Sumérios viajaram para o espaço há 7 mil anos (diz ministro iraquiano)

As primeiras viagens espaciais foram realizadas pela civilização suméria há sete mil anos, segundo uma teoria do ministro iraquiano dos Transportes, Kazem Finjan, que diz também que foram os sumérios que descobriram Plutão.

Kazem Finjan deixou uma plateia de jornalistas perplexos durante uma conferência de imprensa onde defendeu que as primeiras viagens ao espaço aconteceram há sete mil anos, no tempo da civilização suméria.

O ministro dos Transportes iraquianos acredita que os antigos sumérios, que habitaram a Mesopotâmia (onde actualmente se situa o sul do Iraque) entre 5500 e 4000 a.C., construíram o primeiro aeroporto do mundo que terá servido para fazer viagens para o espaço.

A partir deste suposto centro de exploração espacial erguido há sete mil anos, os sumérios descobriram Plutão, disse também Finjan, conforme declarações divulgadas pelo site The New Arab.

As alegações do ministro iraquiano estão a deixar o mundo perplexo e são tão estranhas que deixaram os jornalistas presentes na conferência sem “coragem” para o contradizer, salienta o investigador Hayder al-Khoei, do Centro Para os Estudos Académicos Islâmicos Shi’a no Reino Unido, a par de um vídeo com as palavras de Finjan.

O ministro assegurou aos jornalistas estupefactos que basta estudar as obras de especialistas na civilização suméria para confirmar a sua teoria, citando em especial o investigador russo Samuel Kramer, falecido em 1990 nos EUA, onde vivia exilado.

Kramer foi considerado um dos maiores especialistas do mundo na cultura suméria e editou vários trabalhos sobre o assunto, nomeadamente o livro “The Sumerians“, onde aborda o conhecimento que a antiga civilização tinha sobre o sistema solar.

Os sumérios são considerados uma civilização à frente do seu tempo, com grandes contributos para o desenvolvimento da escrita e da agricultura, e há várias teorias da conspiração sobre as suas ligações a extraterrestres.

Contudo, as palavras do ministro iraquiano estão a merecer, além do espanto, muita sátira nas redes sociais. Um jornalista da televisão Al Jazeera, Amer Al-Kubaisi, chegou a chamar-lhe “imbecil” e a agradecer “a Alá pela bênção de um cérebro“, conforme cita o site Memo.

Para todos os efeitos, a primeira viagem espacial foi realizada em 1961 pelo astronauta russo Yuri Gagarin.

SV, ZAP

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Se analisarem as imagens esculpidas na pedra de tempos antigos, vão descobrir que se calhar este senhor sabe o que diz. Pena que o comum dos mortais ande com a cabeça mergulhada em pokemons e facebooks e não “ganhe” tempo a ver as coisas com olhos de ver. Façam uma pesquisa na internet (em inglês de preferência) e observem bem imagens como a que está publicada: já repararam que se a figura, que está sentada, se levantar, fica com quase o dobro da altura dos que estão de pé? Pensaram nisso? Ou limitarem-se a ir atrás de outras opiniões e também acharam que o senhor é imbecil? Vejam as imagens e pensem com a própria cabeça, analisem o que observam. Vão descobrir muito , garanto….

    • Exactamente.
      Há documentos escritos que comprovam que os Sumérios tinham conhecimento da existência de um planeta para lá de Neptuno, que se julga ser Plutão. Chamaram-lhe “Nibiru”.
      Eram, indiscutivelmente uma civilização muito avançada para o seu tempo. Tinham um sistema juridico avançado, permitiam o divórcio e a adopção, temas que ainda hoje constituem tabú para muita gente. Naquela época, com a descoberta da roda ( que lhes foi atribuida) desenvolveram sistemas agricolas muito “á frente”. Já faziam cirurgias. Tinham um sistema de comercio muito bem organizado, com “relatórios” completos de viajem, inventários, etc. Tudo isto está documentado.
      Não há duvida, que há espaço legitimo para a duvida, sobre este assunto mas, é como o meu amigo “researcher” diz, hoje anda tudo mais entretido com “pokemons”, “facebooks”, “casas dos segredos” e “big brothers”. Matérias mais profundas dão trabalho aos neurónios. É uma maçada.

