Investigadores suecos pagam 23 dólares a quem se vacinar contra a covid-19

Recompensa surge no âmbito de uma pesquisa que pretende avaliar o nível de eficácia de diferentes incentivos à vacinação contra a Covid-19. O estudo conta com a participação de 8.200 voluntários com menos de 60 anos.

Como se já não existissem contrapartidas suficientes na toma da vacina contra a Covid-19, um grupo de cientistas suecos, pertencentes à Universidade de Lund, está a oferecer 23 dólares a quem decidir inocular-se. O incentivo surge no âmbito de uma investigação que pretende avaliar e testar diferentes estímulos à vacinação, contando, para isso, com 8.200 voluntários, não vacinados, com menos de 60 anos.

Os participantes foram divididos em quatro grupos, aos quais foram atribuídos diferentes incentivos. Aos integrantes do primeiro grupo foram apresentadas informações sobre as três vacinas administradas atualmente na Suécia, produzidas pela Pfizer, Moderna e Janssen; aos do segundo foi pedido que formulassem um argumento capaz de convencer terceiros de que deveriam vacinar-se; aos do terceiro que redigissem uma lista de familiares que gostariam de proteger com a vacina; e aos do quarto grupo foi atribuída uma quantia equivalente a 23 dólares.

Um quinto grupo não recebeu qualquer tipo de estímulo, apesar de os seus integrantes terem sido incentivados a vacinar-se.

A pesquisa, que se iniciou no início do ano, deverá dar os primeiros resultados em setembro, depois de os investigadores compararem as intenções dos participantes em se vacinarem e o cumprimento efetivo dessa intenção.

Armando Meier, economista e um dos autores do estudo, revelou que este fenómeno é já visível, quando se analisam os dados recolhidos no início da investigação, nos quais 80% dos participantes dizia querer vacinar-se, e as taxas de vacinação atuais entre os participantes. À CNBC, Meier afirmou que os números mais recentes indicam uma tendência de não concretização.

Atualmente, na Suécia, os níveis de vacinação diferem consoante as regiões, com muitas a disponibilizarem doses a cidadãos com mais de 18 anos — em agosto será a vez dos jovens com 16 e 17 anos. Segundo o Our World Data, 39% da população sueca está totalmente vacinada, ao passo que 22% está inoculada com uma dose.

“Não vemos grande hesitação  alta na Suécia em relação à vacinação quando comparamos com outros países, mas sabemos que a vacinação está a entrar em planalto, particularmente no que respeita às pessoas mais jovens”, afirmou Meier, que, mesmo assim, recusa a ideia de que os suecos estejam hesitantes em relação à toma da vacina ou que a população seja pró-vacinação, no campo oposto.

“Existe definitivamente uma grande vontade de nos vacinarmos“, resumiu.

Para já, o investigador prefere não escolher um dos métodos usados como mais eficaz. “Muitos governos acreditam que apelar ao civismo da população, dizendo coisas como ‘a vacina não só o protege a si, mas também aos outros’, é uma estratégia eficaz e é isso que está em causa neste tipo de mensagens”, afirmou à CNBC.

“Simultaneamente, há países que enfatizam a informação, por considerarem que se a população souber da eficácia e segurança das vacinas vai estar mais disposta a recebê-las, uma estratégia que servirá o propósito”, resumiu.

Já sobre a recompensa financeira, Armando Meier confirmou que os participantes no estudo receberam 200 coroas suecas, o equivalente a 19.5 euros, valor que foi pago através de um cartão-oferta que pode ser utilizado em lojas online.

“Isto é suposto motivar realmente as pessoas que já pretendiam ser vacinadas, mas que por algum motivo não encontravam tempo ou encaravam o gesto como um inconveniente“, atirou.

“A recompensa financeira dá-lhes motivação extra para, de facto, se vacinarem. Acho que muitos economistas partilham desta ideia“, afirmou Meier.

Não há notícias que indiquem que qualquer governo europeu, ou até mundial, tenha optado por esta técnica para aumentar os seus níveis de vacinação. Na maioria dos casos, tem sido implementada a obrigatoriedade de apresentação de um certificado que comprove a vacinação completa do indivíduo contra a Covid-19, teste negativo ou prova de imunidade ao vírus — na linha do Certificado Digital Europeu implementado pela União Europeia.

ARM, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Caro leitor,
      Obrigado pelo seu reparo.
      Efetivamente, poderíamos ter levado ao título o valor em euros (cerca de 20) em vez de dólares; no conteúdo, no entanto, especificamos o vcalor na moeda original (200 coroas suecas).

  1. Aos poucos vai-se prostituindo a sociedade a troco de qualquer coisa, na prática, é o contribuinte que irá pagar o oportunismo de alguns!

RESPONDER

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …