Stephen Hawking e milionário russo Yuri Milner oferecem 143 milhões para procurar vida extraterrestre

Andy Rain / EPA

Yuri Milner (na foto) e Stephen Hawking anunciam o projecto Breakthrough Listen

O milionário russo Yuri Milner durante a apresentação do projecto Breakthrough Listen

O empresário russo Yuri Milner ofereceu 143 milhões de euros para financiar nos próximos 10 anos projetos científicos que encontrem vida extraterrestre, anunciou hoje em Londres o cosmologista inglês Stephen Hawking, no lançamento de um projeto científico.

A iniciativa, designada Breakthrough Listen, é apoiada pelo conhecido físico Stephen Hawking e pelo empresário Yuri Milner, investidor em capital de risco russo, que fundou empresas ligadas à tecnologia.

Este será o projeto de pesquisa científica “mais poderoso, abrangente e intensivo alguma vez empreendido na procura de sinais de vida inteligente extraterrestre”, descreveu Stephen Hawking.

O cosmologista fez a apresentação do projecto na Royal Society.

Num universo infinito tem de haver outras formas de vida. Talvez até estejamos a ser observados por seres inteligentes algures no cosmos”, acrescentou Stephen Hawking, salientando não existir maior questão do que esta, daí ser altura de “um compromisso para encontrar essa resposta”.

“Precisamos de saber se existe vida para além da Terra”, afirmou.

O projeto usará os maiores telescópios da Terra para perscrutar possíveis sinais rádio ou laser até ao mais ínfimo lugar do universo jamais observado, continuou, referindo que a iniciativa de Yuri Milner lança “uma competição internacional para se criarem mensagens digitais que representem a humanidade”.

Andy Rain / EPA

Yuri Milner e Stephen Hawking anunciam o projecto Breakthrough Listen

Yuri Milner e Stephen Hawking anunciam o projecto Breakthrough Listen

Uma vez que não existe qualquer compromisso no envio de mensagens para o espaço, o projeto Breakthrough Listen pretende iniciar a discussão sobre se os seres humanos devem ou não enviar mensagens para o espaço, sublinhou Stephen Hawking.

Segundo a revista Nature, habitualmente os projetos do SETI, o grupo governamental norte-americano que procura vida inteligente extraterrestre, assentam na localização de sinais rádio ou óticos mesmo que pareçam provenientes de uma fonte artificial.

No entanto, desde 1993 que o financiamento do grupo diminuiu bastante, tendo sido cerca de 461.600 euros o valor do apoio mundial obtido nos últimos anos, revelou Frank Drake, um dos pioneiros do grupo, , que também pertence à equipa do Breakthrough Listen.

“Agora, a oferta de 143 milhões de euros significa um verdadeiro progresso”, sublinhou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …

Autarquias desperdiçaram 128 litros de água por dia em 2018

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros encabeça a lista de entidades gestoras que mais água desperdiçam diariamente: 538 litros diários por ramal. Em 2018, a média de perda de água em Portugal continental situou-se nos …

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …

Luis Enrique volta a assumir o comando da seleção espanhola

O treinador vai reassumir as funções de selecionador de futebol de Espanha, que deixou para acompanhar a doença da filha, que faleceu em agosto com um cancro ósseo. Luis Enrique, de 49 anos, regressa aos comandos …

Governo suspendeu 18 obras na ferrovia consideradas prioritárias

A Infraestruturas de Portugal (IP) adiou e/ou atrasou ou 18 obras do setor ferroviário que estavam contemplados no programa Ferrovia 2020 e eram consideradas prioritárias. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …