/

Surf de rio pode ser “filão turístico”. Mcnamara de Barcelos surfou onda no Cávado

O basco Nicolás Espinosa, de 21 anos, virou protagonista depois de ter surfado uma onda no rio Cávado, em Barcelos (Braga). O estudante de turismo em Viana do Castelo diz que o surf de rio pode ser uma oportunidade para atrair “novos turistas”.

Um vídeo com Nicolás a surfar uma onda na zona por baixo da ponte medieval de Barcelos, no rio Cávado, tornou-se viral, espalhando-se pela Internet. Logo surgiram referências ao “Mcnamara de Barcelos” numa alusão ao conhecido surfista Garrett McNamara que é fã das ondas gigantes da Nazaré.

O jornal O Minho descobriu o autor da façanha, chegando ao jovem estudante de Turismo no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) no âmbito do programa Erasmus.

Nicolás pratica surf desde pequeno e até tem o curso de instrutor, mas confessa que foi a primeira vez que fez “river surf”, ou surf de rio.

“Sabia que em lugares como Munique [Alemanha] e na Suíça há gente que surfa no rio, mas eu nunca o tinha feito”, refere ao O Minho, notando que “é uma oportunidade poderosa” para Barcelos, e para Portugal em geral.

O surf de rio “pode trazer muitos turistas novos” e “abrir muitas portas”, destaca o jovem estudante, salientando que pode ser um “filão turístico”.

Nicolás nota que escolheu Viana do Castelo para fazer Erasmus porque “há muitas praias aqui”. Mas “nunca tinha visto uma onda de rio ao vivo”, nota. Quando a viu, não resistiu.

“Com alguns vídeos que vi na Internet e com a minha experiência no surf, percebi que a onda que havia em Barcelos era uma boa onda“, realça.

“Há quem ache que é preciso muita habilidade, muito conhecimento, mas não é assim tão difícil”, revela ainda Nicolás ao O Minho sobre a prática de surf, salientando que só é preciso “saber por onde entrar e conhecer um pouco como funcionam as correntes do rio”.

Susana Valente, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.