Stress prejudica a saúde do fígado

De acordo com um estudo da Universidade de Edimburgo, na Escócia, sofrer de stress, ansiedade ou depressão aumenta o risco de morte por doenças no fígado.

Esta é a primeira vez que uma pesquisa científica estabelece relações entre altos níveis de stress emocional e óbito causado por problemas hepáticos.

Para a investigação, 165 mil pessoas foram submetidas a questionários para avaliar os seus níveis de stress. Depois, os participantes foram acompanhados durante dez anos.

No final do estudo, os cientistas avaliaram que problemas de saúde as pessoas tinham sofrido, e as causas de morte.

Os resultados mostraram que os que tinham registado um maior número de sintomas de stress, tinham um maior risco de morrer devido a doenças hepáticas, em comparação com quem apresentava menos sinais.

No entanto, as causas que provocam este problema ainda não estão completamente esclarecidos. Estudos anteriores já mostraram, por exemplo, que as pessoas expostas ao stress prolongado têm mais probabilidade de sofrer de doenças no coração.

Ao mesmo tempo, os fatores de risco cardiovascular – como obesidade e aumento de pressão arterial – têm sido relacionados a uma forma comum de doença no fígado, que é conhecida como esteatose hepática não alcoólica.

Esta doença é causada pelo acumular de gordura no fígado e não possui sintomas.

“Esta investigação fornece provas dos efeitos prejudiciais que o stress pode ter no bem-estar físico”, afirmou Tom Russ, autor principal do estudo.

“Embora não seja possível confirmar a relação direta entre causa e efeito, temos fortes indícios de que é importante fazer uma análise mais aprofundada sobre o tema”, acrescentou.

Move

PARTILHAR

RESPONDER

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …