Suécia quer assinar acordo com Equador para interrogar Julian Assange

wheelzwheeler / Flickr

Julian Assange, fundador da WikiLeaks

Julian Assange, fundador da WikiLeaks

A Suécia espera assinar, até ao Natal, um acordo com o Equador para interrogar Julian Assange, suspeito de violação e a viver há mais de três anos na embaixada equatoriana em Londres, declarou hoje uma responsável sueca.

“Esperamos chegar em breve a acordo… antes do Natal”, declarou Cecilia Riddselius, responsável do Ministério da Justiça sueco.

Responsáveis suecos e equatorianos reuniram-se hoje, pela primeira vez, em Estocolmo, para elaborar um acordo de cooperação judiciário entre os dois países.

Riddselius garantiu que este acordo não se limitava apenas ao caso Assange.

“Trata-se de um acordo geral de cooperação judiciária em casos criminais”, acrescentou.

Enquanto este acordo bilateral não for concluído, Quito recusa abrir as portas da embaixada londrina aos investigadores suecos, que pretendem interrogar o fundador do ‘site’ WikiLeaks, acusado de violação, em 2010, por uma sueca.

Até meados deste mês, o australiano, de 44 anos, era também acusado de agressão sexual, que prescreveu ao fim de um prazo de cinco anos por não ter sido apresentada uma acusação formal.

Alvo de um mandado de detenção europeu, Julian Assange recusa-se a viajar para a Suécia com medo de ser extraditado para os Estados Unidos, onde poderá ser processado pela publicação, pelo WikiLeaks, em 2010, de 500 mil documentos secretos da Defesa norte-americana relativos ao Iraque e o Afeganistão e 250 mil comunicações diplomáticas.

Na primavera, o ministério público sueco aceitou deslocar-se a Londres para interrogar Assange na embaixada do Equador, que concedeu asilo ao australiano em 2012.

As negociações decorreram no sábado, lideradas pelo lado sueco pela secretária de Estado Ann Linde, “braço direito” do ministro do Interior, e pelo lado sueco por Férnando Yepez Lasso, vice-secretário para a América do Norte e Europa.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Liga Portugal abre inquérito à SAD do Feirense

A Liga vai solicitar a abertura de um processo de inquérito ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), devido à ligação do detentor maioritário da SAD do Feirense a uma casa de …

Morreu John Hume, artífice da paz na Irlanda do Norte

O político da Irlanda do Norte, Prémio Nobel da Paz e artífice da reconciliação na província britânica marcada por décadas de conflito morreu, esta segunda-feira, aos 83 anos, anunciou a família. "John Hume morreu de madrugada na …

OMS admite que pode nunca vir a existir "uma panaceia" contra a covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, esta segunda-feira, que talvez nunca venha a existir "uma panaceia" contra a pandemia de covid-19, apesar das investigações em curso que procuram conseguir uma vacina contra a doença. "Não …

"Lei fundamental é violada por todos os lados". Oposição venezuelana recusa-se a participar nas eleições

Os 27 partidos políticos venezuelanos que se opõem ao chavismo decidiram no domingo não concorrer às eleições legislativas agendadas para dezembro por considerá-las uma "fraude". Entre os partidos, estão aqueles com representação parlamentar, que assinaram um …

Médias dos exames nacionais subiram. Só MACS teve média negativa

As médias nos exames nacionais deste ano subiram em todas as disciplinas em relação ao ano passado, com exceção de duas provas, segundo dados oficiais divulgados esta segunda-feira. De acordo com os dados do Júri Nacional …

Mortes por covid-19 no Irão são quase o triplo dos números oficiais

O número de mortes causadas pela covid-19 no Irão pode ser quase três vezes superior aos números oficiais, o que significa que as autoridades iranianas estão a tentar esconder a gravidade da pandemia no país. Segundo …

Revelado contrato oferecido pelo Real Madrid a Lewandowski. Só faltava assinar

O diário polaco Onet Sport revelou esta domingo o contrato oferecido pelo Real Madrid a Robert Lewandowski no verão de 2014. De acordo com o jornal, Lewandowski esteve muito próximo de rumar a Madrid e …

Capturado El Marro, líder de um cartel dedicado ao tráfico de gasolina no México

Este domingo, as autoridades mexicanas capturaram José Antonio Yépez Ortiz, um dos criminosos mais procurados do país. Forças militares capturaram no domingo José Antonio Yépez, apelidado de "El Marro", líder de um poderoso cartel dedicado ao …

Editoras criticam prazo apertado para distribuir manuais escolares

Uma vez que os alunos não vão ter de devolver os manuais escolares este ano, as editoras são obrigadas a responder ao aumento da procura num "curtíssimo" período de tempo. Este ano, face à pandemia, os …

Portugal sem registo de mortes nas últimas 24 horas. Há 106 novos casos

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 106 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo e nenhuma morte, mostra o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS). Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde, …