Super-telescópio captura imagem de ‘fábrica de poeira’ de supernova

Alexandra Angelich (NRAO/AUI/NSF)

Uma enorme quantidade de poeira (vermelho) foi detectada no centro da supernova

Uma enorme quantidade de poeira (vermelho) foi detectada no centro da supernova

Imagens impressionantes de uma supernova recente a transbordar de poeira fresca foram capturadas por um telescópio no deserto do Atacama, no Chile.

É a primeira vez que os astrónomos testemunham a origem dos grãos que formaram as galáxias no chamado universo primordial, a primeira fase de formação do universo após o Big Bang.

As imagens foram capturadas pelo Alma, o telescópio Atacama Large Millimeter/submillimeter Array, no Chile, e foram reveladas na 223ª reunião da American Astronomical Society.

As imagens da supernova, uma explosão estelar, vão ser divulgadas no Astrophysical Journal Letters.

Desvanecimento de gigantes

O universo está cheio de pequenas partículas sólidas – desde as faixas escuras que vemos na Via Láctea às belas nuvens nas fotos icónicas do telescópio espacial Hubble, lançado em 1990.

A poeira cai nos planetas e ajuda na formação de estrelas. Mas apesar de sua omnipresença, não há provas concretas da sua origem.

No universo de hoje, boa parte dessa poeira forma-se em torno de estrelas que estão a morrer. Mas essas gigantes não estavam por perto no início do universo.

“É o mesmo problema que temos em minha casa – há uma grande quantidade de poeira e não sabemos de onde vem. O espaço é um lugar bastante confuso”, brincou Remy Indebetouw, astrónomo do National Radio Astronomy Observatory.

“Então usamos um dos telescópios mais avançados tecnologicamente, o Alma, e tentamos descobrir como a poeira era formada no universo primordial.”

DR sciencewatch

Remy Indebetouw, astrónomo do National Radio Astronomy Observatory

Remy Indebetouw, astrónomo do National Radio Astronomy Observatory

“Há algum tempo que acreditamos que as supernovas são as criadoras das poeiras nas galáxias. Mas apanhar uma mesmo no acto está longe de ser coisa fácil”, diz Indebetouw à BBC.

“E mesmo quando conseguimos observar uma supernova envolvida por uma nuvem de poeira, há a velha questão da galinha e do ovo: como sabemos que a nuvem não estava lá antes?”

‘Não é Incómodo’

Para esclarecer a questão, um grupo de astrónomos ingleses e americanos usou o Alma para observar os restos brilhantes da 1987A, a supernova mais próxima observada recentemente, a 168 mil anos-luz da Terra.

Os astrónomos observaram que, enquanto o gás esfriava após a explosão, moléculas sólidas se formavam no centro a partir de átomos de oxigénio, carbono, e silício.

Observações anteriores da 1987A com o telescópio de infravermelho Herschel só tinham permitido detectar uma pequena quantidade de poeira quente.

Mas, graças ao poder do telescópio Alma, apenas 20 minutos foram necessários para captar as provas esperadas.

“Encontrámos uma notável massa de pó concentrada na parte central do material ejectado”, conta Indebetouw.

“E tudo importa – a área vermelha que se vê no centro da imagem – estava lá no núcleo da estrela antes dela explodir. Isso é emocionante.

Alexandra Angelich (NRAO/AUI/NSF); NASA Hubble; NASA Chandra

Os dados do ALMA foram combinados com dados dos telescópios Hubble e Chandra, da NASA, para criar esta imagem de uma supernova

Os dados do ALMA foram combinados com dados dos telescópios Hubble e Chandra, da NASA, para criar esta imagem de uma supernova

“As pessoas pensam na poeira como um incómodo, algo que se atravessa no caminho. Mas na verdade é algo muito importante.”

Mas as supernovas não marcam apenas a destruição de estrelas, elas também são a fonte de novos materiais e de energia, diz Jacco van Loon, da Universidade de Keele, co-autor do estudo.

“A nossa vida seria muito diferente sem os elementos químicos que foram sintetizados nas supernovas ao longo da história”, disse ele.

“Os grãos são incrivelmente difíceis de produzir no vasto vazio do espaço. E se as supernovas realmente produzem muitos deles, isto tem consequências muito importantes e positivas para a eventual formação do Sol e da Terra.”

ESO/B. Tafreshi / Wikimedia

O ALMA numa noite estrelada

O ALMA numa noite estrelada

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …

Precários das escolas ganham menos 170 euros por mês ao entrarem nos quadros

Nas escolas, os psicólogos que passem a efetivos através do PREVPAP passam a ganhar menos 170 euros por mês. Há outros trabalhadores na mesma situação. Os psicólogos precários que trabalham em escolas passam a ganhar menos …