Superbactérias mutantes ameaçam futuras tripulações da Estação Espacial

Foram identificadas cinco estripes de uma bactéria multirresistente a antibióticos, semelhante às habitualmente contraídas nos hospitais, na Estação Espacial Internacional (ISS), levantando preocupações quanto à saúde dos astronautas em futuras missões.

A notícia, avançada pelo RT neste domingo, dá conta que a bactéria recém-descoberta assemelha-se a uma outra bactéria detetada em recém-nascidos e num idoso com o sistema imunitário debilitado em três unidades hospitalares norte-americanas.

As estripes da Enterobacter bugadensis encontradas na ISS não são contagiosas para os seres humanos na forma em que foram detetados. No entanto, alertaram os cientistas, o seus genomas são semelhantes o suficiente com três patogénicos existentes na Terra e, por isso, estas estripes carecem de mais estudos, apontaram os especialistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia.



As cinco estripes bacterianas encontradas são resistente a cinco dos antibióticos mais utilizados, incluindo a penicilina. As espécies de Enterobacter são comummente encontradas no trato intestinal humano, assim como em esgotos e no solo, mas também têm estado implicadas numa ampla gama de infeções hospitalares – incluindo a endocardite e a bacteremia.

De acordo com uma análise de computorizada levada a cabo pelos investigadores, a probabilidade das bactérias espaciais infetarem humanos é de cerca de 79%.

No entanto, o cientista Kasthuri Venkateswaran afirmou que não há ainda motivos para alarme, enfatizando, contudo, a necessidade de realizar mais estudos em seres vivos de forma a determinar como é que os os fatores ambientais associados às viagens espaciais afetam as bactérias.

A micro-gravidade é conhecida por aumentar a tendência de uma determinada bactéria adquirir material genético externo e tornar-se mais resistente a metais e antibióticos, fatores estes que podem predispor a Enterobacter bugadensis da ISS a aumentar o seu nível de virulência no futuro.

Quatro das amostras de E. bugadensis foram recolhidas da casa de banho da estação espacial internacional, a restante foi encontrada na plataforma Advanced Resistive Exercise Device em março de 2015.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Que estivéssemos “fritos” com a deterioração da eficácia dos antibióticos, era já sabido. A este nível, estamos MESMO fritos.
    A culpa é das pessoas que não cumprem as prescrições dos médicos, depois de exigirem a estes um antibiótico “por tudo e por nada”!

    • Acha que sim? Que no estação espacial estava toda a gente a tomar antibióticos? Não acabou de ler que a micro-gravidade potencia a capacidade das bactérias adquirirem DNA externo e adquirirem resistência especialmente aos metais e antibióticos? (As palavras podem não ter sido exactamente estas). É que em condições diferentes existem também diferentes respostas dos micro-organismos e não podemos aplicar exactamente o mesmo raciocínio que na adaptabilidade dos organismos a factores de agressão externa que aplicamos na terra.

RESPONDER

Portugal a dois pontos de atingir 85% da vacinação completa

Mais de 8,5 milhões de pessoas já têm a vacinação completa contra a covid-19, o que faz com que Portugal esteja a dois pontos percentuais de atingir a meta de 85% da população totalmente vacinada. Segundo …

Encontrada parte da matéria perdida do Universo

As galáxias podem receber e trocar matéria com o seu ambiente externo graças aos ventos galácticos criados por explosões estelares. Devido ao instrumento MUSE do VLT (Very Large Telescope) do ESO, uma equipa internacional liderada …

A Lilium testou o seu táxi voador de quinta geração — com direito a vídeo e som

Empresa alemã quer tornar-se uma referência do transporte aéreo de nova geração, pelo que se tem esforçado por responder a todos os pedidos e solicitações de melhorias enviadas por possíveis compradores. O modelo eVTOL da empresa …

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …