/

Stephen Hawking e milionário russo Yuri Milner oferecem 143 milhões para procurar vida extraterrestre

Andy Rain / EPA

Yuri Milner (na foto) e Stephen Hawking anunciam o projecto Breakthrough Listen

O milionário russo Yuri Milner durante a apresentação do projecto Breakthrough Listen

O empresário russo Yuri Milner ofereceu 143 milhões de euros para financiar nos próximos 10 anos projetos científicos que encontrem vida extraterrestre, anunciou hoje em Londres o cosmologista inglês Stephen Hawking, no lançamento de um projeto científico.

A iniciativa, designada Breakthrough Listen, é apoiada pelo conhecido físico Stephen Hawking e pelo empresário Yuri Milner, investidor em capital de risco russo, que fundou empresas ligadas à tecnologia.

Este será o projeto de pesquisa científica “mais poderoso, abrangente e intensivo alguma vez empreendido na procura de sinais de vida inteligente extraterrestre”, descreveu Stephen Hawking.

O cosmologista fez a apresentação do projecto na Royal Society.

Num universo infinito tem de haver outras formas de vida. Talvez até estejamos a ser observados por seres inteligentes algures no cosmos”, acrescentou Stephen Hawking, salientando não existir maior questão do que esta, daí ser altura de “um compromisso para encontrar essa resposta”.

“Precisamos de saber se existe vida para além da Terra”, afirmou.

O projeto usará os maiores telescópios da Terra para perscrutar possíveis sinais rádio ou laser até ao mais ínfimo lugar do universo jamais observado, continuou, referindo que a iniciativa de Yuri Milner lança “uma competição internacional para se criarem mensagens digitais que representem a humanidade”.

Andy Rain / EPA

Yuri Milner e Stephen Hawking anunciam o projecto Breakthrough Listen

Yuri Milner e Stephen Hawking anunciam o projecto Breakthrough Listen

Uma vez que não existe qualquer compromisso no envio de mensagens para o espaço, o projeto Breakthrough Listen pretende iniciar a discussão sobre se os seres humanos devem ou não enviar mensagens para o espaço, sublinhou Stephen Hawking.

Segundo a revista Nature, habitualmente os projetos do SETI, o grupo governamental norte-americano que procura vida inteligente extraterrestre, assentam na localização de sinais rádio ou óticos mesmo que pareçam provenientes de uma fonte artificial.

No entanto, desde 1993 que o financiamento do grupo diminuiu bastante, tendo sido cerca de 461.600 euros o valor do apoio mundial obtido nos últimos anos, revelou Frank Drake, um dos pioneiros do grupo, , que também pertence à equipa do Breakthrough Listen.

“Agora, a oferta de 143 milhões de euros significa um verdadeiro progresso”, sublinhou.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.