/

Startup cria painel solar para carros da Tesla que aumenta a autonomia em quase 100 quilómetros diários

Leo Nguyen / Wikimedia

Interior de um Tesla Model 3 autónomo

O projecto vai ser financiado por uma campanha de crowdfunding. A empresa garante que acrescentar o dispositivo não anula a garantia dada pela Tesla.

É um argumento frequentemente usado contra os veículos eléctricos (EVs), mas a startup EV Solar Kits está a trabalhar numa pacote fotovoltaico para os carros da Tesla que vai aumentar o alcance das baterias em quase 100 quilómetros diários.

O pacote deve custar 5000 dólares (cerca de 4380 dólares) e vai permitir aos condutores conduzir mais 96 quilómetros sem terem de recarregar as baterias, aponta o Futurism.

“Há tantas dores que os donos de veículos eléctricos têm, entre a ansiedade com o alcance das baterias ou a aversão ao estilo de vida. Existem tantas variáveis quando se trata de EVs. É como o velho Oeste agora. Queria ver se conseguia tentar resolver estes problemas com um produto feito com partes de reserva“, revela o co-fundador da empresa Steele Wasik.

O aparelho em questão pode ser instalado no tejadilho do Model 3 e do Model Y e adicioná-lo não viola a garantia dada pela Tesla. A EV Solar Kits está também a trabalhar em painéis que se estendem e que vão ser compatíveis com qualquer veículo eléctrico.

Ainda nenhum dispositivo foi instalado num carro de um cliente, mas já estão a ser feitos testes em Austin, no Texas. O design final ainda não está pronto e empresa deve lançar uma campanha de crowdfunding para financiar a produção.

A ideia de que os carros eléctricos podem ter os seus próprios painéis solares não é nova e o aparelho criado pela startup pode tornar estas alternativas mais verdes aos carros a gasolina ou gasóleo mais atractivas.

“A maioria das pessoas compra um EV por ser verde. Ao mesmo tempo, a electricidade vem de uma planta que queima combustíveis fósseis. Estamos entusiasmados por encontrarmos uma forma de tornarmos os EVs aquilo que queremos que sejam“, refere Wasik.

Elon Musk também já manifestou algum interesse em implementar painéis solares nos carros, tendo dito em 2016 que a Tesla poderia adicionar um tejadilho solar ao Model 3 e que isso não deveria custar muito dinheiro.

Musk também prometeu que o Cybertruck teria uma opção alimentada com energia solar, mas pareceu ter mudado de ideias em entrevista no podcast de Joe Rogan, afirmando que os painéis solares não gerariam energia suficiente para o uso diário.

A ambiguidade da posição do CEO da Tesla não abala Wasik, que de momento está apenas focado em “fazer o melhor produto chegar aos consumidores”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.