Valor do subsídio de desemprego sobe em abril para o valor mais alto em 15 anos

Rodrigo Antunes / Lusa

O valor médio mensal do subsídio de desemprego atingiu os 514,4 euros em abril, o mais elevado em pelo menos 15 anos, avança o Expresso.

De acordo com o semanário, que avança os valores nesta quinta-feira, apesar deste montante estar abaixo do salário mínimo nacional, trata-se do número mais alto da série de dados mensais da Segurança Social que está disponível e que teve início em 2005.

Os mesmo valores mostram que foi durante os anos da troika que se tinham registaram os valores médios mensais mais altos de apoio aos desempregados, com 510,2 euros, em maior de 2013, e 509,6 euros, em outubro de 2011.

Os dados relativos a abril deste ano, que incluem todas as prestações sociais de desemprego – subsídio social de desemprego inicial, o subsídio social de desemprego subsequente, o prolongamento de subsídio social de desemprego e a medida extraordinária de apoio aos desempregados de longa duração -, tinham sido divulgados na semana passada, mas foram agora corrigidos, devido a um erro no ficheiro, revelou ao jornal Expresso o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS).

 

O valor médio mensal do subsídio de desemprego atinge este valor numa altura em que se verifica um aumento no número de desempregados, situação decorrente da pandemia de covid-19 que teve um impacto negativo em muitas empresas e negócios.

O que justifica o aumento? Ao Expresso, fonte do MTSSS indica que o valor registado em abril reflete “a trajetória de aumento de salários dos últimos anos, de que o exemplo mais visível é o aumento do Salário Mínimo Nacional (aumento de 130€ desde 2015, ou 26%)”.

Ao mesmo tempo, “nos últimos anos, a dinâmica de criação de emprego e de redução do desemprego permitiu aos trabalhadores uma permanência sustentada no mercado de trabalho, aumentando os meses com registo de remunerações, o que tem reflexo na remuneração de referência”, que aumentou, explicou ainda ao mesmo jornal fonte do ministério liderado por Ana Mendes Godinho.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PAN e o Livre juntam-se ao PS em coligação inédita à Câmara de Cascais

Numa aposta inédita, o PAN e o Livre juntaram-se à candidatura de Alexandre Faria, presidente do Estoril Praia e candidato do PS à Câmara de Cascais, para tentar recuperar uma autarquia liderada pelo PSD/CDS há …

Reino Unido adia desconfinamento por um mês

Esta segunda-feira, em conferência de imprensa, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson anunciou que o desconfinamento no Reino Unido vai ser adiado de 21 de junho para 21 de julho. No Reino Unido, o desconfinamento vai ser …

Costa responde a Marcelo: "Ninguém pode garantir" que não voltamos atrás

Esta segunda-feira, António Costa disse que "ninguém" pode assegurar que não vai ser preciso voltar atrás no desconfinamento. Nem mesmo o Presidente da República. Questionado pelos jornalistas sobre a convicção de Marcelo Rebelo de Sousa sobre …

Costa falou com Pedro Nuno Santos e Ana Catarina Mendes para evitar escalada de tensão no PS

O congresso dos socialistas está agendado para 10 e 11 de julho e António Costa quer evitar uma discussão sobre a sua sucessão. A estratégia passa por acalmar o clima entre o ministro Pedro Nuno …

Face Oculta. Sobrinho de Manuel Godinho entregou-se às autoridades para cumprir pena de prisão

O sobrinho do sucateiro Manuel Godinho deu entrada no Estabelecimento Prisional do Porto para cumprir a pena de quatro anos e cinco meses de prisão a que foi condenado no âmbito do processo Face Oculta, …

Fundos internacionais lesados do BES ameaçam boicotar recuperação europeia

Um grupo de investidores institucionais internacionais coordenado pelo fundo Attestor Capital, lesados em 2000 milhões de euros no caso BES, quer que a Comissão Europeia resolva o caso, sob pena de não financiarem a recuperação …

Candidato do PS a Viseu internado nos cuidados intensivos

João Azevedo, o candidato que vai encabeçar a lista do PS à Câmara de Viseu, está internado nos cuidados intensivos do Centro Hospitalar Tondela-Viseu. João Azevedo está internado nos cuidados intensivos do Centro Hospitalar Tondela-Viseu. O …

Comunidade ucraniana pondera queixa-crime contra Câmara de Lisboa

No final da semana passada, a Associação dos Ucranianos em Portugal enviou um email ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, a exigir que a autarquia lhe dê garantias de que os dados …

Maiores de 40 anos vão poder agendar vacinação ainda esta segunda-feira

Os cidadãos com mais de 40 anos vão poder fazer o auto-agendamento para serem vacinados contra a covid-19 ainda esta segunda-feira. O auto-agendamento da vacina contra a covid-19 vai estar disponível a partir desta segunda-feira para …

Escócia 0-2 República Checa | Chapéu Schick deslumbra Glasgow

Um bis de Patrick Schick, rematado com um golo pouco à frente da linha do meio-campo, valeu hoje à República Checa o triunfo sobre a Escócia por 2-0, na primeira jornada do Grupo D do …