Stephen Hawking e milionário russo Yuri Milner oferecem 143 milhões para procurar vida extraterrestre

Andy Rain / EPA

Yuri Milner (na foto) e Stephen Hawking anunciam o projecto Breakthrough Listen

O milionário russo Yuri Milner durante a apresentação do projecto Breakthrough Listen

O empresário russo Yuri Milner ofereceu 143 milhões de euros para financiar nos próximos 10 anos projetos científicos que encontrem vida extraterrestre, anunciou hoje em Londres o cosmologista inglês Stephen Hawking, no lançamento de um projeto científico.

A iniciativa, designada Breakthrough Listen, é apoiada pelo conhecido físico Stephen Hawking e pelo empresário Yuri Milner, investidor em capital de risco russo, que fundou empresas ligadas à tecnologia.

Este será o projeto de pesquisa científica “mais poderoso, abrangente e intensivo alguma vez empreendido na procura de sinais de vida inteligente extraterrestre”, descreveu Stephen Hawking.

O cosmologista fez a apresentação do projecto na Royal Society.

Num universo infinito tem de haver outras formas de vida. Talvez até estejamos a ser observados por seres inteligentes algures no cosmos”, acrescentou Stephen Hawking, salientando não existir maior questão do que esta, daí ser altura de “um compromisso para encontrar essa resposta”.

“Precisamos de saber se existe vida para além da Terra”, afirmou.

O projeto usará os maiores telescópios da Terra para perscrutar possíveis sinais rádio ou laser até ao mais ínfimo lugar do universo jamais observado, continuou, referindo que a iniciativa de Yuri Milner lança “uma competição internacional para se criarem mensagens digitais que representem a humanidade”.

Andy Rain / EPA

Yuri Milner e Stephen Hawking anunciam o projecto Breakthrough Listen

Yuri Milner e Stephen Hawking anunciam o projecto Breakthrough Listen

Uma vez que não existe qualquer compromisso no envio de mensagens para o espaço, o projeto Breakthrough Listen pretende iniciar a discussão sobre se os seres humanos devem ou não enviar mensagens para o espaço, sublinhou Stephen Hawking.

Segundo a revista Nature, habitualmente os projetos do SETI, o grupo governamental norte-americano que procura vida inteligente extraterrestre, assentam na localização de sinais rádio ou óticos mesmo que pareçam provenientes de uma fonte artificial.

No entanto, desde 1993 que o financiamento do grupo diminuiu bastante, tendo sido cerca de 461.600 euros o valor do apoio mundial obtido nos últimos anos, revelou Frank Drake, um dos pioneiros do grupo, , que também pertence à equipa do Breakthrough Listen.

“Agora, a oferta de 143 milhões de euros significa um verdadeiro progresso”, sublinhou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …