Stephen Hawking e milionário russo Yuri Milner oferecem 143 milhões para procurar vida extraterrestre

Andy Rain / EPA

Yuri Milner (na foto) e Stephen Hawking anunciam o projecto Breakthrough Listen

O milionário russo Yuri Milner durante a apresentação do projecto Breakthrough Listen

O empresário russo Yuri Milner ofereceu 143 milhões de euros para financiar nos próximos 10 anos projetos científicos que encontrem vida extraterrestre, anunciou hoje em Londres o cosmologista inglês Stephen Hawking, no lançamento de um projeto científico.

A iniciativa, designada Breakthrough Listen, é apoiada pelo conhecido físico Stephen Hawking e pelo empresário Yuri Milner, investidor em capital de risco russo, que fundou empresas ligadas à tecnologia.

Este será o projeto de pesquisa científica “mais poderoso, abrangente e intensivo alguma vez empreendido na procura de sinais de vida inteligente extraterrestre”, descreveu Stephen Hawking.

O cosmologista fez a apresentação do projecto na Royal Society.

Num universo infinito tem de haver outras formas de vida. Talvez até estejamos a ser observados por seres inteligentes algures no cosmos”, acrescentou Stephen Hawking, salientando não existir maior questão do que esta, daí ser altura de “um compromisso para encontrar essa resposta”.

“Precisamos de saber se existe vida para além da Terra”, afirmou.

O projeto usará os maiores telescópios da Terra para perscrutar possíveis sinais rádio ou laser até ao mais ínfimo lugar do universo jamais observado, continuou, referindo que a iniciativa de Yuri Milner lança “uma competição internacional para se criarem mensagens digitais que representem a humanidade”.

Andy Rain / EPA

Yuri Milner e Stephen Hawking anunciam o projecto Breakthrough Listen

Yuri Milner e Stephen Hawking anunciam o projecto Breakthrough Listen

Uma vez que não existe qualquer compromisso no envio de mensagens para o espaço, o projeto Breakthrough Listen pretende iniciar a discussão sobre se os seres humanos devem ou não enviar mensagens para o espaço, sublinhou Stephen Hawking.

Segundo a revista Nature, habitualmente os projetos do SETI, o grupo governamental norte-americano que procura vida inteligente extraterrestre, assentam na localização de sinais rádio ou óticos mesmo que pareçam provenientes de uma fonte artificial.

No entanto, desde 1993 que o financiamento do grupo diminuiu bastante, tendo sido cerca de 461.600 euros o valor do apoio mundial obtido nos últimos anos, revelou Frank Drake, um dos pioneiros do grupo, , que também pertence à equipa do Breakthrough Listen.

“Agora, a oferta de 143 milhões de euros significa um verdadeiro progresso”, sublinhou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …

França confirma 3 casos de coronavírus chinês. Já chegou à Austrália e Malásia

Depois de França ter confirmado três pessoas infetadas com o novo coronavírus oriundo da China, também a Austrália e Malásia reportaram casos. As autoridades da Malásia anunciaram este sábado terem registado os primeiros três casos de …