Suécia e Dinamarca suspendem vacina da Moderna para pessoas mais jovens

Gary Coronado / EPA

A Suécia e a Dinamarca anunciaram, esta quarta-feira, a suspensão da vacina da Moderna para faixas etárias mais jovens por precaução.

A autoridade de saúde pública sueca (Folkhälsomyndigheten), responsável pela campanha de vacinação contra a covid-19, “decidiu suspender o uso da vacina Spikevax da Moderna para todos os nascidos a partir de 1991, por princípio de precaução”, indicou num comunicado enviado à imprensa.

Esta decisão foi tomada “após sinais de maior risco de efeitos secundários, como inflamação do miocárdio e pericárdio”, segundo a nota.

De acordo com o mesmo órgão de saúde, o risco é maior após a segunda dose e no sexo masculino. “Mas o risco de ocorrer é mínimo, sendo um efeito colateral muito raro“, enfatizou a autoridade de saúde pública sueca.

“A miocardite e a pericardite costumam passar por conta própria, sem causar problemas duradouros, mas os sintomas devem ser avaliados por um médico”, explicou o comunicado.

Cerca de 81 mil pessoas com menos de 30 anos receberam a primeira dose da vacina da Moderna na Suécia, mas não a segunda. Em julho, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) estendeu a sua autorização para crianças e adolescentes entre 12 e 17 anos.

Por sua vez, a Autoridade de Saúde Dinamarquesa também anunciou que ia suspender a vacina da Moderna para pessoas abaixo dos 18 anos, depois de suspeitas de alguns efeitos secundários raros, como miocardite.

“Nos dados preliminares… há suspeitas de um maior risco de inflamações cardíacas, quando vacinados com a vacina da Moderna”, afirmou num comunicado citado pela agência Reuters.

A autoridade de saúde declarou ter tomado esta decisão, mesmo sabendo que a “inflamação do coração é um efeito secundário extremamente raro que geralmente tem um curso leve e desaparece por conta própria”.

Estes dados são referentes a um estudo nórdico, ainda não publicado, que será agora enviado para a EMA para avaliação posterior. Os dados finais são esperados dentro de um mês, acrescentou.

De acordo com a mesma agência noticiosa, os dois países passam agora a recomendar a vacina Comirnaty, da Pfizer/BioNTech, para estas faixas etárias.

Em declarações à Reuters, um porta-voz da Moderna disse que a empresa está a par da decisão da Suécia e da Dinamarca, tendo explicado que estes casos “são tipicamente leves e as pessoas tendem a recuperar num curto período de tempo”.

“O risco de miocardite é substancialmente aumentado para aqueles que contraem covid-19 e a vacinação é a melhor forma de proteção contra isso”, acrescentou.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …