Star Sphere vai permitir-nos controlar satélites e tirar fotos a partir do Espaço

A gigante da tecnologia japonesa Sony apresentou o projeto Star Sphere — o qual permitirá que cidadãos comuns  possam controlar um satélite em órbita da Terra para tirar fotografias.

O projeto Star Sphere, desenvolvido pela Sony em parceria com a Universidade de Tóquio e com a agência espacial japonesa JAXA, pode ser um passo curioso na chamada “exploração comercial” do espaço.

A empresa japonesa descreve o projeto como “uma forma de abrir novas perspetivas a partir do espaço que até agora só eram acessíveis a astronautas.

O Star Sphere irá permitir que qualquer pessoa possa controlar remotamente câmaras fotográficas instaladas em satélites em órbita da Terra, para tirar fotografias a partir do espaço.

Os utilizadores poderão alterar as configurações da câmara, fazer zoom em qualquer local que queiram focar, e tirar então a sua foto. Cada sessão fotográfica terá uma duração de 5 a 8 minutos.

“Quando o satélite passar por uma antena terrestre, os utilizadores poderão controlá-lo diretamente, durante cerca de cinco a oito minutos, enquanto verificam as imagens em tempo real da câmara fotográfica a bordo, permitindo-lhes experimentar uma ligação em tempo real com o espaço”, explica a Sony em comunicado.

A empresa irá também disponibilizar um serviço premium para utilizadores dispostos a pagar para usar o equipamento durante 90 minutos o equipamento.

Um satélite leva habitualmente cerca de 90 minutos a orbitar a Terra. Assim, os utilizadores da modalidade premium poderiam fazer um passeio a sobrevoar o planeta — e “fotografar uma volta ao mundo”.

O satélite principal do serviço deverá ser lançado para a órbita da Terra já este ano. Os preços e a disponibilidade geográfica do serviço ainda não foram divulgados, mas, segundo a Sony, o projeto deve ser estar disponível ao público ainda em 2023.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.