/

Sumo de tomate sem sal pode ajudar a reduzir a hipertensão

Beber sumo de tomate sem sal pode ajudar a reduzir a hipertensão, condição que afeta cerca de 25% da população portuguesa, revelou um novo estudo.

De acordo com a publicação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Food Science & Nutrition, beber este sumo de fruta de forma regular e sem sal pode atenuar os sintomas da pressão alta.

Para chegar a esta conclusão, a equipa monitorizou 184 homens e 297 mulheres que, durante um ano, beberam este sumo de fruta sem sal na quantidade que quiseram, tal como descreve o Notícias ao Minuto.

Ao fim de um anos, os cientistas perceberam que a pressão arterial sistólica (PAS) dos participantes reduziu em média de 141.2 para 137.0 mmHg e a pressão diastólica (PAD) diminuiu de cerca de 83.3 para 80.9 mmHg.

Os números, explicam os especialistas na mesma publicação, foram semelhantes entre homens e mulheres de faixas etárias diferentes.

“Esta investigação é a primeira que investigou o impacto do tomate ou de um produto à base de tomate nos marcadores de risco de doenças cardiovasculares ao longo de um ano e entre várias faixas etárias. E os resultados são massivamente positivos”, escreveram.

Face aos resultados, a equipa recomenda a toma diária de um copo de sumo de tomate sem sal. Contudo, advertem, este hábito não excluiu nem substitui o acompanhamento médico e eventual medicação prescrita para tratar a hipertensão.

A hipertensão, que afeta 25% dos portugueses, pode levar a doenças cardíacas, enfartes e acidentes vasculares cerebrais, quando não tratada.

ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.