Submarino atingiu os destroços do Titanic por acidente. EUA sabiam, mas não contaram a ninguém

(dr) Atlantic Productions

No ano passado, um submarino britânico atingiu os destroços do famoso Titanic, a embarcação que afundou em abril de 1912 depois de colidir com um icebergue no Oceano Atlântico. Cerca de 1500 pessoas seguiam a bordo.

De acordo com o portal New York Post, o incidente ocorreu durante uma série de expedições do Triton, um submersível da empresa britânica EYOS Expedition.

A empresa, citada pelo jornal britânico The Telegraph, alega que atingiu os destroços da embarcação de forma acidental, dizendo que a missão levada a cabo foi dificultada devido a “correntes intensas e altamente imprevisíveis“.

As correntes levaram a alguns contactos acidentais com o fundo do mar e, numa outra ocasião, a um contacto também acidental como os destroços do Titanic.

A empresa, que conseguiu no ano passado observar e gravar a embarcação pela primeira vez desde 2005, assegura que o impacto foi tão fraco que não chegou a danificar a superfície do submarino britânico. “Deu-se um contacto acidental com o Titanic”, disse o chefe da expedição, Rob McCallum, citado pelo New York Post.

A empresa norte-americana RMS Titanic, que detém os direitos sobre os destroços do Titanic, acusou a empresa britânica e a Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) de não reportar o sucedido até janeiro deste ano.

Segundo a RMS Titanic, o Governo dos Estados Unidos estava a par do choque, mas preferiu mantê-lo em segredo, escreve ainda a imprensa internacional.

A empresa norte-americana e a NOAA têm protagonizado uma batalha legal sobre o futuro dos destroços: a RMS Titanic quer garantir o seu direito de extrair do navio qualquer objeto precioso que esteja perto ou no interior da embarcação, enquanto a NOAA insiste que a embarcação não deve ser perturbada.

A primeira audiência sobre o caso vai acontecer no próximo dia 20 de fevereiro, no estado norte-americano da Virgínia.

Considerado o navio mais luxuoso e seguro do mundo, o Titanic naufragou com mais de 1500 pessoas a bordo na madrugada de 15 de abril de 1912, depois de colidir com um icebergue. A embarcação fazia a sua viagem inaugural, depois de partir de Southampton, em Inglaterra, com destino a Nova Iorque, nos Estados Unidos.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Tenho acompanhado as notícias do Zap e desde que me inscrevi no site o interesse pela leitura tem aumentado. Gosto das matérias e das abordagens que fazem a respeito delas. Estou no Brasil e posso dizer que o conteúdo das reportagens interessam a todos. Parabéns.

RESPONDER

Astrónomos localizaram com precisão o centro do Sistema Solar

Pela primeira vez, uma equipa internacional de cientistas foi capaz de localizar com precisão o centro de gravidade do Sistema Solar. De acordo com o portal Science Alert, que recorda que o baricentro (centro gravidade) …

Misteriosa cruz de mármore com 1.200 anos encontrada no Paquistão

Uma cruz de mármore foi recentemente descoberta no cimo das montanhas do Baltistão, no Paquistão. Os investigadores acreditam que tem cerca de 1.200 anos e que pode ser um sinal da presença de uma antiga …

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …