Sudão pode ser o primeiro país a tornar-se inabitável devido às alterações climáticas

United Nations Photo / Flickr

-

As mudanças climáticas estão a tornar-se uma ameaça cada vez mais grave para a humanidade, podendo causar a devastação de regiões inteiras por escassez de água e alimentos.

Os cientistas continuam a alertar sobre as consequências das mudanças do clima – uma prova disso é a possibilidade de um país africano se tornar inabitável e desértico em apenas 100 anos.

Segundo o Huffington Post, o país em questão seria o Sudão, habitado por mais de 40 milhões de pessoas. A região já iniciou o processo de desertificação e tem enfrentado tempestades intensas de poeira – que são cada vez mais comuns.

“O Norte da África já é quente e a sua temperatura continua a aumentar agressivamente. Ainda neste século, uma parte da região vai ficar inabitável”, disse o climatólogo Jos Lelieveld, em entrevista à CNN.

Os cientistas prevêem que a temperatura da região aumente em três graus Celsius até 2060. Dois terços da população do Sudão vive em áreas rurais, que provavelmente serão as zonas mais atingidas por este fenómeno.

“A mudança climática não é apenas uma questão ambiental que é definida por precipitação e mudanças de temperatura, representa um grave problema de desenvolvimento sustentável que afeta todos os cidadãos do nosso país”, escreveu o ministro do Meio Ambiente do Sudão, Hassan Abdel Gadir Hilal, no plano de adaptação do país.

Um relatório do Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU revelou que, devido à redução na produção agrícola e pecuária pela má qualidade das terras, cerca de 4,6 milhões de pessoas no Sudão têm falta de alimentos.

Além disso, num futuro próximo, a possível escassez de água poderá atingir 3,2 milhões de habitantes do Sudão.

BZR, ZAP / Sputnik News

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estes serão os primeiros a tornarem-se marcianos, o melhor será mesmo começarem a montar a linha do TGV até lá, entretanto por cá os restantes vão continuando muito entretidos em guerras e outros prazeres até que chegue a sua vez.

RESPONDER

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esquerda chumba equiparação do comunismo ao nazismo

A resolução do Parlamento Europeu que condena em termos iguais o nazismo e o comunismo extremou esta sexta-feira as posições na Assembleia da República. A direita acusou a esquerda de ter duas medidas para avaliar as …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …