/

Startup quer criar camarão artificial com algas para proteger o ambiente

A pesca descontrolada de camarão é um problema que pode causar a extinção da espécie e contribuir para a degradação dos oceanos. A pensar nisso, uma startup quer criar camarão artificial – tão saboroso e saudável como o natural, mas feito de algas e proteína.

A startup New Wave Foods foi criada criada pelas biólogas Dominique Barnes e Michelle Wolf, da Universidade Carnegie Mellon e do Instituto Scripps de Oceanografia, nos Estados Unidos, e quer ajudar a proteger o ambiente enquanto oferece ao mundo uma iguaria bastante apreciada.

“Devemos consumir comida, sem consumir o oceano“, defende o slogan da empresa, que não divulgou detalhes sobre a produção do camarão feito de algas, nem qual é a sua aparência.

O camarão artificial promete também ser mais saudável, pois a sua produção não envolve o uso de antibióticos.

A produção de camarão sintético poderia ajudar a suprir a sua elevada procura, e ajudar a diminuir a pesca ilegal do crustáceo.

Mudança de foco

A empresa nem sempre esteve focada na produção de camarão. Inicialmente, a missão da New Wave Foods era tentar salvar tubarões, com um produto criado em laboratório que se assemelhasse às barbatanas do peixe carnívoro.

A biólogas Dominique Barnes e Michelle Wolf, fundadoras da New Wave Foods

A biólogas Dominique Barnes e Michelle Wolf, fundadoras da New Wave Foods

Segundo uma estimativa calculada em 2013 pela Universidade de Dalhousie, no Canadá, anualmente cerca de 100 milhões de tubarões são mortos pela pesca.

Porém, os objectivos de Michelle e Dominique mudaram quando as duas investigadoras perceberam que poderiam atingir ainda mais gente: o camarão é o fruto do mar mais consumido nos Estados Unidos.

Cor e gosto

O produto ainda está em desenvolvimento, mas um elemento da sua composição já está definido: uma estirpe de algas que é usada pelos camarões como alimento.

É justamente essa substância que deixa o animal com a cor e o gosto que tem ao natural.

Ainda não há data para o lançamento oficial do produto, mas está previsto o lançamento nos Estados Unidos de uma primeira amostra, para testes.

E para nos abrir o apetite.

EcoD

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.