Startup quer criar camarão artificial com algas para proteger o ambiente

A pesca descontrolada de camarão é um problema que pode causar a extinção da espécie e contribuir para a degradação dos oceanos. A pensar nisso, uma startup quer criar camarão artificial – tão saboroso e saudável como o natural, mas feito de algas e proteína.

A startup New Wave Foods foi criada criada pelas biólogas Dominique Barnes e Michelle Wolf, da Universidade Carnegie Mellon e do Instituto Scripps de Oceanografia, nos Estados Unidos, e quer ajudar a proteger o ambiente enquanto oferece ao mundo uma iguaria bastante apreciada.

“Devemos consumir comida, sem consumir o oceano“, defende o slogan da empresa, que não divulgou detalhes sobre a produção do camarão feito de algas, nem qual é a sua aparência.

O camarão artificial promete também ser mais saudável, pois a sua produção não envolve o uso de antibióticos.

A produção de camarão sintético poderia ajudar a suprir a sua elevada procura, e ajudar a diminuir a pesca ilegal do crustáceo.

Mudança de foco

A empresa nem sempre esteve focada na produção de camarão. Inicialmente, a missão da New Wave Foods era tentar salvar tubarões, com um produto criado em laboratório que se assemelhasse às barbatanas do peixe carnívoro.

A biólogas Dominique Barnes e Michelle Wolf, fundadoras da New Wave Foods

A biólogas Dominique Barnes e Michelle Wolf, fundadoras da New Wave Foods

Segundo uma estimativa calculada em 2013 pela Universidade de Dalhousie, no Canadá, anualmente cerca de 100 milhões de tubarões são mortos pela pesca.

Porém, os objectivos de Michelle e Dominique mudaram quando as duas investigadoras perceberam que poderiam atingir ainda mais gente: o camarão é o fruto do mar mais consumido nos Estados Unidos.

Cor e gosto

O produto ainda está em desenvolvimento, mas um elemento da sua composição já está definido: uma estirpe de algas que é usada pelos camarões como alimento.

É justamente essa substância que deixa o animal com a cor e o gosto que tem ao natural.

Ainda não há data para o lançamento oficial do produto, mas está previsto o lançamento nos Estados Unidos de uma primeira amostra, para testes.

E para nos abrir o apetite.

EcoD

PARTILHAR

RESPONDER

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …

Governo recua e anuncia redução de imposto sobre combustíveis. Gasolina desce dois cêntimos e gasóleo um

Com a subida abrupta do preço dos combustíveis, o Governo anunciou esta sexta-feira à tarde que irá reduzir o ISP. Na prática, ao consumidor isto significa que o preço da gasolina vai baixar dois cêntimos …

Bolsonaro admite que chora sozinho na casa de banho

Num encontro organizado pela igreja evangélica Comunidade das Nações, em Brasília, na quinta-feira, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, admitiu que costuma chorar na casa de banho. “Quantas vezes eu choro na casa de banho, em …

Jogadores em greve no Brasil, presidente no Estádio da Luz

Crise financeira grave no Cruzeiro, jogadores não apareceram para treinar e o presidente estava em Portugal. O plantel do Cruzeiro não apareceu no treino marcado para a tarde desta quinta-feira. Na véspera, os jogadores já tinham …

"É devastador": os millenials que querem ter filhos, mas não têm condições financeiras

Têm três empregos, querem mudar de carreira ou estão a mudar-se para zonas distantes para ter alojamento mais acessível. Assim é a vida dos millenials, que fazem tudo para juntar dinheiro suficiente para sustentar uma …

Milionário Robert Durst condenado a prisão perpétua por matar melhor amiga

O tribunal de Los Angeles condenou o excêntrico milionário de 78 anos a pena perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional, pelo homicídio em primeiro grau de Susan Berman (o equivalente a homicídio qualificado), segundo a …