/

Susana Sargento vence prémio europeu para mulheres inovadoras

(dr) Universidade de Aveiro

A investigadora portuguesa Susana Sargento foi distinguida pelo trabalho realizado na área da internet em movimento sem fios através de automóveis

A investigadora portuguesa Susana Sargento foi distinguida pelo trabalho realizado na área da internet em movimento sem fios através de automóveis

A portuguesa Susana Sargento sagrou-se vencedora, esta quinta-feira, da competição “Mulheres Inovadoras da União Europeia”. O prémio tem o valor de 100 mil euros.

A investigadora Susana Sargento, professora na Universidade de Aveiro, venceu esta quinta-feira, em Bruxelas, o primeiro prémio do concurso “Mulheres Inovadoras da União Europeia”, no valor de 100 mil euros.

Susana Sargento foi a primeira portuguesa a ser nomeada para o prémio da Comissão Europeia.

A cientista portuguesa, que concorria entre nove finalistas, foi distinguida pelo trabalho realizado na área da internet em movimento sem fios, através de automóveis ligados em rede.

Um outro projecto em que Susana Sargento se salientou recentemente foi na implementação do sistema de wi-fi gratuito nos autocarros da STCP, na cidade do Porto.

O prémio foi entregue pelo comissário para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, que congratulou a professora universitária em português, no momento da vitória.

A investigadora do Instituto de Telecomunicações da UA e co-fundadora da empresa tecnológica Veniam confessou, no discurso, que não estava à espera de receber o 1º prémio.

Susana Sargento adiantou ainda que pretende usar parte do dinheiro para investir em novas aplicações tecnológicas.

ZAP / JPN

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.