Governo oferece interrail grátis a alunos que passem de ano na Universidade

Os alunos que transitem do 1.º para o 2.º ano do ensino superior com aproveitamento escolar estão com sorte: podem viajar no “Comboio do Conhecimento” durante uma semana. A partir de segunda-feira podem ser pedidos os vouchers.

Arrancam já na próxima segunda-feira as candidaturas para o programa “Comboio do Conhecimento” do Governo que oferece viagens de comboio durante uma semana aos alunos do 1.º ano de um curso superior que transitem para o 2.º com aproveitamento escolar.

“Não fiques apeado. Dá crédito aos teus estudos e vem conhecer Portugal”. Este é o mote do programa do Governo que se insere no programa “Estudar mais é preciso” que tem como objetivo promover o sucesso académico, “evidenciar os benefícios da formação superior” e “estimular a aquisição de competências e o conhecimento do território”.

De acordo com o Público, em março deste ano, um estudo pedido pelo Governo revelou que os portugueses têm expectativas negativas em relação ao retorno do investimento numa qualificação superior. Este programa tem como objetivo reverter esta conclusão.

Os alunos de cursos técnicos superiores profissionais, vem como os de licenciatura e mestrado integrado, precisam de ter completado o 1.º ano com, pelo menos, 36 créditos, no ano letivo de 2017-2018 para poderem aceder à viagem.

“São anos exigentes”, afirmou à Lusa a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, aquando do anúncio da iniciativa do Governo. “É um estímulo para conhecer o território e a identidade nacional” disse na altura.

A Globestamp é a aplicação do programa na qual os estudantes podem obter informações dos sítios onde vão parando ao viajar nos comboios da CP. Podem também partilhar a sua experiência e “impulsionar o espírito de competição saudável”.

Além do passe de sete dias consecutivos nos serviços urbano, regional, interregional e intercidades, que podem ser utilizados até ao final de 2018 , os alunos podem também usufruir de descontos nas Pousadas da Juventude.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

UE condena "instrumentalização" de refugiados pela Bielorrússia

A União Europeia (UE) condenou esta sexta-feira "a instrumentalização de migrantes e refugiados pelo regime bielorrusso", alegando que é "totalmente inaceitável" usar pessoas para "promover objetivos políticos" e prometeu avaliar hipótese de punição de contrabandistas. O …

André Ventura - Chega

Autárquicas serão "início do fim do reinado" de Costa. Em Moura, Ventura é apelidado de "fascista"

Esta sexta-feira à noite, em Moura, um grupo de pessoas juntou-se perto do comício de André Ventura, em protesto, apelidando o líder do Chega de "fascista". O líder do Chega, André Ventura, apresentava esta sexta-feira os …

Incêndios na Turquia chegam a zonas turísticas. Há suspeitas de mão criminosa

Os devastadores incêndios que se estão a fazer sentir na zona sul da costa da Turquia já fizeram pelo menos quatro mortes. Depois das ondas de calor mortais nas Américas, inundações na Europa e China e …

Sonae vende 24,99% da empresa que detém o Continente por 528 milhões de euros

O grupo Sonae acordou vender uma participação de 24,99% na Sonae MC, a proprietária dos supermercados Continente, por 528 milhões de euros, informou em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A alienação de …

Supertaça. Sporting e Sp. Braga defrontam-se 39 anos depois (e adeptos regressam aos estádios)

Sporting e Sp. Braga lutam este sábado pelo primeiro título da época (e os adeptos já vão estar na bancada). O encontro da 43.ª edição da supertaça Cândido de Oliveira está marcado para este sábado, …

Vacinação de crianças divide peritos. Mas sem a inoculação dos mais novos a imunidade pode não chegar

Na sexta-feira, a Direção-Geral de Saúde anunciou que recomenda que a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. No entanto, o tema está a gerar controvérsia e divide opiniões …

Governo com margem política para abdicar de 15% do Novo Banco

Em 2022, o Governo tem margem política para abdicar do direito de entrar como acionista no Novo Banco (NB), inicial­mente com uma participação de mais de 2%, mas que pode subir a 15%. Para já, nem …

Tóquio2020. Biles renuncia também às finais de salto e barras assimétricas

A ginasta norte-americana Simone Biles, que renunciou à final do concurso geral individual dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, também não vai participar das finais de domingo de salto e barras assimétricas, informou esta sexta-feira a Federação …

Governo não pediu parecer à CNPD sobre as "bodycams" em polícias. Método vai "aumentar a transparência"

A proposta da nova lei da videovigilância, que vai permitir que os polícias passem a usar câmaras nos uniformes, já foi aprovada em Conselho de Ministros, mas ainda não chegou ao Parlamento. Também não foi …

Marcelo reuniu com Lula, mas não revela o teor da conversa. Presidente diz que visita é apenas de cariz cultural

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse sexta-feira à chegada a São Paulo que a cultura tem um "papel fundamental" na convergência entre Portugal e o Brasil, rejeitando que a agenda alargada de …