Suspeito do atentado na Nova Zelândia queixa-se do tratamento recebido na prisão

Martin Hunter / EPA

Brenton Tarrant, suspeito da morte de 50 pessoas em duas mesquitas na Nova Zelândia, está na prisão de segurança máxima de Auckland. Agora, apresentou queixa do tratamento lá recebido.

Sem televisão, rádio, jornais e sem visitas autorizadas, Brenton Tarrant apresentou queixa pela forma como é tratado na prisão de Auckland, na Nova Zelândia. De acordo com o Independent, Brenton está em isolamento desde a sua detenção.

Segundo uma fonte citada pelo site neozelandês Stuff, o suspeito dos ataques às mesquitas em Christchurch, apresentou queixa pela falta de acesso a telefonemas e visitas. Segundo a mesma fonte, “Brenton está sob constante observação e isolamento e não tem os típicos direitos mínimos de um prisioneiro”.

Apesar disso, tem direito a usufruir, uma hora por dia, de um quintal do tamanho da sua cela. Por lei, os reclusos têm o “direito mínimo” a três refeições diárias, bebida, exercício físico e lençóis suficientes para “calor, saúde e razoável conforto”.

Os reclusos também têm direito a receber pelo menos uma visita por semana, de pelo menos 30 minutos. Além disso, têm também direito a um telefonema de cinco minutos por semana. Razão pela qual Brenton apresentou uma queixa pela maneiro como é tratado.

No entanto, a Lei Penal de 2004 também declara que esses direitos podem ser retirados “se houver uma emergência na prisão ou se a segurança da mesma estiver ameaçada ou se a saúde e a segurança de qualquer pessoa estiver sob ameaça”.

De acordo com a fonte citada pelo Stuff, o prisioneiro é “diferente de qualquer outra pessoa que lá tem”, mas que no dia-a-dia é complacente. Bill Hodge, especialista em direito na Universidade de Auckland, diz que as acusações de Brenton podem ter fundamento. “A lei aplica-se até mesmo na prisão. Ele merece a proteção dos seus estatutos como qualquer outro prisioneiro”.

Contudo, um porta-voz do Governo neozelandês disse que o recluso “está a ser administrado de acordo com as provisões estabelecidas na Lei Penal de 2004 e nas obrigações internacionais para o tratamento de prisioneiros”.

Na semana passada, o Departamento Penal negou rumores de que o prisioneiro em causa estava apenas a ser vigiado por agentes penitenciários brancos. Brenton Tarrant é acusado de assassinato e aguarda julgamento em tribunal, no dia 5 de abril.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Engenheiro da NASA apresenta conceito para nave capaz de voar quase à velocidade da luz

David Burns, engenheiro da NASA, defende que é possível criar uma sonda capaz de viajar até às estrelas mais remotas à velocidade da luz, desafiando e até violando algumas das regras que regem a Física. Burns …

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …