/

Surtos em festas e casamentos pioram situação em Lisboa e Vale do Tejo

3

José Sena Goulão / Lusa

Só na região de Lisboa e Vale do Tejo foram recentemente identificados nove surtos de covid-19 relacionados com festas de aniversário, casamentos e outros eventos sociais, informa a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Do total de nove surtos, surgiram 194 casos de infeção pelo novo coronavírus. Por exemplo, de uma festa de aniversário onde foram 554 pessoas, resultaram 66 casos positivos, escreve o Observador.

“Desses nove surtos, dois tiveram origem em casamentos envolvendo um total de 158 pessoas, das quais 41 são casos confirmados”, disse a DGS, acrescentando que “dos surtos relacio­nados com festas e eventos sociais, o de maior dimensão corresponde a uma festa de aniversário em que estiveram presentes 554 pessoas, resultando, até ao momento, em 66 casos confirmados”.

Vasco Ricoca Peixoto, médico interno de saúde pública argumenta, citado pelo Expresso, que os números reais serão muito maiores.

Há uma “subdeteção de casos que já vem de trás, mas volta agora a ganhar dimensão porque os grupos não vacinados são os mais jovens, que tendem a ter sintomas ligeiros, como febre baixa, nariz entupido ou tosse ligeira, aos quais não dão importância ou atribuem a uma constipação”, diz Vasco Ricoca Peixoto.

Ainda esta quarta-feira, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou que os concelhos de Lisboa e Braga não iam avançar para a próxima fase de desconfinamento devido ao número de casos de covid-19.

A incidência em Lisboa tem vindo a aumentar nas últimas semanas. O concelho da capital já ultrapassou a linha dos 120 casos por 100 mil habitantes e, por isso, não avança para a próxima fase do desconfinamento.

Os internamentos mais que duplicaram na região de Lisboa e Vale do Tejo no espaço de um mês e há já hospitais que estão a reativar as enfermarias covid-19, escreve o Correio da Manhã esta sexta-feira.

“Todos os dias está a crescer o número de doentes internados, com a diferença que agora são mais novos face à anterior vaga”, diz o presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos, Alexandre Valentim Lourenço.

Daniel Costa, ZAP //

3 Comments

  1. Claro. Porque o Sars-Cov-2 aparece do nada! É… Sã os jovens, as festas e casamentos os “culpados”… Mas, de onde vem o vírus afinal? Não tem de haver alguém já infetado que frequenta tais ajuntamentos? pois claro que há! Se as pessoas respeitassem as regras sanitárias; noemadamente o distanciamento social, estes ajuntamentos raramente (ou nunca) dariam origem a “surtos”. Não são as festas ou os jovens! É a população em geral!!! A pandemia somos todos nós!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.