Stresse causado pelo calor extremo pode atingir 1.200 milhões de pessoas em 2100

Paulo Cunha / Lusa

O stresse causado pelo calor e humidade extremos afetará anualmente 1.200 milhões de pessoas até 2100, assumindo que as emissões de gases de efeito de estufa continuam no mesmo ritmo.

Estes valores representam quatro vezes o número de pessoas atualmente afetadas pelo stresse térmico, frisa o nova investigação, que foi levada a cabo por cientistas da Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos, e cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica especializada Environmental Research Letters.

O aumento da temperatura global está a aumentar a exposição humana ao stresse térmico, prejudicando diretamente a saúde, a agricultura, a economia e o ambiente.

A investigação da Universidade de Rutgers teve em conta a humidade como uma fator-chave para o stresse térmico, tal como o calor, ao contrário da maioria das investigações levadas a cabo, que apenas costumam ter em conta o calor.

“Quando analisamos os riscos de uma planeta mais quente, devemos ter especial atenção aos extremos combinados de calor e humidade, que são especialmente perigosos para a saúde humana”, explicou o autor principal do estudo, Robert Kopp, citado em comunicado.

E continuou: “Cada parte do aquecimento global tornas os dias quentes e húmidos mais frequentemente intensos. Na cidade de Nova Iorque (EUA), por exemplo,o dia mais quente e chuvoso e quente de um ano típico acontece 11 vezes mais do que acontecia no século XIX”, completou Dawei Li, que também participou na investigação.

O stresse térmico é causado pela incapacidade de o corpo arrefecer de forma adequada através do suor. Assim, a temperatura corporal pode subir rapidamente e altas temperaturas podem danificar o cérebro e outros órgãos vitais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rússia bate recordes de infeções diárias. Em Itália, o número de mortes voltou a diminuir

Há três dias consecutivas que o número de novos casos bate recordes de crescimento na Rússia. Já em Itália, o número de mortes voltou a diminuir esta quarta-feira. Pelo terceiro dia consecutivo, o crescimento de número …

Governo prepara apoios aos media "à medida das televisões"

O Governo está a preparar medidas de apoio aos meios de comunicação social, gravemente afetados pela crise causada pela pandemia de Covid-19. Contudo, como considerou o administrador da Global Media Group, Afonso Camões, citado pelo Dinheiro Vivo, tudo …

Archewell. Harry e Meghan registam a sua nova marca

O príncipe Harry e Meghan Markle registaram a sua nova marca, uma fundação sem fins lucrativos chamada Archewell. De acordo com o jornal britânico The Guardian, que cita registos datados de 3 de março, a marca …

Libertação de reclusos. Esquerda ao lado do Governo garante aprovação

PSD, CDS-PP, PAN e Iniciativa Liberal manifestaram reservas ao diploma que prevê a concessão de indultos e antecipação do fim das penas para reclusos que tenham cometido crimes pouco graves. A proposta do Governo que cria …

Galp anuncia cortes de 500 milhões de euros por ano devido à pandemia

A Galp Energia decidiu cortar mais de 500 milhões de euros por ano dos seus custos operacionais e investimentos para 2020 e 2021, visando fazer face ao impacto da pandemia de Covid-19 na procura de …

Bombeiros de Beja admitem recusar transportar suspeitos e doentes

As 15 corporações de bombeiros do distrito de Beja admitem recusar transportar utentes suspeitos e doentes com covid-19 por falta de condições e apoios. As 15 corporações de bombeiros do distrito de Beja referem que, "por …

Ministra sul-africana suspensa por violar medidas de contenção

A ministra das Comunicações sul-africana, Stella Ndabeni-Abrahams, foi suspensa depois de ter sido apanhada em flagrante desobediência numa fotografia publicada no Instagram, onde é vista a almoçar com outras cinco pessoas. O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, anunciou …

Suécia já tem acordo para impor medidas restritivas (mas ainda não está convencida)

A Suécia vai recuar na sua abordagem light à covid-19 e prepara-se para aplicar medidas restritivas. Os partidos já chegaram a acordo, mas o Governo não tem planos para usar já os novos poderes. Os partidos …

Bernie Sanders desiste da candidatura à Casa Branca

Bernie Sanders desistiu da corrida à nomeação para as eleições presidenciais de 2020 nos Estados Unidos, abrindo assim o caminho para que Joe Biden venha a competir com Donald Trump. Bernie Sanders desistiu da candidatura à …

Se o turismo contrair 25%, a economia portuguesa recua 2,9%

Em Portugal, o setor do turismo tem um peso de 11,3% no PIB. Com o setor fechado, o impacto no crescimento português será significativo. Uma redução de 25% na atividade turística, quer do turismo de visitantes …