/

Submarino norte-americano da I Guerra encontrado na costa do México

8

Um submarino da Marinha dos Estados Unidos da I Guerra Mundial foi encontrado na costa mexicana por uma equipa de arqueólogos subaquáticos do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH).

Em comunicado esta semana divulgado, a organização frisa que este é o primeiro submarino histórico descoberto em águas mexicanas.

O navio, identificado como o USS H-1 Seawolf, foi encontrado na praia ocidental da ilha de Santa Margarita, no estado de Baja California Sur, no México. De acordo com os registos históricos, a embarcação naufragou depois de sofrer um acidente em maio de 1920, no qual morreram alguns tripulantes e o capitão do navio.

Várias expedições científicas tinham já procurado na zona naufrágios, mas sem conseguir obter resultados. Em 2016, O INAH recebeu relatores de moradores que davam conta da presença de um submarino histórico, conta a Russia Today.

Para examinar o navio em detalhe, os cientistas recorreram a uma nova técnica, a fotogrametria, que consiste em fazer um grande número de fotografias do achado para depois construir um modelo digital tridimensional computorizado.

“Este modelo tem uma enorme utilidade, porque, com o tempo, podemos continuar a acompanhar a deterioração do barco com grande precisão, seja pelas correntes ou pela degradação natural do material com o qual foi construído”, disse Roberto Junco, chefe da Sub-Diretoria de Arqueologia Subaquática, citado na mesma nota.

O barco, encontrado a 15 metros de profundidade, tem 44,3 metros de comprimento e parte da sua estrutura desabou, havendo algumas secções cobertas com areia.

Além de ser uma importante descoberta do ponto de vista da Arqueologia, espera-se ainda que o achado consiga trazer benefícios económicos para a comunidade local.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

 

8 Comments

  1. À atenção do ZAP. Acedendo ao link fornecido na notícia é “Un submarino de la Primera Guerra Mundial perteneciente a la Marina de EE.UU. fue encontrado frente a las costas mexicanas”. Bastava, no entanto, estar atento à data do naufrágio como fez o António.

      • Também eu agradeço. Gostaria de dizer que se faço alguns reparos, a intenção é apenas e tão só a de melhorar o que já é tão bom e útil. Claro que isto não quer dizer que eu o consiga fazer. De qualquer modo, se não gostasse do site não ligava e saltava para outro. Espero que continuem o bom trabalho!
        Bom fim de semana!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.