A superfície gelada da misteriosa Europa sofreu mudanças drásticas recentemente

JPL-Caltech / NASA

A superfície brilhante de Europa, a misteriosa lua de Júpiter

Novos mapas da superfície de Europa, uma das luas de Júpiter, evidenciam que o satélite natural sofreu uma mudança drástica nos últimos milhões de anos.

De acordo com uma nova investigação, que contou com dados das sondas Galileo e Voyager da NASA para criar os mapas da superfície gelada desta lua de Júpiter, os seus pólos não se encontram nos seus locais habituais e as características da sua superfície evidenciam que girou cerca de 70 graus relativamente ao seu eixo de rotação.

A superfície da Europa tem cerca de 50 milhões de anos e os cientistas esperam que esta mude ao longo de cerca de 12 milhões de anos, escreve o IFL Science.

Conhecida como True Polar Wander (rotação de um corpo sólido de um planeta ou lua em relação ao seu eixo de rotação), esta mudança exige que a água gelada da Europa seja completamente separado do interior rochoso, repousando apenas sobre um oceano.

A superfície desta lua, que é a sexta maior de todo o Sistema Solar e tem uma dimensão um pouco menor do que a nossa Lua, é marcada por fissuras concêntricas que a equipa de cientistas acredita que só podem ser causadas por uma verdadeira derrapagem polar.

Estas falhas profundas no gelo, com cerca de 1 a 2 quilómetros de diâmetros e 200 metros de profundidade, também cruzam crateras importantes recentes, o que sugere de forma clara, segundo os cientistas, que o evento ocorreu nos últimos milhões de anos.

“A nossa principal descoberta é que as fissuras associadas ao True Polar Wander observado na Europa cruzam todos os terrenos“, começou por explica o autor principal da investigação, Paul Schenk, do Instituto Lunar e Planetário, localizado no estado norte-americano do Texas, citado em comunicado.

E acrescenta: “Isto significa que o verdadeiro evento de movimento [da Europa] é muito jovem e que a casca de gelo e todas as características em si formadas moveram-se mais de 70 graus em latitude desde o ponto onde se formaram pela primeira vez. Se isto se confirmar, toda a história registada da tectónica da Europa necessita de ser avaliada”.

Os resultados da investigação foram publicados na Geophysical Research Letters.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Atleta norte-americana testou positivo num controlo antidoping (e culpou um burrito)

Shelby Houlihan foi afastada das competições durante quatro anos, após ter testado positivo num controlo antidoping. A atleta Shelby Houlihan diz-se "devastada" depois de ter sido afastada das competições durante quatro anos, avança a Sky News. Após …

Netanyahu recusa-se a deixar residência oficial. Bennett não se quer mudar para lá (pelo menos, para já)

No domingo, o Parlamento de Israel aprovou o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, mas Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos, não parece disposto a entregar-lhe as chaves da …

Noah foi encontrado com vida

O pequeno Noah, de dois anos, foi encontrado com vida depois de ter estado desaparecido em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, desde quarta-feira de manhã.  O menino de dois anos desaparecido em Proença-a-Velha foi encontrado com vida …

Hong Kong. Polícia detém responsáveis de jornal, acusados de conspiração

A polícia de Hong Kong deteve esta quinta-feira o chefe de redação e outros quatro responsáveis do jornal Apple Daily por alegado conluio com um país estrangeiro ou com elementos externos para pôr em perigo …

Dinamarca 1-2 Bélgica | Magia colectiva anula furacão nórdico

A Bélgica somou hoje o segundo triunfo no Euro2020 de futebol, ao bater a Dinamarca por 2-1, com reviravolta, em encontro da segunda jornada do Grupo B, e juntou-se à Itália nos oitavos de final. Em …

Tigre siberiano mata funcionário em parque de animais na África do Sul

Na quarta-feira, um tratador foi morto por um tigre siberiano num parque de vida selvagem na África do Sul, depois de o animal ter saltado uma cerca elétrica que havia sido desligada para conserto. Um funcionário …

Australiana que terá sido violada em Airbnb recebeu 7 milhões para ficar em silêncio

Uma australiana, que terá sido violada num apartamento do Airbnb em Nova Iorque, recebeu 7 milhões de dólares para ficar calada sobre o incidente. A reportagem da Bloomberg Businessweek revela que a australiana, de 29 anos, …

Super Ticão. Sete juízes juntam-se a Ivo Rosa e Carlos Alexandre

Os juízes Carlos Alexandre e Ivo Rosa vão deixar de ser os únicos juízes do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), que passa agora a contar com nove magistrados. O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, …

Ryanair avança para tribunal contra o Governo britânico

A Ryanair e uma empresa dona de três aeroportos britânicos, a MAG, vão fazer queixa nos tribunais contra o sistema de "luzes" nas viagens. Esta quarta-feira à noite, a Ryanair e a maior operadora aeroportuária do …

Ventura concorre pelo Chega à Assembleia Municipal de Moura

André Ventura é o candidato do partido à Assembleia Municipal de Moura nas próximas eleições autárquicas, anunciou o próprio esta quinta-feira. O presidente do Chega, André Ventura, disse esta quinta-feira que vai ser o cabeça-de-lista do …