Substituir o Obamacare pode esperar até depois das eleições, diz Trump

Michael Reynolds / EPA

O presidente dos EUA, Donald Trump

Os republicanos ainda não conseguiram arranjar uma solução alternativa ao Obamacare, o programa do ex-presidente Barack Obama, que deu seguros de saúde a milhões de americanos. Trump garante que a sua substituição pode esperar até depois das eleições do próximo ano.

As promessas dos congressistas republicanos já foram feitas há muito tempo, prometendo um novo plano de saúde para os Estados Unidos. No entanto, ainda não conseguiram chegar a um consenso numa proposta para substituir o Obamacare. Trump mostrou-se disposto a esperar até depois das presidenciais do próximo ano para o fazer.

O presidente americano garante que “todos concordam que o Obamacare não funciona” e que “até os democratas o querem substituir“. O Departamento de Justiça tem em curso uma ação judicial para eliminar o programa, considerando-o “inconstitucional”.

Kellyanne Conway, uma das assessoras de Trump, disse aos jornalistas que o sistema que combina coberturas públicas e privadas foi um fracasso. “Para os americanos, não foi um elixir mágico”, explicou.

Uma decisão judicial final será, provavelmente, tomada ainda antes de junho de 2020. Se Trump vencer no tribunal, pode haver um caos rápido e generalizado e incertezas nos serviços de saúde americanos, pelo menos até que um sistema alternativo seja implantado, equaciona a Bloomberg.

Donald Trump publicou uma série de tweets, nos quais aborda o assunto das negociações sobre um plano de saúde para o país.

As publicações do presidente americano nas redes sociais indicam que o partido republicano está a trabalhar no desenvolvimento de um plano de saúde nacional com custos e franquias bem inferiores ao Obamacare.

A votação do plano, segundo Trump, será feita logo após as eleições de 2020, “quando os republicanos controlarem o Senado e recuperarem a Câmara dos Representantes”. A terminar, o presidente americano acrescentou que o Partido Republicano será conhecido como “o partido dos grandes cuidados de saúde“.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.