Governo oferece interrail grátis a alunos que passem de ano na Universidade

Os alunos que transitem do 1.º para o 2.º ano do ensino superior com aproveitamento escolar estão com sorte: podem viajar no “Comboio do Conhecimento” durante uma semana. A partir de segunda-feira podem ser pedidos os vouchers.

Arrancam já na próxima segunda-feira as candidaturas para o programa “Comboio do Conhecimento” do Governo que oferece viagens de comboio durante uma semana aos alunos do 1.º ano de um curso superior que transitem para o 2.º com aproveitamento escolar.

“Não fiques apeado. Dá crédito aos teus estudos e vem conhecer Portugal”. Este é o mote do programa do Governo que se insere no programa “Estudar mais é preciso” que tem como objetivo promover o sucesso académico, “evidenciar os benefícios da formação superior” e “estimular a aquisição de competências e o conhecimento do território”.

De acordo com o Público, em março deste ano, um estudo pedido pelo Governo revelou que os portugueses têm expectativas negativas em relação ao retorno do investimento numa qualificação superior. Este programa tem como objetivo reverter esta conclusão.

Os alunos de cursos técnicos superiores profissionais, vem como os de licenciatura e mestrado integrado, precisam de ter completado o 1.º ano com, pelo menos, 36 créditos, no ano letivo de 2017-2018 para poderem aceder à viagem.

“São anos exigentes”, afirmou à Lusa a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, aquando do anúncio da iniciativa do Governo. “É um estímulo para conhecer o território e a identidade nacional” disse na altura.

A Globestamp é a aplicação do programa na qual os estudantes podem obter informações dos sítios onde vão parando ao viajar nos comboios da CP. Podem também partilhar a sua experiência e “impulsionar o espírito de competição saudável”.

Além do passe de sete dias consecutivos nos serviços urbano, regional, interregional e intercidades, que podem ser utilizados até ao final de 2018 , os alunos podem também usufruir de descontos nas Pousadas da Juventude.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Médico de Maradona apresenta-se voluntariamente às autoridades judiciais

O médico Leopoldo Luque apresentou-se esta segunda-feira voluntariamente às autoridades judiciais para explicar as circunstâncias em que ocorreu a morte do ex-futebolista Diego Maradona, depois de a sua casa e o seu consultório terem sido …

Itália mantém recolher obrigatório no Natal e Ano Novo

O ministro dos Assuntos Regionais italiano anunciou esta segunda-feira que o recolher obrigatório se vai manter durante o Natal e Ano Novo, no mesmo dia em que o Governo aprovou um novo plano de apoio …

Papa Francisco defende distanciamento social e é criticado por radicais de direita

Num artigo no New York Times sobre o Dia de Ação de Graças, o Papa Francisco defendeu as restrições levantadas para combater a pandemia covid-19, acabando por ser criticado por alguns radicais de direita, que …

Dez empresas e três pessoas acusadas no caso do vulcão na Nova Zelândia que fez 22 mortes

Dez empresas e três pessoas foram acusados de não cumprirem obrigações de segurança quando um vulcão na Nova Zelândia entrou em erupção em 2019, matando 22 pessoas, anunciou hoje a agência responsável pelas normas de …

Taxa de desemprego desce em setembro para os 7,9%

A taxa de desemprego recuou em setembro para 7,9%, menos 0,2 pontos do que em agosto e mais 1,4 pontos que no mesmo mês de 2019, segundo dados esta segunda-feira anunciados pelo Instituto Nacional de …

Multinacionais com mais respeito pelos direitos humanos e ambiente? Suíços dizem não

A Suíça rejeitou este domingo, em referendo, uma iniciativa que queria impor obrigações legais mais rígidas às empresas, no que se refere ao respeito pelos direitos humanos e padrões ambientais, segundo projeções adiantadas por instituto …

Brasil. Forças alternativas a Bolsonaro e Lula conquistam metade das capitais estaduais

Na segunda volta das municipais brasileiras, disputadas em 57 dos 5565 municípios do país e envolvendo mais de 38 milhões de eleitores, os políticos apoiados pelo Presidente Jair Bolsonaro e os candidatos do Partido dos …

Surto de gripe aviária no Reino Unido origina o abate de 10 mil perus

Mais de 10 mil perus vão ser abatidos no Reino Unido, devido a um surto de gripe aviária detetado numa quinta na cidade de Yorshire, no norte do país, anunciou este domingo o Governo britânico. Segundo …

Portugal com mais 78 mortos e 3.262 novos casos

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais 78 mortos relacionados com a covid-19 e 3.262 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal já registou 4.505 …

Ministra da Saúde timorense ordena apagar referências a uso de preservativos em cartazes

A ministra da Saúde timorense ordenou retirar a recomendação de uso de preservativo em cartazes distribuídos pelo país para marcar o Dia Mundial de Luta contra a SIDA, por oposição “moral” ao que considera ser …