Supremo Tribunal do Irão cancela execução de três jovens manifestantes

Abedin Taherkenareh / EPA

O Irão suspendeu a execução de três jovens que participaram de um protesto em novembro, depois que o Supremo Tribunal do país decidiu rever o seu caso, informaram os media estatais no domingo.

O tribunal onde os jovens foram julgados manteve a sentença aplicada, motivada pelos tumultos, assaltos e envio de vídeos das suas atividades para a imprensa estrangeira. Mas a defesa acreditava que uma revisão do caso levaria a uma “anulação” da pena de morte, escreveu a Time no domingo.

Caso o Supremo Tribunal concorde, a lei iraniana permite que condenados recorram novamente, mesmo depois de confirmado o veredito original.

A sentença dos três jovens, identificados como Amir Hossein Moradi, Mohammad Rajabi e Saeed Tamjidi, provocou protestos no país e a criação de uma ‘hashtag’ para impedir a aplicação da sentença, partilhada mais de quatro milhões de vezes no Twitter.

Os protestos varreram o país em novembro passado, alimentados pela consternação sobre a economia anémica do país. A Amnistia Internacional informou que pelo menos 300 pessoas foram mortas durante os distúrbios, muitas delas pelas forças de segurança, enquanto milhares foram detidas.

As manifestações mostravam o descontentamento generalizado que domina o Irão desde maio de 2018, quando o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs sanções esmagadoras após retirar unilateralmente o país do acordo nuclear que Teerão estabeleceu com as potências mundiais. Essa decisão levou o Irão a começar a quebrar o acordo, despoletando ainda uma série de ataques no Oriente Médio.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.