/

Há um superaglomerado de galáxias escondido no Universo primitivo

L. Calçada & Olga Cucciati et al. / ESO

O Hyperion foi encontrado, com a ajuda do Hubble, na constelação equatorial Sextans

É a maior estrutura astronómica alguma vez conhecida do antigo Universo. As evidências sugerem que a sua massa seja equivalente às maiores estruturas encontradas no Universo atual.

A equipa de investigadores, liderada por Olga Cucciati, do Instituto Nacional de Astrofísica de Bolonha, deu o nome “Hyperion” à estrutura, que representa a “mais gigantesca” já encontrada de uma fase tão precoce da formação do Universo.

“Esta é a primeira vez que uma estrutura tão grande foi identificada pouco mais de dois mil milhões de anos após o Big Bang”, referiu Olga Cucciati, citada pelo ScienceAlert.

A equipa localizou o Hyperion na constelação equatorial Sextans, com recurso ao Telescópio Espacial Hubble. Segundo a cientista, este tipo de estruturas são, normalmente, descobertas depois de “o Universo ter tido tempo para evoluir e construir coisas grandes”. Mas a Hyerion desenvolveu-se quando o Universo ainda era relativamente jovem.

A estrutura é complexa. Apesar de ser semelhante aos superaglomerados mais próximos da Terra em termos de tamanho, a estrutura é diferente, uma vez que contém pelo menos sete picos de densidade, ou regiões mais densas, que são conectados por filamentos de galáxias.

Os investigadores acreditam que a diferença acontece porque os superaglomerados mais próximos da Terra poderão ter tido mais tempo para tornar as suas galáxias em aglomerados discretos. Nesta lógica, ao longo dos anos, a Hyperion irá provavelmente organizar-se numa estrutura semelhante.

“Compreender a Hyperion e como ele se compara às estruturas recentes semelhantes pode mostrar a forma como o Universo se desenvolveu no passado e evoluirá no futuro”, segundo Olga Cucciati.

O trabalho vai ser publicado na revista Astronomy & Astrophysics, estando disponível em pré-publicação no arxiv, repositório da Biblioteca da Universidade de Cornell.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.