Submarino norte-americano da I Guerra encontrado na costa do México

Um submarino da Marinha dos Estados Unidos da I Guerra Mundial foi encontrado na costa mexicana por uma equipa de arqueólogos subaquáticos do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH).

Em comunicado esta semana divulgado, a organização frisa que este é o primeiro submarino histórico descoberto em águas mexicanas.

O navio, identificado como o USS H-1 Seawolf, foi encontrado na praia ocidental da ilha de Santa Margarita, no estado de Baja California Sur, no México. De acordo com os registos históricos, a embarcação naufragou depois de sofrer um acidente em maio de 1920, no qual morreram alguns tripulantes e o capitão do navio.

Várias expedições científicas tinham já procurado na zona naufrágios, mas sem conseguir obter resultados. Em 2016, O INAH recebeu relatores de moradores que davam conta da presença de um submarino histórico, conta a Russia Today.

Para examinar o navio em detalhe, os cientistas recorreram a uma nova técnica, a fotogrametria, que consiste em fazer um grande número de fotografias do achado para depois construir um modelo digital tridimensional computorizado.

“Este modelo tem uma enorme utilidade, porque, com o tempo, podemos continuar a acompanhar a deterioração do barco com grande precisão, seja pelas correntes ou pela degradação natural do material com o qual foi construído”, disse Roberto Junco, chefe da Sub-Diretoria de Arqueologia Subaquática, citado na mesma nota.

O barco, encontrado a 15 metros de profundidade, tem 44,3 metros de comprimento e parte da sua estrutura desabou, havendo algumas secções cobertas com areia.

Além de ser uma importante descoberta do ponto de vista da Arqueologia, espera-se ainda que o achado consiga trazer benefícios económicos para a comunidade local.

ZAP //

 

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. À atenção do ZAP. Acedendo ao link fornecido na notícia é “Un submarino de la Primera Guerra Mundial perteneciente a la Marina de EE.UU. fue encontrado frente a las costas mexicanas”. Bastava, no entanto, estar atento à data do naufrágio como fez o António.

      • Também eu agradeço. Gostaria de dizer que se faço alguns reparos, a intenção é apenas e tão só a de melhorar o que já é tão bom e útil. Claro que isto não quer dizer que eu o consiga fazer. De qualquer modo, se não gostasse do site não ligava e saltava para outro. Espero que continuem o bom trabalho!
        Bom fim de semana!

RESPONDER

O primeiro protótipo em tamanho real da Starship explodiu durante um teste

O primeiro protótipo completo em aço inoxidável da nave Starship da empresa norte-americana Space X explodiu durante um teste levado a cabo na passada quarta-feira, 20 de novembro, nos Estados Unidos. O incidente ocorreu nas …

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …