Submarino atingiu os destroços do Titanic por acidente. EUA sabiam, mas não contaram a ninguém

(dr) Atlantic Productions

No ano passado, um submarino britânico atingiu os destroços do famoso Titanic, a embarcação que afundou em abril de 1912 depois de colidir com um icebergue no Oceano Atlântico. Cerca de 1500 pessoas seguiam a bordo.

De acordo com o portal New York Post, o incidente ocorreu durante uma série de expedições do Triton, um submersível da empresa britânica EYOS Expedition.

A empresa, citada pelo jornal britânico The Telegraph, alega que atingiu os destroços da embarcação de forma acidental, dizendo que a missão levada a cabo foi dificultada devido a “correntes intensas e altamente imprevisíveis“.

As correntes levaram a alguns contactos acidentais com o fundo do mar e, numa outra ocasião, a um contacto também acidental como os destroços do Titanic.

A empresa, que conseguiu no ano passado observar e gravar a embarcação pela primeira vez desde 2005, assegura que o impacto foi tão fraco que não chegou a danificar a superfície do submarino britânico. “Deu-se um contacto acidental com o Titanic”, disse o chefe da expedição, Rob McCallum, citado pelo New York Post.

A empresa norte-americana RMS Titanic, que detém os direitos sobre os destroços do Titanic, acusou a empresa britânica e a Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) de não reportar o sucedido até janeiro deste ano.

Segundo a RMS Titanic, o Governo dos Estados Unidos estava a par do choque, mas preferiu mantê-lo em segredo, escreve ainda a imprensa internacional.

A empresa norte-americana e a NOAA têm protagonizado uma batalha legal sobre o futuro dos destroços: a RMS Titanic quer garantir o seu direito de extrair do navio qualquer objeto precioso que esteja perto ou no interior da embarcação, enquanto a NOAA insiste que a embarcação não deve ser perturbada.

A primeira audiência sobre o caso vai acontecer no próximo dia 20 de fevereiro, no estado norte-americano da Virgínia.

Considerado o navio mais luxuoso e seguro do mundo, o Titanic naufragou com mais de 1500 pessoas a bordo na madrugada de 15 de abril de 1912, depois de colidir com um icebergue. A embarcação fazia a sua viagem inaugural, depois de partir de Southampton, em Inglaterra, com destino a Nova Iorque, nos Estados Unidos.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Tenho acompanhado as notícias do Zap e desde que me inscrevi no site o interesse pela leitura tem aumentado. Gosto das matérias e das abordagens que fazem a respeito delas. Estou no Brasil e posso dizer que o conteúdo das reportagens interessam a todos. Parabéns.

RESPONDER

Joshua Wong e outros dois ativistas condenados a penas de prisão

Joshua Wong e outros dois ativistas do movimento pró-democracia em Hong Kong foram condenados, esta quarta-feira, a penas de prisão por participarem numa manifestação ilegal contra o Governo da região administrativa em junho de 2019. Os …

Departamento de Justiça nos EUA investiga alegado esquema de "dinheiro por indultos" na Casa Branca

O Departamento da Justiça dos Estados Unidos está a investigar possíveis subornos em troca de indultos presidenciais na Casa Branca. De acordo com documentos judiciais a que a agência Reuters teve acesso, o Departamento da Justiça …

Confinamento, covid-19, discriminação. Eis as 10 candidatas a Palavra do Ano de 2020

A Porto Editora revelou esta terça-feira as dez candidatas a Palavra do Ano de 2020. Este ano, a iniciativa lançada em 2009 decorre, pela primeira vez, em simultâneo com Angola e Moçambique. De acordo com o …

Mais mortes e menos nascimentos. Portugal está com o maior saldo natural negativo do século

Como avança o Público esta quarta-feira, há 12 anos consecutivos que há mais mortes do que nascimentos em Portugal, mas este ano o país a bateu o recorde do saldo natural negativo. Desde 2009 que o …

"Não há plano B". Costa deixa avisos e recados a Hungria e Polónia

O primeiro-ministro português, António Costa, alertou, em Bruxelas, que não há um plano B ao bloqueio na aprovação do orçamento da União Europeia (UE) e do novo Fundo de Recuperação criado para responder à pandemia, …

Santos deu "nega" ao Benfica e Lucas Veríssimo ameaçou não jogar

O Conselho Fiscal do Santos "negou" a transferência de Lucas Veríssimo para o SL Benfica. O jogador ameaçou mesmo não entrar em campo contra o LDU Quito, na noite passada. O Conselho Fiscal do Santos emitiu …

Governo britânico substitui confinamento por restrições (com oposição interna no Partido Conservador)

Boris Johnson conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições. Dos votos contra, 56 foram de deputados conservadores e 16 de deputados do Partido Trabalhista. O Governo britânico conseguiu ver aprovado o novo plano de restrições …

Sporting tem sete jogadores na porta de saída e outro para trazer Matheus Reis

O Sporting CP quer livrar-se de sete jogadores excedentários que estão a treinar com a equipa B. O clube quer também trazer Matheus Reis já neste mercado de inverno. Aproxima-se o mercado de inverno e o …

Sindicato acusa TAP de manipulação e diz que não há "trabalhadores a mais"

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) acusou a TAP de “manipulação, falta de ética e desonestidade” e defendeu que a empresa não tem “trabalhadores a mais” e deve procurar os “sorvedouros de …

Menos de 1% dos infetados estavam registados na app StayAway Covid

Menos de 1% das pessoas infetadas com covid-19 desde a disponibilização da app StayAway Covid notificaram a sua infeção. Já mais de 2,6 milhões de pessoas têm a aplicação. Desde o lançamento da aplicação de rastreio …