Startup quer criar camarão artificial com algas para proteger o ambiente

A pesca descontrolada de camarão é um problema que pode causar a extinção da espécie e contribuir para a degradação dos oceanos. A pensar nisso, uma startup quer criar camarão artificial – tão saboroso e saudável como o natural, mas feito de algas e proteína.

A startup New Wave Foods foi criada criada pelas biólogas Dominique Barnes e Michelle Wolf, da Universidade Carnegie Mellon e do Instituto Scripps de Oceanografia, nos Estados Unidos, e quer ajudar a proteger o ambiente enquanto oferece ao mundo uma iguaria bastante apreciada.

“Devemos consumir comida, sem consumir o oceano“, defende o slogan da empresa, que não divulgou detalhes sobre a produção do camarão feito de algas, nem qual é a sua aparência.

O camarão artificial promete também ser mais saudável, pois a sua produção não envolve o uso de antibióticos.

A produção de camarão sintético poderia ajudar a suprir a sua elevada procura, e ajudar a diminuir a pesca ilegal do crustáceo.

Mudança de foco

A empresa nem sempre esteve focada na produção de camarão. Inicialmente, a missão da New Wave Foods era tentar salvar tubarões, com um produto criado em laboratório que se assemelhasse às barbatanas do peixe carnívoro.

A biólogas Dominique Barnes e Michelle Wolf, fundadoras da New Wave Foods

A biólogas Dominique Barnes e Michelle Wolf, fundadoras da New Wave Foods

Segundo uma estimativa calculada em 2013 pela Universidade de Dalhousie, no Canadá, anualmente cerca de 100 milhões de tubarões são mortos pela pesca.

Porém, os objectivos de Michelle e Dominique mudaram quando as duas investigadoras perceberam que poderiam atingir ainda mais gente: o camarão é o fruto do mar mais consumido nos Estados Unidos.

Cor e gosto

O produto ainda está em desenvolvimento, mas um elemento da sua composição já está definido: uma estirpe de algas que é usada pelos camarões como alimento.

É justamente essa substância que deixa o animal com a cor e o gosto que tem ao natural.

Ainda não há data para o lançamento oficial do produto, mas está previsto o lançamento nos Estados Unidos de uma primeira amostra, para testes.

E para nos abrir o apetite.

EcoD

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …

Ordem dos Médicos alerta para “grave sobrecarga” nas urgências pela Linha SNS 24

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) alertou que a atuação da Linha SNS 24, no âmbito da covid-19, causa uma “grave sobrecarga” nas urgências, pelo que defende alterações na referenciação dos …

"Votei num tipo chamado Trump". Presidente dos EUA votou antecipadamente na Florida

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, votou este sábado antecipadamente em West Palm Beach, na Florida, para as eleições presidenciais, juntando-se aos quase 55 milhões de americanos que também já o fizeram. Donald Trump …

Chegou o camião autónomo que não precisa de motorista para se deslocar

No ano passado foi lançado o T-pod, um protótipo de um camião elétrico autónomo e sem cabine. Agora, o seu fabricante, a empresa sueca Einride, revelou a última geração do veículo, que vai passar a …

"O medo não é a vacina". Centenas de pessoas contestam medidas do Governo em Lisboa

Centenas de pessoas contestaram este sábado as medidas impostas pelo Governo para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19, com gritos pela “liberdade” e pela “verdade”, numa manifestação realizada na praça do Rossio, em Lisboa. A …

Os humanos estão a pôr em causa a alimentação dos animais predadores

Os animais predadores que vivem perto de humanos estão a obter metade dos alimentos supostos e isso pode ser muito prejudicial, referem investigadores americanos. De acordo com um novo estudo publicado no jornal Proceedings of the …

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …