Stress crónico prejudica a memória a curto prazo

Estar em constante estado de ansiedade não só interfere com a saúde cardiovascular como afeta a alimentação, o descanso, a concentração e, sabe-se agora, também a memória.

Uma pessoa distraída, deprimida, ansiosa ou cansada pode ter um mau desempenho em tarefas que exijam a memória, como esquecer o número de telefone, esquecer algo que precisa comprar no supermercado ou esquecer a mala na sala de espera de um consultório.

Segundo um estudo da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, o stress crónico afeta temporariamente a memória a curto prazo, não se sabendo, porém, se esta interferência negativa tem consequências a longo prazo. Para já, sabe-se que os problemas de memória deixam de existir passados 28 dias.

Depois de uma experiência em ratos de laboratório, que foram sujeitos de forma contínua a uma situação conhecida como repetida derrota social – sendo dominados por um rato alfa, o que produz um efeito semelhante ao stress crónico nos humanos -, os investigadores norte-americanos notaram que o stress conseguia afetar a capacidade de lembrar a saída do labirinto em que estavam.

“Os ratos stressados não se lembravam do caminho. Os ratos que não estavam sub stress lembravam-no perfeitamente”, descreveu Jonathan Godbout, autor do estudo.

Divulgada na publicação especializada The Journal of Neuroscience em março, a investigação traça uma relação direta entre o stress contínuo e a memória a curto prazo – a memória que é usada frequentemente nas mais variadas situações do dia a dia.

Os investigadores notaram ainda que o stress crónico não só afeta a criação de novas células cerebrais como leva a um aumento de macrófagos (células que respondem a processos inflamatórios), sendo, por isso, também uma causa para mudanças na química e biologia do cérebro, especialmente no hipocampo, a região do cérebro responsável pelas memórias e a reação emocional.

Move

PARTILHAR

RESPONDER

Terramotos na falha de San Andreas podem ser explicados por um lago antigo

A falha de San Andreas, que se situa ao longo da costa oeste da América do Norte e atravessa centros populacionais densos como o de Los Angeles, na Califórnia, é uma das falhas mais estudadas …

Uma estranha e rara molécula foi detetada na atmosfera de Titã

Uma equipa de cientistas da NASA identificou uma estranha e rara molécula na atmosfera de Titã, o maior satélite natural de Saturno. Em comunicado, os cientistas detalham que em causa está a molécula de ciclopropenilideno …

Paços 3-2 Porto | “Castor” épico tomba “dragão” com pés de pau

Surpresa na Capital do Móvel. O campeão nacional FC Porto foi a Paços de Ferreira averbar a segunda derrota nesta Liga NOS, saindo com um resultado desfavorável de 3-2. Num terreno tradicionalmente difícil – os “dragões” …

Teoria da Relatividade de Einstein observada em estrelas distantes

O que é que Albert Einstein, o GPS e um par de estrelas a 29.000 anos-luz da Terra têm em comum? A resposta é um efeito da Teoria Geral da Relatividade de Einstein chamado "desvio gravitacional …

Encontrada possível localização do gigante Snow Cruiser. Está perdido na Antártida há 60 anos

O Snow Cruiser era um veículo de exploração enorme enviado ao Pólo Sul em 1939 que ficou preso após desembarcar na Antártida e foi abandonado alguns anos depois. Redescoberto sob vários metros de neve e gelo …

Mbappé tem uma "mancha" na Liga dos Campeões

Números invulgares do avançado do PSG, que em 2020 ainda não marcou qualquer golo no torneio europeu. Pires e Rami falaram sobre o seu futuro. Kylian Mbappé. Visto por muita gente como o melhor avançado do …

Administração de Nixon recebeu um Nobel por um cessar-fogo que não existiu

O prémio Nobel da Paz foi atribuído em 1973 ao secretário de Estado da Administração de Richard Nixon, e seu assessor de segurança nacional, Henry Kissinger, e ao político vietnamita Le Duc Tho. As duas personalidades foram …

Cidade usa satélite para medir poluição luminosa (e os candeeiros de rua não são o maior problema)

As cidades do mundo desperdiçam uma grande quantidade de eletricidade - e dinheiro - ao deixar ligadas luzes brilhantes durante a noite toda. Porém, os candeeiros de rua não são os maiores culpados. Uma experiência de …

Prevenir uma futura pandemia pode estar dependente de apenas três medidas (e podem ser aplicadas já)

Até 70% das doenças infecciosas que surgiram nos humanos nos últimos 30 anos tiveram origem em animais e foram causadas por patogénicos originados em animais domésticos ou selvagens. Agora, um relatório lança aos princípios básicos …

"Não se torne um fantasma real". Coreia do Sul teme aumento de casos devido ao Halloween

A Coreia do Sul teme que as festividades do Halloween levem a um aumento de casos de covid-19 no país. Assim, para evitar que tal aconteça, investiram numa campanha de informação pública para apelar aos …