Superbactéria com 4 milhões de anos encontrada na caverna mais profunda dos EUA

A bactéria Paenibacillus

A bactéria Paenibacillus

Os cientistas descobriram, numa das cavernas mais profundas do mundo, uma antiga estirpe de bactérias chamada Paenibacillus, que parece ser resistente a todos os antibióticos que a medicina moderna já conseguiu criar.

As bactérias estiveram escondidas durante 4 milhões de anos, o que sugere que existam outras igualmente poderosas que podem desenvolver resistência a certos tipos de antibióticos sem a influência dos seres humanos e dos medicamentos.

A estirpe foi descoberta a cerca de 305 metros de profundidade, na caverna Lechuguilla, no Novo México, nos EUA. Segundo os especialistas, as bactérias desenvolveram tal resistência através da exposição a “antibióticos naturais” no ambiente subterrâneo.

Os cientistas da Universidade de Akron, nos EUA, e da Universidade McMaster, no Canadá, analisaram amostras da caverna para identificar cinco formas através das quais a Paenibacillus consegue bloquear os antibióticos – para tentarem descobrir como vencer essa resistência no futuro.

Os antibióticos bloqueiam os mecanismos que as bactérias prejudiciais usam para infetar os seres vivos, mas o problema é que os patógenos estão a evoluir rapidamente e a encontrar novos mecanismos de defesa.

Além disso, o aumento do uso de antibióticos em hospitais e outras indústrias, como a agricultura, parece estar também a agravar a resistência a antibióticos.

“Identificamos alguns mecanismos únicos de resistência que nem sequer emergiram em bactérias que nos deixam doentes, o que é emocionante, porque isso significa que temos tempo”, explica a investigadora Hazel Barton, da Universidade de Akron.

Os testes realizados pelos cientistas revelam que as bactérias descobertas são resistentes a 18 antibióticos diferentes, incluindo a daptomicina, que é usada como um “antibiótico de último recurso”.

Nesta fase, esta bactéria resistente não torna os seres humanos doentes, mas caso se torne patogénica – o que pode acontecer com ou sem intervenção humana -, a equipa espera já ter encontrado uma maneira de derrotá-la.

De acordo com o estudo publicado na Nature Communications, se a caverna Lechuguilla contém superbactérias antigas, também pode conter os ingredientes essenciais para a criação novos antibióticos.

“Esse é o próximo passo deste estudo”, disse um dos membros da equipa, Gerry Wright, da Universidade McMaster.

Para os cientistas, é essencial descobrir novas informações acerca dos agentes patogénicos porque, no futuro, a resistência aos antibióticos pode fazer com que a cura para certas doenças se torne tão arriscada quanto as próprias doenças.

PARTILHAR

RESPONDER

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …

Luis Enrique volta a assumir o comando da seleção espanhola

O treinador vai reassumir as funções de selecionador de futebol de Espanha, que deixou para acompanhar a doença da filha, que faleceu em agosto com um cancro ósseo. Luis Enrique, de 49 anos, regressa aos comandos …

Governo suspendeu 18 obras na ferrovia consideradas prioritárias

A Infraestruturas de Portugal (IP) adiou e/ou atrasou ou 18 obras do setor ferroviário que estavam contemplados no programa Ferrovia 2020 e eram consideradas prioritárias. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …

Suspeito do roubo das pistolas Glock implicou Direcção da PSP (mas nunca foi interrogado sobre isso)

O polícia que está acusado do roubo das pistolas Glock da PSP insinuou, em conversas telefónicas, que haveria chefias da Direcção Nacional desta força policial envolvidas na prática do crime. Apesar disso, nunca terá sido …

O Natal traz emoções fortes. Viva-as intensamente

Quando o tempo frio faz as suas primeiras aparições, quase imediatamente alguém afirma “não tarda nada estamos no Natal”. De facto, a quadra natalícia é o grande prémio de consolação do Inverno: o motivo pelo qual …

Estádio para os Jogos Olímpicos concluído antes da data prevista

O estádio Nacional Japonês, sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio de 2020, está concluído, a um mês da estreia oficial, informou esta terça-feira o organismo proprietário do complexo. De acordo com o Conselho de …