  2. Mais tolo do que diz as “tolices” é quem não se debruça um pouco sobre o fundo de verdade da “tolice” pronunciada. Bem haja, Researcher, por ter uma mente mais “à frente” e saber ponderar sobre as “verdades escondidas”.

  3. É impossível compreendermos o presente sem conhecermos o passado.
    É preciso é calma! Não se ofendam uns aos outros…todos têm a sua razão…conforme o ponto de vista de cada um. A razão perde-se quando se parte para a falta de respeito. O ministro iraquiano dos Transportes, Kazem Finjan, defende o seu ponto de vista, isto não quer dizer que todos tenham que concordar com ele…é apenas o seu ponto de vista. Ele leu, viu imagens e interpretou à sua forma, depois falou sobre o que entendeu. Achou que o devia fazer da forma como fez. O que ganhou com isso? Está à vista de todos nós.

  4. Sempre que é apresentada uma nova realidade as nossas mentes percorrem estas fases: “ridicularizar”, “negar” e por fim “aceitar”. Ainda vamos na primeira fase…

  5. O homem está baseado sobre informações de ultima hora enviadas pelo SADAM acabadinho de chegar agora a Plutão depois de uma penosa viagem pelo espaço.

RESPONDER

Trump obriga grupo chinês a vender operações do TikTok nos EUA

O Presidente norte-americano deu, na sexta-feira, 90 dias ao grupo chinês ByteDance para vender as suas operações do TikTok nos Estados Unidos, segundo um decreto presidencial assinado por Donald Trump. Trump tem acusado nos últimos meses, …

Pandemia fez com que quase metade dos portugueses poupe menos

Quase metade dos portugueses (48%) afirma poupar menos devido ao impacto da pandemia, embora mais de um terço assuma que a crise sanitária está a ter um efeito positivo nos seus gastos, segundo um estudo …

"Ministra da Insensibilidade Social". CDS pede a demissão de Ana Mendes Godinho

O CDS criticou este sábado a reação da ministra a Solidariedade Social à morte de 18 idosos num lar em Reguengos de Monsaraz e considerou que Ana Mendes Godinho desvaloriza o impacto da pandemia nos …

Esgotos de dois milhões de portugueses monitorizados para prever segunda vaga de covid-19

Os esgotos de dois milhões de portugueses estão a ser monitorizados para detetar a eventual presença do vírus da covid-19 e prever uma nova vaga. O Jornal de Notícias avança este sábado que a análise está …

Covid-19. Mais 198 infetados e 3 mortes em Portugal

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 198 casos de infeção por covid-19 e três óbitos, de acordo com o boletim epidemiológico publicado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico Direção-Geral da Saúde (DGS) desde …

Média já divulgaram publicidade institucional (mas Estado ainda não lhes pagou)

O Sindicato dos Jornalistas lamentou esta sexta-feira que o Governo não tenha disponibilizado os 15 milhões de euros relativos à compra antecipada de publicidade institucional, vincando que o executivo está em dívida com as empresas …

Autoridades admitem que extrema-direita vá vigiar manifestações antifascistas de domingo

A Frente Unitária Antifascista anunciou que vai organizar no próximo domingo duas manifestações - uma Lisboa (Praça Luís de Camões) e outra no Porto (Avenida dos Aliados). O mote é a luta contra o fascismo. Estas manifestações …

Marcelo não entende por que Portugal continua na "lista negra" do Reino Unido (e leu os relatórios de Reguengos)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse, em declarações transmitidas pela RTP3, que não entende porque é que Portugal continua na "lista negra" do Reino Unido. Em declarações transmitidas pela RTP3 a partir de …

Estado só recuperou 21% dos créditos tóxicos do BPN

O Estado apenas recuperou 21% dos créditos tóxicos do Banco Português de Negócios, que derivaram da nacionalização da instituição bancária em 2008. Até final de 2019, o Estado só conseguiu recuperar 21% da carteira de créditos …

Novas matrículas "só" vão durar 45 anos (por causa das palavras obscenas)

O novo formato de matrículas entrou em vigor a 2 de março. As novas matrículas vão durar menos tempo do que poderiam porque não serão usadas combinações “que possam formar palavras ou siglas que se …