Stephen Hawking e milionário russo Yuri Milner oferecem 143 milhões para procurar vida extraterrestre

Andy Rain / EPA

Yuri Milner (na foto) e Stephen Hawking anunciam o projecto Breakthrough Listen

O milionário russo Yuri Milner durante a apresentação do projecto Breakthrough Listen

O empresário russo Yuri Milner ofereceu 143 milhões de euros para financiar nos próximos 10 anos projetos científicos que encontrem vida extraterrestre, anunciou hoje em Londres o cosmologista inglês Stephen Hawking, no lançamento de um projeto científico.

A iniciativa, designada Breakthrough Listen, é apoiada pelo conhecido físico Stephen Hawking e pelo empresário Yuri Milner, investidor em capital de risco russo, que fundou empresas ligadas à tecnologia.

Este será o projeto de pesquisa científica “mais poderoso, abrangente e intensivo alguma vez empreendido na procura de sinais de vida inteligente extraterrestre”, descreveu Stephen Hawking.

O cosmologista fez a apresentação do projecto na Royal Society.

Num universo infinito tem de haver outras formas de vida. Talvez até estejamos a ser observados por seres inteligentes algures no cosmos”, acrescentou Stephen Hawking, salientando não existir maior questão do que esta, daí ser altura de “um compromisso para encontrar essa resposta”.

“Precisamos de saber se existe vida para além da Terra”, afirmou.

O projeto usará os maiores telescópios da Terra para perscrutar possíveis sinais rádio ou laser até ao mais ínfimo lugar do universo jamais observado, continuou, referindo que a iniciativa de Yuri Milner lança “uma competição internacional para se criarem mensagens digitais que representem a humanidade”.

Andy Rain / EPA

Yuri Milner e Stephen Hawking anunciam o projecto Breakthrough Listen

Yuri Milner e Stephen Hawking anunciam o projecto Breakthrough Listen

Uma vez que não existe qualquer compromisso no envio de mensagens para o espaço, o projeto Breakthrough Listen pretende iniciar a discussão sobre se os seres humanos devem ou não enviar mensagens para o espaço, sublinhou Stephen Hawking.

Segundo a revista Nature, habitualmente os projetos do SETI, o grupo governamental norte-americano que procura vida inteligente extraterrestre, assentam na localização de sinais rádio ou óticos mesmo que pareçam provenientes de uma fonte artificial.

No entanto, desde 1993 que o financiamento do grupo diminuiu bastante, tendo sido cerca de 461.600 euros o valor do apoio mundial obtido nos últimos anos, revelou Frank Drake, um dos pioneiros do grupo, , que também pertence à equipa do Breakthrough Listen.

“Agora, a oferta de 143 milhões de euros significa um verdadeiro progresso”, sublinhou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

As rãs de cristal revelaram uma nova forma de camuflagem

As rãs de cristal são bem conhecidas pela sua pele transparente, mas, até agora, o motivo desta curiosa característica não tinha recebido atenção experimental. Uma equipa de cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, da …

Pescador encontra destroços de navio que terá naufragado há mais de 200 anos

Arqueólogos mexicanos localizaram os destroços de um navio na costa do estado de Quintana Roo, no México, e acreditam que o mesmo terá naufragado há mais de 200 anos. De acordo com a BBC, o naufrágio …

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …