Suécia reconhece oficialmente estado Palestiniano

magneh / FLickr

-

A Suécia reconheceu esta quinta-feira  oficialmente o estado da Palestina, informou a ministra sueca dos Negócios Estrangeiros, menos de um mês depois de o Governo ter anunciado a intenção de avançar com o controverso reconhecimento.

“Hoje, o Governo tomou a decisão de reconhecer o Estado da Palestina”, disse a ministra Margot Wallstrom, num comunicado publicado no jornal Dagens Nyheter.

“É um passo importante, que confirma o direito da Palestina à autodeterminação“, disse, manifestando a esperança de que esta atitude “abra caminho para outros” países fazerem o mesmo.

O primeiro-ministro da Suécia, Stefan Loefven, anunciou na sua primeira intervenção no parlamento, no início de outubro, que o seu país seria o primeiro da União Europeia, na Europa ocidental, a reconhecer o estado palestiniano.

Enquanto os palestinianos saudaram a iniciativa, Israel convocou o embaixador sueco para expressar a sua desilusão e protestar.

Há muito que Israel insiste que a Palestina só pode receber o prometido estado através de negociações diretas e não através de outros canais diplomáticos.

Sete países membros da União Europeia, na Europa de leste e no Mediterrâneo, já reconheceram o estado palestiniano – Bulgária, Chipre, República Checa, Hungria, Malta, Polónia e Roménia. A Islândia, que não pertence à União Europeia, foi o único país da Europa ocidental que o fez até agora.

Israel condena reconhecimento do Estado da Palestina pela Suécia

Israel condenou hoje o reconhecimento do Estado da Palestina por parte da Suécia, sublinhando que esta resolução irá fortalecer os extremistas muçulmanos. “É uma decisão lamentável, que reforçará os elementos extremistas e a política de recusa dos palestinianos”, disse num comunicado o ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Avigdor Lieberman.

A iniciativa sueca provocou “grandes danos e não tem utilidade“, acrescentou. Lieberman reiterou que as negociações entre israelitas e palestinianos deveriam, segundo Israel, preceder ao reconhecimento de um Estado da Palestina. Iniciativas comos estas da Suécia “reforçam as exigências irrealistas dos palestinianos e diminuem a possibilidade de um acordo”, segundo Lieberman.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estes Suecos da trêta vivem no bem bom mas pode ser que um dia começem a ter problemas como outras nações, não que a Palestina não tenha direito a ser uma nação mas tudo leva o seu tempo e não o reconhecimento por hipócrisia

  2. O seu comentário foi feito porque certamente tinha mesmo muita vontade de dizer “estes suecos da trêta” porque dizer de um conflito que à décadas que leva o seu tempo é talvez demasiado ligeiro visto que é um conflto que se tem traduzido na total destabilização do medio oriente e tem levado à também manutenção de regimes ditatoriais e corruptos que governam com e para as suas elites e com total desconsideração pelos seus povos, por isso parece-me uma noticia de louvar que a suécia tenha avançado com o reconhecimento do Estado Palestiniano, melhor seria que outros estados o fizessem de forma a termos uma situação em termos de direito internacional que deixasse a posição do Estado de Israel enfraquecida.

RESPONDER

Em Sydney, as cacatuas aprenderam a assaltar caixotes do lixo. A técnica já é popular

A técnica é simples: agarrar a tampa do caixote do lixo com o bico, abri-la, e em seguida arrastar as patas de modo a colocar a tampa para trás. Em Sidney, este é o método …

Bolsonaro já ameaçou um golpe militar. Brasileiros temem agora que esteja a planear um

Há mais de duas décadas, Jair Bolsonaro ameaçou que faria um gole militar se fosse Presidente. Agora, os brasileiros temem que ele cumpra com a sua "promessa". Numa entrevista televisiva de 1999, o então deputado Jair …

Descoberta de naufrágios da Segunda Guerra pode estimular turismo subaquático em Itália

Quem visitar o sul de Itália no futuro poderá vir a contar com uma nova atividade. A recente descoberta de quarenta naufrágios na costa da ilha de Lampedusa poderá dar origem a uma nova oportunidade …

Costa diz que recuperação económica tem de ser feita "com os olhos postos no futuro"

O primeiro-ministro salientou, este domingo, que a recuperação económica do país "tem de ser feita com os olhos postos no futuro", considerando essencial assegurar condições às novas gerações para se autonomizarem. "A recuperação económica tem de …

Centenas de vendedores de rua na Índia são milionários em segredo

O Fisco indiano descobriu que centenas de vendedores de rua são milionários em segredo. Estes comerciantes foram apanhados a fugir aos impostos. Quando pensamos em milionários, provavelmente imaginamos uma pessoa com uma grande mansão, carros desportivos …

Portugal com mais oito mortes e 2625 novos casos de covid-19

Portugal registou, este domingo, mais oito mortes e 2625 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2625 novos …

"Cabrita transformou-se numa espécie de ministro sempre em pé", diz líder do CDS

O líder do CDS-PP disse, este sábado, que o país já não confia no ministro da Administração Interna, a quem apelidou de "ministro sempre em pé", adiantando que já se fazem apostas sobre quando será …

A arma que matou o famoso pistoleiro do Velho Oeste "Billy the Kid" vai a leilão

O revólver que matou um dos homens procurados mais famosos do Velho Oeste, há mais de um século, vai a leilão no próximo mês. William "Billy the Kid" Bonney, pseudónimo de William Henry McCarty, foi um …

Milhares protestam em França e Itália contra novas medidas anti-covid

Milhares de pessoas manifestaram-se, este sábado, em várias cidades de França e Itália contra as medidas para controlar a pandemia, sobretudo contra a obrigatoriedade do uso do "passe sanitário" para entrar em espaços públicos. Com gritos …

O holograma de Whitney Houston vai dar um concerto em Las Vegas

No outono, poderá desfrutar de um concerto de Whitney Houston em Las Vegas. A diva será reencarnada, áudio e visualmente, no espetáculo An Evening With Whitney: The Whitney Houston Hologram Concert. Segundo a Forbes, o holograma …