/

Há uma Super Lua esta quarta-feira, a última deste ano

Não se esqueça: na noite desta quarta-feira, há uma Super Lua para admirar, a segunda e última deste ano.

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), depois da primeira Super Lua do ano, que ocorreu a 27 de abril, segue-se a segunda e última de 2021, que vai ocorrer já esta quarta-feira, dia 26 de maio. A melhor hora para observar o fenómeno será pelas 21h14.

O OAL explica que se fala em Super Lua “sempre que o instante de Lua Cheia ocorre quando a Lua está a uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu da sua órbita”, o que, em termos temporais, “significa que a diferença entre os instantes de Lua Cheia e do perigeu é menor do que um dia e oito horas”.

O observatório nota que a Lua vai parecer maior do que o habitual, não apenas devido à ocorrência do fenómeno de Super Lua, mas também porque, estando mais “próxima do horizonte, vê-se mais ampliada”, mas que isto, na verdade, é “apenas ilusão ótica”.

Vai também ocorrer um eclipse total da Super Lua, mas que não será visível em Portugal, uma vez que ocorrerá às 12h14, ou seja, à luz do dia.

“Neste dia, a Lua começará a entrar na penumbra pelas 09h46. Às 10h45, entra na sombra e ficará completamente coberta a partir das 12h10. Pelas 12h19 o eclipse atinge o seu máximo, permanecendo na totalidade até às 12h28. A partir das 13h53, a Lua sai totalmente da sombra, terminando a ultima fase do eclipse pelas 14h51”, explica o OAL.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.