela à denúncia de pessoas com sotaque estrangeiro no país

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), o partido do Governo do Presidente, Nicolás Maduro, apelou na terça-feira aos venezuelanos que informem sobre a presença no país de pessoas com sotaque estrangeiro. O pedido foi feito …

A radiação do seu telemóvel pode estar a matar insetos

Um novo estudo sugere que a radiação dos telemóveis pode ter contribuído para o declínio dramático das populações de insetos na Europa nos últimos anos. A radiação eletromagnética dos telemóveis e as redes Wi-Fi podem ser …

A água é, em simultâneo, dois líquidos num só

O super-resfriamento da água líquida a temperaturas mais baixas do que as alcançadas anteriormente revelou novas evidências de que a água pode existir como dois líquidos diferentes ao mesmo tempo. Uma equipa do Pacific Northwest National Laboratory …

Descoberto novo tipo de planeta no Deserto Neptuniano. Tem um "ano" que dura 19 horas

Uma equipa de cientistas da Universidade do Chile acaba de descobrir um novo tipo de exoplaneta, com um período orbital de 19 horas. Em comunicado, a equipa precisa que o planeta, batizado de LTT 9779 …