Esta super sexta-feira vai ter lua cheia, eclipse e cometa

Silhuetas na Lua Cheia

A noite desta sexta-feira promete ser uma espécie de espetáculo “três em um”: vai ser possível observar uma lua cheia, um eclipse e a passagem de um cometa.

A noite desta sexta-feira, 10 de fevereiro, já prometia ser especial, uma vez que vai ser abrilhantada com uma grande lua cheia. No entanto, há mais razões para sorrir.

Além de podermos ver a lua na sua totalidade, esta vai também passar da sombra para a luz da Terra, um fenómeno conhecido por eclipse penumbral.

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, o eclipse, que não é facilmente visível a olho nu, começa às 22h34 horas de sexta-feira, tem o seu pico às 00h43 horas e termina às 02h53.

Por último, o céu também vai receber a visita de um cometa nas primeiras horas da madrugada de sábado. A passagem do 45P/Honda-Mrkos-Pajdusakova, anunciada pelo site Slooh, vai passar mais perto da Terra do que qualquer outro cometa desde há 30 anos.

Resta esperar para conseguir assistir a todas as fases deste verdadeiro espetáculo noturno.

Avatar ZAP // Move

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Morreu Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol do FC Porto

Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol do FC Porto, faleceu esta sexta-feira, aos 32 anos. O internacional português sofreu uma paragem cardiorrespiratória no treino de segunda-feira. Alfredo Quintana, guarda-redes da equipa de andebol do FC Porto e …

Rainha de Inglaterra encoraja população a ser vacinada. Processo é "inofensivo"

A rainha de Inglaterra, Isabel II, encorajou esta sexta-feira as pessoas a serem vacinadas contra a covid-19, garantindo que a injeção é rápida, inofensiva e vai ajudar a proteger todos os cidadãos contra a doença. Numa …

Oposição interna do BE critica direção e "perda de influência política" (e prepara moção)

O Movimento Convergência, uma fação informal do Bloco de Esquerda, está a preparar uma moção para levar a debate na XII Convenção Nacional do partido.  Em causa estão, de acordo com o jornal Público, a insatisfação …

CNE avisa independentes: nomes e símbolos semelhantes podem ser fraude

A Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais obriga que as candidaturas independentes usem símbolos e siglas diferentes, conforme se trate de uma candidatura à câmara, à assembleia municipal ou às juntas de freguesia. A …

Confinamento desce há três semanas e mobilidade está apenas 30% abaixo dos níveis pré-covid

De acordo com um relatório da consultora Produtos e Serviços de Estatística (PSE), o cumprimento do confinamento imposto pelo atual estado de emergência  está a descer, ainda que ligeiramente, há três semanas consecutivas. O índice de …

Paulo Fonseca e Luís Castro vão defrontar-se nos oitavos da Liga Europa

Os treinadores portugueses, que orientam a Roma e o Shakhtar Donetsk, respetivamente, vão defrontar-se nos oitavos de final da Liga Europa. Ditou o sorteio realizado, esta sexta-feira, na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça, que …

"A crise devia ser paga por toda a burguesia do teletrabalho"

"É preciso distribuir o mal pelas aldeias" e, por isso, as pessoas que "não perderam rendimentos", nomeadamente "toda a burguesia do teletrabalho", deviam estar sujeitas a "um imposto extraordinário" para ajudar a pagar a crise. …

"Uma mão cheia de nada". Norte critica Plano de Recuperação e quer metade da bazuca europeia

Autarcas do norte consideram que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), financiado pela chamada bazuca europeia, não prevê investimentos suficientes para a região, considerando que esta devia receber quase metade dos fundos que o …

Regras para testagem em escolas, empresas e prisões vão ser alteradas

A DGS tinha previsto a testagem a cada duas semanas em escolas, empresas e prisões nas populações de concelhos com uma taxa de incidência de 480 novos casos por 100.000 habitantes. Agora, este valor vai …

Parlamento holandês reconhece "genocídio" dos chineses uigures

O Parlamento dos Países Baixos votou esta sexta-feira a favor de considerar “genocídio” a repressão e violações dos direitos humanos da minoria étnica chinesa de origem muçulmana uigur, sendo o primeiro na Europa a assumir …