Sudão pode ser o primeiro país a tornar-se inabitável devido às alterações climáticas

United Nations Photo / Flickr

-

As mudanças climáticas estão a tornar-se uma ameaça cada vez mais grave para a humanidade, podendo causar a devastação de regiões inteiras por escassez de água e alimentos.

Os cientistas continuam a alertar sobre as consequências das mudanças do clima – uma prova disso é a possibilidade de um país africano se tornar inabitável e desértico em apenas 100 anos.

Segundo o Huffington Post, o país em questão seria o Sudão, habitado por mais de 40 milhões de pessoas. A região já iniciou o processo de desertificação e tem enfrentado tempestades intensas de poeira – que são cada vez mais comuns.

“O Norte da África já é quente e a sua temperatura continua a aumentar agressivamente. Ainda neste século, uma parte da região vai ficar inabitável”, disse o climatólogo Jos Lelieveld, em entrevista à CNN.

Os cientistas prevêem que a temperatura da região aumente em três graus Celsius até 2060. Dois terços da população do Sudão vive em áreas rurais, que provavelmente serão as zonas mais atingidas por este fenómeno.

“A mudança climática não é apenas uma questão ambiental que é definida por precipitação e mudanças de temperatura, representa um grave problema de desenvolvimento sustentável que afeta todos os cidadãos do nosso país”, escreveu o ministro do Meio Ambiente do Sudão, Hassan Abdel Gadir Hilal, no plano de adaptação do país.

Um relatório do Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU revelou que, devido à redução na produção agrícola e pecuária pela má qualidade das terras, cerca de 4,6 milhões de pessoas no Sudão têm falta de alimentos.

Além disso, num futuro próximo, a possível escassez de água poderá atingir 3,2 milhões de habitantes do Sudão.

BZR, ZAP / Sputnik News

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estes serão os primeiros a tornarem-se marcianos, o melhor será mesmo começarem a montar a linha do TGV até lá, entretanto por cá os restantes vão continuando muito entretidos em guerras e outros prazeres até que chegue a sua vez.

RESPONDER

Governo confirma que nunca avaliou impacto dos vistos gold. Só 5% foram recusados

O Ministério da Administração Interna (MAI) confirmou que não foram realizadas avaliações ao impacto dos vistos gold e que não cabe ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) controlar as origens do capital investido em …

Conselho de Finanças Públicas alerta para "risco de desvio significativo" no ritmo de ajustamento estrutural

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alerta para um "risco de desvio significativo" do ritmo de ajustamento estrutural da economia portuguesa em 2020, avisando que a evolução programada da despesa no OE2020 "não cumpre o …

Carolina Salgado condenada a pena de quatro meses de prisão, substituída por multa de 600 euros

Carolina Salgado não cumpriu sentença do processo de difamação a Pinto da Costa. Além das 300 horas de trabalho comunitário devia ter publicado o texto da sentença no jornal e não o fez. Carolina Salgado foi …

Taiwan deteta primeiro paciente com pneumonia originária da China

A Agência Central de Notícias de Taiwan disse que uma mulher, que esteve recentemente na cidade chinesa de Wuhan, está a ser tratada e foi colocada sob quarentena, depois de se ter dirigido voluntariamente aos …

PSP investiga alegada agressão de um agente a uma mulher na Amadora

A Polícia de Segurança Pública (PSP) abriu um processo de averiguações sobre a atuação policial contra uma mulher que foi detida, no domingo, na Amadora, ocorrência que envolveu "agressões" e que resultou numa denúncia contra …

Ex-presidente da Interpol condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno

O ex-presidente da Interpol Meng Hongwei foi condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno, segundo uma declaração de um tribunal chinês divulgada esta terça-feira. Além da pena de prisão, foi multado em …

Condutor que atropelou mortalmente irmã de Djaló condenado a 16 anos de prisão

O Tribunal de Almada condenou, esta terça-feira, a 16 anos de prisão o condutor acusado do atropelamento mortal de uma jovem de 17 anos nas Festas da Moita, no distrito de Setúbal, em setembro de …

Tribunal Arbitral do Desporto mantém jogo à porta fechada na Luz

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) considerou improcedente o recurso do Benfica ao castigo de disputar um jogo à porta fechada, uma decisão que vai ser alvo de recurso do clube. Fonte oficial do Benfica confirmou, …

Portugal tem taxas de mortalidade por AVC superiores a todos os países da Europa ocidental

Segundo um estudo recente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, “Portugal ocupa apenas a 25.ª posição (em 51 países) entre as mulheres e a 28.ª posição entre os homens, com mortalidades superiores às de todos os …

Salvini renuncia à imunidade parlamentar e quer ser levado à Justiça

Matteo Salvini, investigado por ter impedido o desembarque de migrantes, quer renunciar à imunidade parlamentar e ser julgado. A poucos dias das eleições regionais, esta é uma oportunidade do ex-ministro do Interior voltar a conquistar …