Sumo de tomate sem sal pode ajudar a reduzir a hipertensão

Beber sumo de tomate sem sal pode ajudar a reduzir a hipertensão, condição que afeta cerca de 25% da população portuguesa, revelou um novo estudo.

De acordo com a publicação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Food Science & Nutrition, beber este sumo de fruta de forma regular e sem sal pode atenuar os sintomas da pressão alta.

Para chegar a esta conclusão, a equipa monitorizou 184 homens e 297 mulheres que, durante um ano, beberam este sumo de fruta sem sal na quantidade que quiseram, tal como descreve o Notícias ao Minuto.

Ao fim de um anos, os cientistas perceberam que a pressão arterial sistólica (PAS) dos participantes reduziu em média de 141.2 para 137.0 mmHg e a pressão diastólica (PAD) diminuiu de cerca de 83.3 para 80.9 mmHg.

Os números, explicam os especialistas na mesma publicação, foram semelhantes entre homens e mulheres de faixas etárias diferentes.

“Esta investigação é a primeira que investigou o impacto do tomate ou de um produto à base de tomate nos marcadores de risco de doenças cardiovasculares ao longo de um ano e entre várias faixas etárias. E os resultados são massivamente positivos”, escreveram.

Face aos resultados, a equipa recomenda a toma diária de um copo de sumo de tomate sem sal. Contudo, advertem, este hábito não excluiu nem substitui o acompanhamento médico e eventual medicação prescrita para tratar a hipertensão.

A hipertensão, que afeta 25% dos portugueses, pode levar a doenças cardíacas, enfartes e acidentes vasculares cerebrais, quando não tratada.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Para além de autocarros, Cascais quer comboios gratuitos dentro do município

Desde 1 de janeiro de 2020, Cascais tornou-se no primeiro concelho do país a ter transportes públicos rodoviários gratuitos. Agora, quer alargar a iniciativa aos comboios. "Estamos a abrir um novo paradigma, que encara a mobilidade …

Governo convoca sindicatos para negociar aumentos acima dos 0,3%

O Governo convocou as estruturas sindicais da administração pública para voltar a negociar a proposta dos aumentos salariais de 0,3% para este ano. De acordo com a agência Lusa, o Governo convocou as estruturas sindicais da administração …

Governo prepara injeção final de 1400 milhões no Novo Banco

Desde a venda, em outubro de 2017, o Estado já injetou 1,9 mil milhões de euros no Novo Banco. Agora, o Fundo de Resolução estuda injetar mais 1,4 mil milhões. O Fundo de Resolução e o …

Em Espanha, há jogadores a serem pressionados a sair para países árabes

Jogadores do UD Almería estão a ser pressionados pelo dono do clube a sair para clubes de países árabes. Alguns atletas já apresentaram queixa ao sindicato. O xeique Turki Al-Sheikh, dono do Almería, da segunda divisão …

Chuva forte inunda Hospital de São José, em Lisboa

As chuvas fortes que se fizeram sentir esta quinta-feira inundaram o Hospital de São José, em Lisboa, deixando algumas salas alagadas. A informação é avançada pelo Correio da Manhã, que publicada algumas fotografias nas quais se …

Aos 58 anos, Carlos Sainz volta a fazer história ao conquistar o seu terceiro Dakar

Carlos Sainz reforçou o estatuto de piloto mais veterano a conquistar o Dakar, ampliando assim por mais um par de anos o recorde que já lhe pertencia. O espanhol Carlos Sainz (Mini) conquistou a terceira vitória …

Alunos até ao 6.º ano vão poder ficar nas escolas das 9 às 17 horas

O princípio da Escola a Tempo Inteiro (ETI), que permite prolongar o horário escolar dos alunos do 1.º ciclo através de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), vai ser também alargado aos estudantes do 2.º ciclo. …

Bruno Fernandes corre risco de não fazer o último jogo contra o Benfica

Com a transferência de Bruno Fernandes para o Manchester United quase fechada, o internacional português corre o risco de não alinhar esta sexta-feira no dérbi com o Benfica. A notícia avançada hoje pelo Correio da Manhã …

Carreiras chama "traidor" a Rio (e considera que Passos Coelho voltará a unir o partido)

O autarca de Cascais, Carlos Carreiras, classifica Rui Rio como "traidor" e considera que, "se e quando decidir voltar", Pedro Passos Coelho voltará a unir o PSD. Carlos Carreiras, presidente da maior autarquia social-democrata do país, …

Docentes com mais de 60 anos podem deixar de dar aulas

Tiago Brandão Rodrigues colocou em cima da mesa a opção de docentes com mais de 60 anos poderem deixar de dar aulas e passar a desempenhar outras atividades nas escolas. Na nota de apresentação do Orçamento …