Surtos em festas e casamentos pioram situação em Lisboa e Vale do Tejo

José Sena Goulão / Lusa

Só na região de Lisboa e Vale do Tejo foram recentemente identificados nove surtos de covid-19 relacionados com festas de aniversário, casamentos e outros eventos sociais, informa a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Do total de nove surtos, surgiram 194 casos de infeção pelo novo coronavírus. Por exemplo, de uma festa de aniversário onde foram 554 pessoas, resultaram 66 casos positivos, escreve o Observador.

“Desses nove surtos, dois tiveram origem em casamentos envolvendo um total de 158 pessoas, das quais 41 são casos confirmados”, disse a DGS, acrescentando que “dos surtos relacio­nados com festas e eventos sociais, o de maior dimensão corresponde a uma festa de aniversário em que estiveram presentes 554 pessoas, resultando, até ao momento, em 66 casos confirmados”.

Vasco Ricoca Peixoto, médico interno de saúde pública argumenta, citado pelo Expresso, que os números reais serão muito maiores.

Há uma “subdeteção de casos que já vem de trás, mas volta agora a ganhar dimensão porque os grupos não vacinados são os mais jovens, que tendem a ter sintomas ligeiros, como febre baixa, nariz entupido ou tosse ligeira, aos quais não dão importância ou atribuem a uma constipação”, diz Vasco Ricoca Peixoto.

Ainda esta quarta-feira, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou que os concelhos de Lisboa e Braga não iam avançar para a próxima fase de desconfinamento devido ao número de casos de covid-19.

A incidência em Lisboa tem vindo a aumentar nas últimas semanas. O concelho da capital já ultrapassou a linha dos 120 casos por 100 mil habitantes e, por isso, não avança para a próxima fase do desconfinamento.

Os internamentos mais que duplicaram na região de Lisboa e Vale do Tejo no espaço de um mês e há já hospitais que estão a reativar as enfermarias covid-19, escreve o Correio da Manhã esta sexta-feira.

“Todos os dias está a crescer o número de doentes internados, com a diferença que agora são mais novos face à anterior vaga”, diz o presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, Alexandre Valentim Lourenço.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. E as noitadas nos bares do Bairro Alto e arredores com festa a terminar na rua bem regada com álcool! Viva a festa!

  2. Claro. Porque o Sars-Cov-2 aparece do nada! É… Sã os jovens, as festas e casamentos os “culpados”… Mas, de onde vem o vírus afinal? Não tem de haver alguém já infetado que frequenta tais ajuntamentos? pois claro que há! Se as pessoas respeitassem as regras sanitárias; noemadamente o distanciamento social, estes ajuntamentos raramente (ou nunca) dariam origem a “surtos”. Não são as festas ou os jovens! É a população em geral!!! A pandemia somos todos nós!!!

RESPONDER

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …

"Insultos são a arma dos fracos". Ministro defende lei das minas e lança farpas a Catarina Martins

Matos Fernandes defende acerrimamente o novo decreto lei da exploração mineira e lança farpas a Catarina Martins, que o criticou: "Insultos são a arma dos fracos". No domingo, o Bloco de Esquerda anunciou que ia pedir …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Ronaldo e agitadores derrubaram a muralha

Rajada final garantiu vitória lusa na estreia. Ronaldo a bisar e a quebrar três recordes. Todos os jogos da primeira jornada. Visto da Linha de Fundo. A paciência tem limites Hungria 0 – 3 Portugal (Raphaël …

O ex-líder do PAN, André Silva.

"Ficaram a usufruir de uma renda". André Silva arrasa deputados dissidentes do PAN

Cristina Rodrigues e Francisco Guerreiro, deputados eleitos pelo PAN, "sempre estiveram concertados" e deixaram o partido por "ambições pessoais", ficando a "usufruir de uma renda" à custa desses lugares políticos. A acusação é de André …

Certificados digitais são gratuitos (e podem ser enviados por email)

Os certificados digitais covid-19, que devem começar a ser emitidos em Portugal esta semana, são gratuitos, emitidos em formato digital e podem ser consultados no portal do SNS 24, na aplicação móvel do SNS ou …