Suíços rejeitam salário mínimo mais alto do mundo

bien.ch

-

Os suíços rejeitaram este domingo a introdução de um salário mínimo único de cerca de 3.300 euros, que seria o mais elevado do mundo, segundo as primeiras projeções ao referendo realizadas pelo instituto helvético GFS.bern.

Apenas 23% dos suíços votaram favoravelmente à introdução de um salário mínimo de 22 francos suíços por hora (18 euros), o equivalente a um salário bruto de 4.000 francos suíços (3.300 euros) para 42 horas de trabalho semanais, segundo a primeira projeção ao referendo de hoje, cuja margem de erro é de 3%.

De acordo com os primeiros resultados divulgados após o encerramento das urnas às 12:00 locais (11:00 em Lisboa), o “não” venceu em Genebra (66,2%) e em Bâle (62,8%). No cantão de Vaud, pelo menos 74% dos eleitores votaram contra a medida.

Caso os suíços votassem a favor da introdução do salário mínimo único, este seria o mais elevado do mundo, com o valor mais alto pago por cada hora de trabalho.

Se em França o valor pago por hora é de 9,43 euros, em Espanha é de 5,05 euros. Espera-se que na Alemanha o valor pago por cada hora de trabalho passe para os 8,50 euros em 2015.

Segundo os sindicatos e os partidos de esquerda na Suíça, o custo de vida muito elevado no país justificava a introdução de um salário mínimo de 4.000 francos suíços.

No entanto, a maioria da população acredita que um salário tão elevado não favorece a descida do desemprego, quase inexistente no país. Em abril, a taxa de desemprego na Suíça era de 3,2%.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …

PJ deteve português suspeito de apoiar Estado Islâmico

Um português foi detido, na madrugada de domingo, por suspeitas de apoiar o Estado Islâmico, tendo sido hoje ouvido em tribunal, que decretou como medida de coação a prisão preventiva, informaram as autoridades judiciais. Num comunicado …