Suécia reconhece oficialmente estado Palestiniano

magneh / FLickr

-

A Suécia reconheceu esta quinta-feira  oficialmente o estado da Palestina, informou a ministra sueca dos Negócios Estrangeiros, menos de um mês depois de o Governo ter anunciado a intenção de avançar com o controverso reconhecimento.

“Hoje, o Governo tomou a decisão de reconhecer o Estado da Palestina”, disse a ministra Margot Wallstrom, num comunicado publicado no jornal Dagens Nyheter.

“É um passo importante, que confirma o direito da Palestina à autodeterminação“, disse, manifestando a esperança de que esta atitude “abra caminho para outros” países fazerem o mesmo.

O primeiro-ministro da Suécia, Stefan Loefven, anunciou na sua primeira intervenção no parlamento, no início de outubro, que o seu país seria o primeiro da União Europeia, na Europa ocidental, a reconhecer o estado palestiniano.

Enquanto os palestinianos saudaram a iniciativa, Israel convocou o embaixador sueco para expressar a sua desilusão e protestar.

Há muito que Israel insiste que a Palestina só pode receber o prometido estado através de negociações diretas e não através de outros canais diplomáticos.

Sete países membros da União Europeia, na Europa de leste e no Mediterrâneo, já reconheceram o estado palestiniano – Bulgária, Chipre, República Checa, Hungria, Malta, Polónia e Roménia. A Islândia, que não pertence à União Europeia, foi o único país da Europa ocidental que o fez até agora.

Israel condena reconhecimento do Estado da Palestina pela Suécia

Israel condenou hoje o reconhecimento do Estado da Palestina por parte da Suécia, sublinhando que esta resolução irá fortalecer os extremistas muçulmanos. “É uma decisão lamentável, que reforçará os elementos extremistas e a política de recusa dos palestinianos”, disse num comunicado o ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Avigdor Lieberman.

A iniciativa sueca provocou “grandes danos e não tem utilidade“, acrescentou. Lieberman reiterou que as negociações entre israelitas e palestinianos deveriam, segundo Israel, preceder ao reconhecimento de um Estado da Palestina. Iniciativas comos estas da Suécia “reforçam as exigências irrealistas dos palestinianos e diminuem a possibilidade de um acordo”, segundo Lieberman.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estes Suecos da trêta vivem no bem bom mas pode ser que um dia começem a ter problemas como outras nações, não que a Palestina não tenha direito a ser uma nação mas tudo leva o seu tempo e não o reconhecimento por hipócrisia

  2. O seu comentário foi feito porque certamente tinha mesmo muita vontade de dizer “estes suecos da trêta” porque dizer de um conflito que à décadas que leva o seu tempo é talvez demasiado ligeiro visto que é um conflto que se tem traduzido na total destabilização do medio oriente e tem levado à também manutenção de regimes ditatoriais e corruptos que governam com e para as suas elites e com total desconsideração pelos seus povos, por isso parece-me uma noticia de louvar que a suécia tenha avançado com o reconhecimento do Estado Palestiniano, melhor seria que outros estados o fizessem de forma a termos uma situação em termos de direito internacional que deixasse a posição do Estado de Israel enfraquecida.

RESPONDER

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …

Cortina do abraço permite às famílias reencontrar os familiares num lar de São Paulo

Abraçar, tocar e até dançar. Uma cortina do abraço permite que filhos visitem seus pais residentes numa casa de repouso em São Paulo. O empresário Bruno Zani, autor da criação, pretende agora colocar a cortina …

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas com os amigos

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas não só com as suas progenitoras mas também com os seus pares, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido. De acordo …