Startup quer criar camarão artificial com algas para proteger o ambiente

A pesca descontrolada de camarão é um problema que pode causar a extinção da espécie e contribuir para a degradação dos oceanos. A pensar nisso, uma startup quer criar camarão artificial – tão saboroso e saudável como o natural, mas feito de algas e proteína.

A startup New Wave Foods foi criada criada pelas biólogas Dominique Barnes e Michelle Wolf, da Universidade Carnegie Mellon e do Instituto Scripps de Oceanografia, nos Estados Unidos, e quer ajudar a proteger o ambiente enquanto oferece ao mundo uma iguaria bastante apreciada.

“Devemos consumir comida, sem consumir o oceano“, defende o slogan da empresa, que não divulgou detalhes sobre a produção do camarão feito de algas, nem qual é a sua aparência.

O camarão artificial promete também ser mais saudável, pois a sua produção não envolve o uso de antibióticos.

A produção de camarão sintético poderia ajudar a suprir a sua elevada procura, e ajudar a diminuir a pesca ilegal do crustáceo.

Mudança de foco

A empresa nem sempre esteve focada na produção de camarão. Inicialmente, a missão da New Wave Foods era tentar salvar tubarões, com um produto criado em laboratório que se assemelhasse às barbatanas do peixe carnívoro.

A biólogas Dominique Barnes e Michelle Wolf, fundadoras da New Wave Foods

A biólogas Dominique Barnes e Michelle Wolf, fundadoras da New Wave Foods

Segundo uma estimativa calculada em 2013 pela Universidade de Dalhousie, no Canadá, anualmente cerca de 100 milhões de tubarões são mortos pela pesca.

Porém, os objectivos de Michelle e Dominique mudaram quando as duas investigadoras perceberam que poderiam atingir ainda mais gente: o camarão é o fruto do mar mais consumido nos Estados Unidos.

Cor e gosto

O produto ainda está em desenvolvimento, mas um elemento da sua composição já está definido: uma estirpe de algas que é usada pelos camarões como alimento.

É justamente essa substância que deixa o animal com a cor e o gosto que tem ao natural.

Ainda não há data para o lançamento oficial do produto, mas está previsto o lançamento nos Estados Unidos de uma primeira amostra, para testes.

E para nos abrir o apetite.

EcoD

PARTILHAR

RESPONDER

Reembolsos do IRS já começaram a ser processados (e chegam “a meio desta semana”)

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já começou a processar os primeiros reembolsos do IRS e o valor deverá chegar à conta dos contribuintes a meio desta semana, avançou à Lusa o secretário de Estado …

Todos os anos, caem mais de 5 mil toneladas de poeira extraterrestre na Terra

A Terra está constantemente sob uma chuva de poeira espacial. Após duas décadas de recolha de material na Antártida, uma equipa de cientistas conseguiu quantificá-la: caem cerca de 5.200 toneladas de micrometeoritos a cada ano. Os …

Encontradas três "estrelas fracassadas" ultrarrápidas. Estão prestes a autodestruir-se

Uma equipa de cientistas identificou as três anãs castanhas de rotação mais rápida já encontradas. Estas estrelas, conhecidas como "estrelas fracassadas" estão a girar tão depressa que podem estar prestes a desfazer-se. Usando dados no Spitzer …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Sporting 1-1 Famalicão | Leão volta a tremer e vê Porto a 6

Segundo empate consecutivo do Sporting na Liga NOS, e pelo mesmo resultado, 1-1. Na recepção ao Famalicão, o líder do campeonato começou bem, marcou, mas sofreu um golo de imediato e nunca mais se encontrou …

Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas. A descoberta ocorreu em Jaslo - uma …

Militantes apoiados pelo Al-Qaeda defendem uso de mel contra a covid-19

O Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote à vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é "cominho preto e mel". A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações …

Em menos de um ano, a polícia foi chamada a intervir pelo menos nove vezes na mansão dos Sussex

A vida nos Estados Unidos não tem sido fácil para os duques de Sussex. No último ano, a polícia da Califórnia foi chamada pelo menos nove menos à mansão onde o casal habita desde que …

Rivalidade entre China e Índia é obstáculo à maior aproximação entre os BRICS, diz especialista

Apesar de os BRICS representarem "o tipo de relações entre países que queremos no século XXI", a rivalidade entre a Índia e a China ainda é um obstáculo a uma maior integração, dizem os especialistas. Na …

Variante sul-africana pode resistir à Pfizer. China pondera misturar vacinas

A variante do coronavírus descoberta na África do Sul pode "romper" a vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech até certo ponto, concluiu um estudo em Israel, embora a sua prevalência no país seja baixa e …