A superfície da Lua pode ter muito mais gelo do que se pensava

NASA

Três cientistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), no Estados Unidos, encontraram evidências que sugerem que há muito mais gelo na superfície da Lua do que se pensava até então – serão milhões de toneladas.

Num novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Nature Geoscience, os cientistas Lior Rubanenko, Jaahnavee Venkatraman e David Paige partem do estudo das semelhantes entre o gelo de Mercúrio e as áreas sombreadas da Lua para perceber a quantidade de gelo lunar que poderá existir.

Cientistas anteriores recorreram a dados do Observatório de Arecibo e também da sonda MESSENGER da NASA e descobriram que há áreas de crateras nos pólos de Mercúrio que aparecem sombreadas da Terra. Dados da sonda LRO, que caiu intencionalmente na superfície de Mercúrio, revelaram vapor de água e gelo, considerados evidências de depósitos de gelo de vários metros de espessura em crateras sombrias.

A investigação também mostrou que o gelo era capaz de persistir nas crateras, uma vez que estas se encontram em áreas de sombra e, por isso, evitam que a luz solar as destrua.

Na nova investigação, e partindo dos pressupostos da investigação de Mercúrio, os cientistas investigaram a possibilidade de áreas semelhantes na água, isto é, áreas sombreadas lunares, possam também conter gelo, noticia a Europa Press.

Os cientistas começaram por apontar no estudo recém-divulgado que a Lua e Mercúrio têm ambientes térmicos um pouco semelhantes, notando ainda que ambos têm crateras sombreadas com evidências de pouca profundidade devido à acumulação de material no interior dos divots (pequenos buracos numa área mais extensa).

Em Mercúrio, estudos anteriores mostraram que a acumulação de material foi feita parcialmente com gelo. Para descobrir se o mesmo pode ter acontecido na Lua, os cientistas da UCLA obtiveram dados ao descrever 2.000 crateras na com sombra em Mercúrio e 12.000 crateras com sombra semelhante na Lua.

Para determinar as semelhanças que poderiam indicar que ambos abrigam gelo, os cientistas compararam os seus diâmetros e profundidade e concluíram que as crateras sombreadas em Mercúrio eram muito semelhantes às profundidades rasas observadas nas crateras também sombreadas da Lua.

Partindo deste princípio, a equipa sustenta que o material que está a acumular-se nas crateras rasas da Lua será, provavelmente, gelo. Se os seus resultados se confirmarem, significa que existem milhões de toneladas de gelo na superfície da Lua, muito mais do que a maioria dos cientistas tem apontado até então.

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

        • Sabichão por afirmares: “Comentários idiotas!!!!
          Só podia ser dos brasileiros ligados às religiões malucas!!!”
          Afirmar que a terra é plana existe em Português, Inglês, Russo, Espanhol, etc,etc.
          Se fizeres uma pesquisa vais descobrir que não é uma afirmação do Brasil, é mundial.

RESPONDER

Menina de 12 anos morre na Bélgica vítima da covid-19

Uma menina de 12 anos morreu esta segunda-feira na Bélgica devido à pandemia de covid-19, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde deste país. "É um caso muito raro, mas que nos afeta muito, é um …

"Bomba" de Graça Freitas rebentou-lhe nas mãos. Governo rejeita cerco sanitário ao Porto

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, rejeitou, nesta terça-feira, a possibilidade de impor um cerco sanitário ao Porto. Esta hipótese foi avançada pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, e foi fortemente criticada por …

Novo máximo diário. Covid-19 mata mais 849 pessoas em Espanha

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 849 mortos com o novo coronavírus, um novo recorde de falecidos num só dia, elevando o balanço total para 8189. Os números do Ministério da Saúde espanhol revelam ainda um …

Termina esta terça-feira o prazo para reclamar das despesas para IRS

O prazo para consultar e reclamar das despesas gerais e familiares apuradas pelo fisco para efeitos de deduções à coleta termina esta terça-feira. Os contribuintes têm até esta terça-feira, 31 de março, para consultar e reclamar …

Ryanair avança com lay-off em Portugal a partir de 1 de abril

A Ryanair vai avançar com o lay-off simplificado, considerando o recurso à medida "indispensável para a manutenção da viabilidade e preservação dos postos de trabalho". Segundo a comunicação da sucursal em Portugal aos sindicatos relativamente à …

Recibos verdes arriscam ficar sem apoio em abril

A Segurança Social só vai disponibilizar o formulário para requerer apoio por paragem total de atividade a partir de 1 de abril. O apoio para minimizar os danos económicos dos trabalhadores independentes que enfrentem paragem …

Ex-benfiquista Jiménez só sai do Wolves por 90 milhões

O Wolverhampton só está disposto a negociar Raul Jiménez por uma verba a rondar os 90 milhões de euros. O antigo jogador do Benfica é perseguido por Arsenal e Manchester United. Raul Jiménez tem dado que …

Mais 1.035 casos de covid-19 em Portugal. Cerco sanitário no Porto rejeitado

A Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de 7.443 pessoas infetadas com covid-19 até às 11h desta terça-feira, um aumento de 1.035. O número de vítimas mortais subiu para 160. De acordo com o novo boletim …

Reclusos podem ser libertados para evitar "catástrofe" nas prisões

O contágio de covid-19 entre guardas e reclusos nas prisões portuguesas será tão ou mais “catastrófico” do que nos lares de terceira idade. A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, prometeu que vai decidir o …

FNE defende exames em setembro e cancelamento das provas de aferição

A Federação Nacional de Educação (FNE) defende que as provas de aferição e os exames de 9.º ano devem ser cancelados "e que os exames de 11.º e 12.º anos devem ser adiados para setembro". Esta …