Substâncias em espécies marinhas dos Açores ajudam a combater cancro e Alzheimer

nico_enders / Flickr

-

Uma investigadora da Universidade dos Açores identificou, em espécies marinhas invasoras presentes nas águas do arquipélago, substâncias com potencial para combater o cancro da mama e a doença de Alzheimer.

“Encontrámos uma série de extratos dessas espécies que têm atividade antitumoral, em laboratório, que ainda não foram testadas em animais”, revelou à agência Lusa a investigadora Carmo Barreto.

A investigadora referiu que um destes extratos, encontrados no âmbito de uma recolha de espécies marinhas invasoras realizada em 2013 nas ilhas de São Miguel e Santa Maria, possui uma “atividade bastante elevada” no combate às células tumorais que pode ajudar a combater o cancro de mama.

“Ainda por cima, têm uma atividade muito mais elevada contra estas células cancerígenas do que contra as células normais. Isto é algo muito positivo quando andamos à procura de produtos para a quimioterapia”, explicou Carmo Barreto.

Ainda no âmbito da análise de espécies marinhas invasoras que chegam aos Açores através dos cascos dos navios, foi identificada, segundo a investigadora, uma substância que pode dar um bom pesticida de origem biológica e, por outro lado, uma boa droga para combater a doença de Alzheimer.

O trabalho de laboratório que conduziu a estas conclusões teve início em 2014. A Universidade de Aveiro tem colaborado com a sua congénere açoriana neste projeto, que é coordenado por Ana Cristina Costa, responsável pelo CIBIO-Açores – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Classe pura". Ingleses rendidos a Bruno Fernandes

O Manchester United goleou esta quinta-feira o Club Brugge (5-0), conseguindo o apuramento para os "oitavos" da Liga Europa, numa partida em que o recém-chegado Bruno Fernandes esteve em destaque. O médio português ex-Sporting conseguiu …

Governador do Rio de Janeiro defende destituição de Bolsonaro

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, defendeu na quinta-feira a destituição do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, após este ter partilhado vídeos, na plataforma de mensagens WhatsApp, com a convocação de uma manifestação contra …

Pelo menos 33 soldados turcos mortos em bombardeamento na Síria

Um ataque do exército sírio na província de Idlib, na Síria, causou esta quinta-feira a morte de pelo menos 33 militares turcos. Os números, inicialmente avançados pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), dava conta de …

Razia na Liga Europa com direito a lenços brancos. Todas as equipas portuguesas foram eliminadas

Benfica, FC Porto, SC Braga e Sporting foram eliminados nos 16 avos de final da Liga Europa. Portugal passou assim de ser o clube com mais representantes nesta prova europeia a um dos poucos sem …

Este animal marinho produz óvulos e espermatozóides ilimitados ao longo da sua vida

Um minúsculo animal marinho, chamado Hydractinia, foi analisado ao pormenor por uma equipa de investigadores que descobriu aquela que pode ser considerada uma habilidade muito rara desta criatura. Hydractynia consegue produzir ilimitadamente células germinativas, que são …

Há um segundo português internado no Japão por suspeitas de coronavírus

Um segundo português está hospitalizado no Japão “por indícios relacionados” com o Covid-19, também tripulante do navio de cruzeiros Diamond Princess,. “Dois dos tripulantes portugueses do Diamond Princess tiveram de ser hospitalizados, no Japão, por indícios …

Há um planeta gigante incrivelmente perto da Terra

Há um planeta gigante, com dimensões próximas das de Neptuno, a 90 anos-luz da Terra. É dos exoplanetas mais próximos do nosso planeta. Detetado pela primeira vez pelo "caçador" de planetas Kepler (NASA), a existência deste …

A primeira forma vida alienígena que encontrarmos será (muito provavelmente) inteligente

A primeira forma de vida alienígena que vier a ser encontrada pelo Homem será, muito provavelmente, inteligente, de acordo com um especialista do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI). A procura de vida para lá da …

Hackers podem "roubar" satélites e fazê-los colidir, alerta cientista

Um especialista da Universidade de Denver, nos Estados Unidos, alertou recentemente que eventuais vulnerabilidades em satélites artificiais em órbita podem vir a ser exploradas por piratas informáticos (hackers). Mais de 50 anos depois do lançamento do …

Benfica 3-3 Shakhtar D. | "Águia" permeável diz adeus à Europa

Todos eliminados. Os quatro clubes portugueses caíram todos nos 16 avos-de-final da Liga Europa, o último dos quais o Benfica. Após a derrota por 2-1 na Ucrânia, frente ao Shakhtar, os “encarnados” receberam os comandados de …